Resenha: Uma breve história da Terra, de Andrew H. Knoll

A geógrafa e professora de geografia que habita em mim não pode ver um livro sobre ciências da Terra que ela logo quer ler. E com esse aqui não foi diferente! Já tinha visto esse lançamento lá na gringa, mas demorei para descobrir que a obra estava disponível aqui para a galera leitora brasileira. Se você procura um trabalho acessível e conciso sobre a história química, geológica, biológica e astronômica da Terra, então encontrou!

O livro
É bem difícil que as pessoas pensem sobre a origem do universo, da vida e da Terra no seu dia a dia. Mas é uma história tão fascinante e com tantos mistérios e descobertas fascinantes que lamento bastante as pessoas não terem esse conhecimento. Temos uma ligação incomparável com o planeta, desde sua gravidade, que nos mantém imantados em sua superfície, até a comida que ingerimos e o ar que respiramos, dependemos da Terra para absolutamente tudo. E é aterrorizante pensar em todos os danos que estamos causando a ela.

Resenha: Uma breve história da terra, de Andrew H. Knoll

Tudo que diz respeito à Terra é dinâmico, sempre em constante mutação, apesar da falsa, e comum, impressão de permanência.

O autor nos convida a uma viagem de bilhões de anos desde a origem do universo até os dias da Terra humana. Começando pela ignição do universo em si e depois das estrelas, descobrimos que os elementos mais básicos da tabela periódica passam a existir conforme estrelas brilham e morrem ao longo do tempo. Nosso planeta viria surgir muito tempo depois, depois que a nebulosa planetária se formou, dando origem ao nosso Sol e aos planetas do nosso sistema estelar.

Dividido em oito capítulos, cada um trata de um aspecto do planeta. Começamos por Terra Química, passando por Física, Biológica, Terra com Oxigênio, Animal, Verde, Catastrófica e, por fim, Terra Humana. Com mapas e imagens em preto e branco, o autor consegue manter uma linguagem acessível mesmo nas explicações mais densas, que são poucas, mas existem.

Como disse no começo da resenha, esse livro é conciso, portanto não vai se aprofundar em certos assuntos. Ele é bem abrangente para quem tem curiosidade de saber como tudo começou, mas não vai ter informações mais complexas do que isso. A ideia aqui era essa mesma, de ser uma obra inicial, algo que despertasse a curiosidade, trazendo uma lista no final de obras que se aprofundam. Só lamento que ninguém tenha feito uma busca por esses obras no nosso mercado brasileiro, por algumas delas foram traduzidas, como A História de Quando Éramos Peixes, de Neil Shubin.

Gostei muito de como o autor focou nas plantas e sua invasão sobre a superfície terrestre, pois muitos paleontólogos passam por cima da paleobotânica na hora de reconstruir a história da Terra. Se os animais tiveram toda uma linha evolutiva vinda dos mares quentes da Terra, as plantas passaram por uma verdadeira revolução na hora de ocupar as superfícies ermas do planeta. E sem a ajuda dos fungos, teria sido impossível transformar os continentes em um tapete verde exuberante.

Há também uma explicação ótima sobre como os peixes evoluíram para sair dos mares e conquistar a superfície, tendo como um de seus ilustres representantes, o Tiktaalik, que exibe características tanto de peixes quanto de répteis. A leitura nos mostra como toda a vida deste lindo planeta está interligada e o autor alerta para todas as mudanças que estamos impondo a ele por nossas ações imprudentes. E não, você não odeia o Tiktaalik, você odeia o capitalismo.

Durante a maior parte de sua história, nosso lar foi um lugar inóspito para os humanos e, na verdade, entre as lições duradouras da geologia está o reconhecimento de quão breve, frágil e precioso é o nosso momento atual.

Existem notas de tradução com exemplos brasileiros em vários capítulos, mas muito me estranha que um livro com dois revisores tenha saído com "mais grande" num determinado momento. Não foram muitos problemas, mas os que ocorreram foram bem gritantes. A tradução de Carlos Bacci Jr. está muito boa, mas é quase impossível descobrir quem traduziu, porque a editora não o menciona nas lojas online, nem no livro, a não ser por uma ficha catalográfica minúscula.

Obra e realidade
Tive uma disciplina no mestrado chamada de Paleobiologia. Nela, o professor nos deu artigos e capítulos para ler falando sobre a origem da vida na Terra e, quem sabe, até mesmo pelo universo. Num desses artigos vinha uma árvore da vida, onde todos os organismos da Terra estão relacionados, em maior ou menor grau de parentesco. Daquelas águas mornas de um planeta primitivo, moléculas orgânicas se formaram e começaram a se unir para dar origem a um planeta único até agora no universo: o nosso.

Estudar a vida do planeta deveria nos deixar mais humildes diante da magnitude da Terra e do que ela já passou. Deveria também nos lembrar que não há uma Terra 2.0 esperando por aí. Nosso lar é único e deveríamos cuidar muito bem dele pelo tempo que nos resta em sua superfície. Assim como incríveis animais e plantas foram extintos, nós um dia também seremos e isso pode acontecer mais rápido do que gostaríamos se continuarmos a agir desta forma.

Andrew H. Knoll

Andrew Herbert Knoll é um planetólogo e paleontólogo norte-americano. Graduado em geologia pela Universidade Lehigh em 1973, com doutorado também em geologia pela Universidade Harvard em 1977, é autor de vários livros.

PONTOS POSITIVOS
Bem escrito
Bem pesquisado
Reflexões sobre a humanidade
PONTOS NEGATIVOS
É uma breve história mesmo
Revisão deixa a desejar

Título: Uma breve história da Terra: 4 Bilhões de Anos em Oito Capítulos
Título original em inglês: A Brief History of Earth: Four Billion Years in Eight Chapters
Autor: Andrew H. Knoll
Tradutor: Carlos Bacci Jr.
Editora: Alta Cult
Páginas: 272
Ano de lançamento: 2023
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Posso apontar que esta é uma das melhores leituras do ano! Houve momentos em que me vi de volta às aulas de biologia no colégio ou do mestrado, discutindo como a vida se formou e se espalhou pela Terra. Se você curte um livro recheado de informações, de ciência, mas de uma maneira acessível, então encontrou. Não é uma leitura completa, mas que traz, tal como diz o título, uma breve história do nosso planeta. Leitura essencial e uma forte recomendação para você ler também!

Até mais! 🌎

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)