O volume anterior não foi tão bom quanto os primeiros dois desta saga sangrenta de uma bruxa em um provinciano condado norte-americano. Assim comecei essa leitura com baixas expectativas. Retornamos às terras de Emmy para conhecer mais sobre seu passado e sua história.
O quadrinho
Emmy é uma bruxa e o vilarejo local parece ter aceitado sua existência, ainda que de forma hesitante. A vida parece mais ou menos equilibrada, ainda que Emmy imagine se há mais gente igual a ela ou se pode ser única. O fato de se sentir tão só tem também seu lado bom, pois assim ninguém mais a procura para matá-la. Voltando à rotina, Emmy ajuda seu pai na fazenda e ajuda os cidadãos relutantes do vilarejo a lidar com as criaturas que moram na floresta, como demônios e feras.Bernice, melhor amiga de Emmy, acabou afastando-se desde que tomou o lugar de uma das mulheres da floresta, considerada por todos ao redor como uma bruxa, mas que tinha um papel crucial para a segurança de todos da região. Emmy e Bernice se juntarão mais uma vez quando um rapaz, chamado Clinton, desaparece no milharal. Na tentativa de encontrá-lo, uma pessoa do passado de Emmy - mais precisamente de uma encaranação anterior - surge em seu caminho.
Até este volume, não sabíamos muito sobre o passado de Emmy ou sobre a bruxa que ela era antes. Mas aqui surgirão personagens do passado que se mostrarão dispostos a explicar quem ela foi e qual a verdadeira extensão de seu poder. Temos muitos momentos do passado, onde estas novas figuras mostrarão que muito do que Emmy achava que sabia estava errado. Porém, para conhecer mais sobre sua vida, Emmy teria que abrir mão do que tem no presente.
Condado Maldito é uma série que não poupa seus leitores de sangue e violênciam por isso não indico para menores de idade. Emmy é uma personagem fascinante, daquelas que você quer acompanhar até o final, porque ela cativa, te prende, você torce por ela e por seus amigos. Você quer fazer com que as pessoas da região entendam que Emmy não é maligna, mas percebe o preconceito e o medo no olhar deles. E agora com essa trupe nova tudo pode acabar muito mal para todos.
Este também foi um volume muito melhor que o anterior, com mais ação, descobertas e informações. Temi durante a leitura que Emmy descambasse para o lado sombrio, temi o que poderia acontecer com seu pai ou com Bernice caso ela fizesse a escolha errada. Estes novos personagens são também muito poderosos, com histórias bizarras do passado e com um poder tentador que talvez Emmy não consiga resistir.
A edição segue o padrão diabólico da anterior, em capa dura, papel de alta qualidade no miolo, com extras no final de artes e rascunhos dos autores. A tradução é de Jim Anotsu e está ótima. Não há problemas de revisão ou diagramação nos quadros e balões.
Obra e realidade
Interessante notar como o tom sobrenatural está inserido na vida das protagonistas do quadrinho. Muita gente teme o "Outro Lado", teme eventos e situações sobrenaturais porque associam diretamente a coisas ruins. Mas algo que Emmy nota facilmente é que muitas daquelas criaturas da floresta apenas estão assustadas, temerosas de qualquer contato com gente de fora por medo de não serem compreendidas. Isso também é uma grande metáfora para nossa vida real, onde as pessoas são consideras excêntricas e são mal vistas se não se encaixam no que a sociedade quer que elas sejam.Cullen Bunn é um autor de histórias em quadrinhos norte-americano. Tyler Crook é um ilustrador e colorista de quadrinhos norte-americano.
PONTOS POSITIVOS
Emmy
Bem escrito
Cores e traços
PONTOS NEGATIVOS
Violência
Emmy
Bem escrito
Cores e traços
PONTOS NEGATIVOS
Violência
Avaliação do MS?
Foi muito gratificante retornar para o Condado de Harrow e ver a evolução de Emmy. Acompanhar sua jornada em defesa do que acredita ser certo é algo cativante e inspirador. As cores, os traços, o enredo, os extras, é um grande quadrinho que vai agradar e muito aos fãs de horror. Quatro aliens para o quadrinho e uma forte recomendação para você ler também!Até mais! 💀
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.