Thrillers e suspenses são gêneros que sempre chamam minha atenção. Quando a Suma ofereceu o ebook no NetGalley, não tive dúvidas: pedi e logo comecei a ler. Primeiro livro com a protagonista Miren Triggs, o livro fala do sumiço de uma criança e o desenrolar do caso nos anos seguintes.
O livro
Aaron e Grace Templeton estão assistindo ao desfile de Ação de Graças da Macy’s, em Nova York, em 1988, acompanhados de sua filha de três anos, Kiera. Uma multidão os cerca, encantados pelo desfile, pelas cores, pela animação da época do Natal. A família está feliz, esperando um irmãozinho para Kiera e tudo parece perfeito. Até que o pesadelo de toda mãe e todo pai acontece: Kiera desaparece no meio das pessoas em um pequeno momento de distração. Começa então uma corrida contra o tempo para encontrar a menina que parece ter evaporado.![Resenha: A garota de neve, de Javier Castillo Resenha: A garota de neve, de Javier Castillo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjK_f0rWMGo203X7IeP8SflM2OAfhavmIAbMskeV-Z10IhwAy2qDKIuftvhvRi3fXUGQKACRj-4usk0Dnj0PnmRZZYVHfbUfo-qyk21Bjg6aE_erjvPsWVEO2ESUbO2LaxbvAWNW9cge0xt7gQuioEKcRQ_ddA6VSU8JsxXl1rQp9xVGoVmeSfJRx-CjY/s1600/resenha-a-garota-de-neve-de-javier-castillo.jpg)
(...) a esperança é uma faca sem cabo: a cada vez que você se corda dá mais medo de voltar a segurá-la.
O caso não demora para ganhar a mídia e estampar as capas dos principais jornais do país. É neste momento que Miren Triggs, uma estudante de jornalismo da Universidade de Columbia, se interessa pelo caso e inicia uma investigação paralela com a ajuda de seu professor e editor-chefe do Wall Street Daily, Jim Schmoer. Miren acaba obcecada pelo caso de Kiera e passa anos investigando, seguindo pistas, deixando a memória da menina viva, principalmente para a polícia.
O livro se passa ao longo de vários anos, acompanhando as vidas da família de Kiera e da jornalista. Principalmente para os Templeton, no entanto, a vida parou naquele dia no desfile da Macy's. Isso porque de tempos em tempos, uma fita VHS chega na casa da família, com imagens da menina crescendo e brincando. Que tipo de gente faz esse tipo de tortura em uma família já fragilizada e destruída? As fitas se tornam a única prova de que Kiera está viva, mas ninguém sabe em quais condições. E não há pistas, DNA, digitais, nada, que possa ajudar na investigação.
Lembrando em muitos aspectos o caso de Madeleine McCann, principalmente a parte da mídia, o livro de Castillo é uma montanha-russa de emoções. Contado sob vários pontos de vista, acompanhamos o desespero dos pais, parados no tempo desde aquela tarde maldita, o sucesso profissional e o fracasso da vida pessoal de Miren, traumatizada por um abuso na época de sua faculdade, sempre acompanhados pela incógnita a respeito de Kiera. Ela está bem? Como está depois de tantos anos? Fizeram algum mal a ela?
O tema não é novo na literatura, mas o autor conseguiu escrever um livro OK, que me prendeu até o final. Castillo teve habilidade de falar do trauma de Miren sem romantizar, sem tirar o foco da dor da jornalista e de como isso se relaciona ao caso de Kiera. Entretanto, o autor usou o mesmo tipo de trauma que muitas personagens femininas sofrem e me pareceu uma falta de criatividade terrível. O autor foi bastante competente em retratar o drama da família e como sua vida foi afetada permanentemente. O casal nunca mais foi o mesmo e isso é bem discutido e mostrado ao longo das páginas. Até chegarmos a qualquer informação sobre Kiera, já devoramos quase metade do livro.
Também não há muito mistério sobre a identidade do sequestrador e seus motivos, que é apresentado aos leitores logo cedo. O verdadeiro mistério é como ele será pego e o que aconteceu com Kiera. As pistas deixadas por Castillo começam a se juntar lá perto do final, que foi o que me incomodou assim que terminei de ler. Não há exatamente uma resolução que possamos acompanhar. Se estamos acompanhando uma busca desesperada por uma criança desaparecida, acho que o final tinha que mostrar o que aconteceu com ela no final e não há bem uma resolução que nos recompense.
Também não gostei de Miren nesse final, agindo como uma justiceira inconsequente. A jornalista foi uma personagem muito interessante, desde o começo e aí ela perde aquela objetividade, se joga numa missão praticamente suicida em que muita coisa pode dar errado. E quase deu. Construir tão bem uma personagem para no final tirar a inteligência dela me incomodou e não foi pouco, não.
A tradução foi de Alberto Almeida e está ótima. O livro praticamente não tem problemas de revisão ou diagramação.
Obra e realidade
No Brasil, cerca de seis crianças desaparecem por dia. De acordo com a ONU, mais de um milhão de crianças e jovens desaparecem anualmente no mundo. Cerca de 10% deles nunca são encontrados. São vários os motivos que levam a esses dados: trabalho escravo, prostituição infantil, adoção ilegal, conflitos familiares, uso e abuso de drogas, e o tráfico infantil, que torna-se o principal agente para que os outros crimes ocorram.![Javier Castillo Javier Castillo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhd2M18ojSdIux9Hrujt7Hzabmdr2mLcvMYdy5TWSO0C9q4JzQtdaMl4p9qpVVOWpygQxHDg4RKxyNWHivrXyYOd06FRO0yBtB-OJPM7vnQTOca0DIT_NuoCW7ykGtAoP0y4KvUx6HP8qvRZ65YQD-NMEp5BXCL1QYWhqRJOkBllUD7hhKXqgGDgB0Y_mg/s1600/Javier-Castillo.jpg)
Javier Castillo é um escritor espanhol.
PONTOS POSITIVOS
Thriller de investigação
Leitura rápida
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Final em aberto
Thriller de investigação
Leitura rápida
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Final em aberto
Avaliação do MS?
Foi uma leitura interessante, com seus altos e baixos, mas certamente instigante o suficiente para me prender até o final. O tema é relevante e atual, conhecemos casos semelhantes que ainda estão sem solução e identificamos as inspirações do autor com facilidade. Mas o final e a personagem da Miren não me agradaram tanto. Três aliens para o livro.![É bom, mas...](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq5yRO7aNhYo1ydM8emwE4Dcea6tSIaIz-3UOzTYAblXpz1P_aVJjBAUqYXX3mL9G87YW7tnFVy7EUnjMSF1xCBC6WrzarLLWk0ShzyLZHbIJ86TAE3d5e4NDoni6tOZG22SnLujmStMQ/s320/3-aliens.png)
Até mais!
Já que você chegou aqui...
![Você já contribuiu hoje?](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGh2Ee8e0RvG-QuoyNtoMydMw9aYin4e3CWwpatTZElAT55sCirD62D3HYRAi2OQh4dDymeOqA2D36iXzzubBhhFRqHKR4LMmYrDFg_6PrvRXZLC2YSjSiMneY8usMhyphenhyphenyqW_OpEaa7yew/s1600/pague-um-cafe.gif)
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.