10 livros que combinam com músicas da Madonna

Como cria dos anos 1980, sou uma grande fã da Madonna. Nunca pude ir aos seus shows, uma infelicidade, mas acompanho de perto a carreira e os lançamentos dela. Estava ouvindo suas músicas recentemente e percebi que algumas letras combinam perfeitamente com livros, sejam clássicos ou não. Não sei se você gosta de ler com fundo musical, mas fica aí a dica para aliar as duas coisas!

10 livros que combinam com músicas da Madonna

Lembrando que esta lista é pessoal, beleza?? Alguns destes livros já têm resenha aqui no blog.

"Like a Prayer" - Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë
Um dos grandes sucessos da Madonna, música e videoclipe que bombaram nas rádios e na TV e gerou intensa discussão religiosa, ambos exploram temas de paixão intensa, sofrimento e o aspecto espiritual do amor. A música de Madonna pode ser vista como a oração intensa de Catherine por Heathcliff.

"Frozen" - Frankenstein, de Mary Shelley
Lembro do frisson que esta música causou quando foi lançada e como as tatuagens de henna que ela usa no videoclip viralizaram! Sem contar uma Madonna morena, o que sempre chama a atenção. A letra de "Frozen" fala sobre um coração gelado e a incapacidade de sentir amor, algo que se relaciona à criatura de Frankenstein e sua busca por compreensão e aceitação.

"Express Yourself" - Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Uma das músicas mais conhecidas e bem-sucedidas de Madonna, todo mundo da minha geração deve ter dançado pelas pistas e festinhas da vida. Se prestarmos atenção à letra, sua mensagem é a de que as pessoas devem dizer o que pensam e que elas não tenham medo. Madonna disse que se inspirou em seus próprios relacionamentos e em como muitas pessoas reagiam ao vê-la dizer o que queria e o que sentia. E essa mensagem casa perfeitamente com a obra-prima de Brontë.

"Material Girl" - O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
"Material Girl" foi uma das canções que fizeram Madonna se tornar um ícone, junto de "Like a Virgin", aliada a um videoclipe que homenageia Marilyn Monroe em seu grande sucesso Os Homens Preferem as Loiras (1953). "Material Girl" explora a superficialidade e a busca por riqueza, semelhante ao modo como Daisy Buchanan é retratada no romance de Fitzgerald.

"Vogue" - O Diabo Veste Prada, de Lauren Weisberger
Quem nunca imitou a coreografia dessa música na frente do espelho? "Vogue" é uma celebração da elegância, da estética, da sofisticação. Elementos que também encorajam as pessoas a expressarem sua individualidade e a usarem a moda como um meio de empoderamento pessoal. Isso reflete a visão de moda como algo mais do que roupas, uma forma de arte e um meio de comunicação. Ambos examinam a pressão de manter uma imagem perfeita e a obsessão pela moda como um meio de alcançar poder e sucesso.

"Live to Tell" - O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett
Essa é uma das minhas favoritas de Madonna. Tudo nessa música me agrada, desde a letra, passando pelo videoclipe, até suas apresentações ao vivo. É uma música sobre resiliência, sobre sobreviver ao seu passado e não deixá-lo afetar seu presente. A ideia de que "viver para contar" é uma forma de superar o passado e encontrar paz é um tema que também aparece no clássico infantil O Jardim Secreto.

"Ray of Light" - Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid
"Ray of Light" inaugurou uma nova fase de Madonna e, pessoalmente, é um álbum favorito para mim. A canção-título aborda temas como crescimento pessoal, transformação, e a busca por um sentido mais profundo na vida, algo pelo qual vale à pena viver. Assim como o livro de Reid, ela mostra como os personagens encontram iluminação ou despertam para novas realidades e experiências. A narrativa de Evelyn Hugo sobre sua vida repleta de segredos e revelações culmina em um momento de iluminação e verdade.

"Into the Groove" - Alta Fidelidade, de Nick Hornby
Conhecida devido ao filme Procura-se Susan Desesperadamente (1985), o hit dançante foi um grande sucesso dos anos 80 em qualquer pista. Madonna contou em uma entrevista que sempre considerou a pista de dança um lugar mágico, devido à música, ao poder de seu corpo se expressar, de se deixar ir com a força da canção. Aliada à dança, a música trazia uma liberdade que poucos lugares trazem, algo que também se vê no livro de Hornby, onde os personagens também têm uma intensa relação com a música, inclusive para dar sentido às suas vidas.

"Human Nature" - Circe, de Madeline Miller
Esta música é uma resposta direta e reta a todos que criticaram Madonna por seu álbum Erotica. Tal como na letra da canção, a protagonista de Miller, Circe, desafia as normas e expectativas dos deuses e da sociedade da época em sua busca por identidade e liberdade. Sua resistência e a afirmação de sua verdadeira natureza refletem a mensagem de autoaceitação e rejeição das convenções sociais em "Human Nature".

"Miles Away" - A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo
Escrita e produzida com Justin Timberlake, Timbaland e Nate "Danja" Hills, esta é uma das baladas mais gostosas de Madonna. A letra fala sobre relacionamentos à distância, sobre como queremos nos conectar com as pessoas que estão distantes, como superar a saudade e a separação quando se tem uma grande distância física e emocional. Estes são temas que também aparecem no livro de Choo, ainda que lide com temas sobrenaturais.


Boa leitura e boa música!

Até mais! 🎶

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)