Três perguntas para se fazer quando terminar a leitura de um livro

Como avaliar a arte? Seja ela qual for, nos deparamos com todo tipo de opinião e críticas e análises. Desde o crítico literário renomado da revista até o blogueiro mais simples que só quer dividir alguma coisa legal, é preciso pensar que nossas impressões pessoais não podem ser martelos que definem algo como bom ou não. Toda análise acaba sendo pessoal, não importa o que o grande crítico do jornal diga. Mas há algumas questões que podemos usar para avaliar uma obra e assim tentar entender qual foi a intenção original e, quem sabe, entender melhor porque gostamos ou não de algo.

Três perguntas para se fazer quando terminar a leitura de um livro

Em seu ensaio "The Art of Fiction", o escritor Henry James enumera três questões que devemos nos fazer ao analisar a obra de alguém. Vou falar de livros, mas acredito que é possível aplicar para muitas outras formas de arte.

  1. O que o artista estava tentando alcançar?
  2. Ela ou ele teve sucesso?
  3. Valeu a pena?

As primeiras questões são bastante objetivas e eles não envolvem gosto pessoal. Você não precisa gostar de uma obra para identificar o que o artista estava tentando alcançar e se conseguiu terminar ou fazer. Acredito que o mais importante, em muitas obras, seja o caminho, seja o percurso, não exatamente o final da estrada. Se pegarmos O Senhor dos Anéis ou então O Alquimista, veremos que o que importou para os personagens foram seus caminhos e tudo o que fizeram neles.

Mas a terceira pergunta a que “abre o universo” porque convida aquele que leu a responder à obra, a atribuir-lhe um valor, a pesar o seu valor. Existe uma diferença entre um livro que foi bem escrito e aquele que é do seu gosto. A boa escrita envolve uma série de questões técnicas, mas é a questão do gosto que pega pra muita gente. Consigo reconhecer uma boa escrita, uma má, e ainda assim gostar ou não porque o enredo fez tudo valer à pena.

E vai ter momentos em que o livro não vai cair tão bem. Pegue as avaliações na Amazon, por exemplo. Tem gente que dá uma estrela a um livro apenas por que chegou amassado. Ou porque não era o melhor momento para ler ou porque não gostou da capa. tudo isso tem a ver com suas próprias percepções. Com a forma como aquela pessoa se sentiu ao entrar em contato com o livro e não com a qualidade da escrita, enredo, autor. E isso sempre responde à terceira pergunta.

Quando avalio um livro e publico aqui, boa parte do que escrevo é sobre como o livro me fez sentir, porque acredito que este é o trunfo da ficção em geral. Sempre vou analisar enredo, tradução, revisão, diagramação, mas não é isso o que interessa para quem lê. O que interessa é se aquela leitura vale seu tempo. Assim, sempre busque opiniões de quem tem um gosto mais parecido com o seu. Isso reduz as chances de vocês e frustrar com a leitura.

Você se pergunta algo ou analisa uma obra quando termina de ler?

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)