Resenha: Evguiêni Oniéguin, de Aleksandr Púchkin

Considerado o maior poeta russo e o fundador da moderna literatura russa, Aleksandr Púchkin ganhou uma tradução de respeito pela Penguin-Companhia em 2023. Vertendo direto do russo e em uma edição completa, Evguiêni Oniéguin é um romance em versos e um dos romances mais importantes da literatura russa.

Parceria Momentum Saga e Penguin-Companhia

O livro
Oniéguin, o personagem tíntulo, é um dândi de São Petersburgo, com cerca de 26 anos. Um dândi era aquele homem de bom gosto e grande senso estético, mas que não necessariamente pertencesse à nobreza. Além disso, ele é um cínico arrogante, egoísta e cansado do mundo. Sua vida consiste em bailes, concertos, festas e nada mais. Se existissem mídias sociais na época, tal como temos hoje, é provável que ele fosse um influencer com milhões de seguidores.

Resenha: Evguiêni Oniéguin, de Aleksandr Púchkin

Quanto menos amamos a mulher,
Mais fácil é ganhar seu coração,
Mais perdida ela está, se vier
Para a rede da nossa sedução.

Nâo é um babaca?

Depois que seu tio rico falece, Oniéguin herda uma grande fortuna além de uma propriedade. Ao se mudar para o campo, ele faz amizade com seu vizinho, Vladimir Liênski, um jovem e ingênuo poeta, que o leva para jantar na casa de sua noiva, Olga Larina, uma jovem sociável e simpática. É neste encontro que Oniéguin conhece a irmã de Olga, Tatiana, uma moça tranquila, mas romântica, que se sente atraída por Oniéguin.

Arrebatada por ele, Tatiana despeja todo o seu amor em uma carta, professando seus sentimentos e sua própria alma. Porém, ela não recebe qualquer resposta do amado. E quando eles se encontram pessoalmente, Oniéguin a rejeita educadamente, porém agindo com desdém e condescendência. Não apenas condescendência, mas ele dá um verdadeiro sermão na jovem, dizendo que a carta era muito fofa, mas que ele não foi feito para o tédio do casamento e assim só poderia oferecer amizade à pobre moça. A cretinice vai além, pois ele a aconselha a ter mais controle emocional do futuro para que outro homem não se aproveite de sua inocência.

Oniéguin tem ações e falas muito desprezíveis ao longo da leitura. Dá vontade de pular para dentro do livro e estapear o sujeito. Por exemplo, quando Liênski o convida para uma pequena e íntima celebração em sua casa, Oniéguin encontra uma festa barulhenta, cheia de mexericos, uma paródia do interior das grandes festas a que estava acostumado (e cansado) em São Petersburgo. A fim de se vingar do amigo, acreditando se tratar de uma armadilha, ele decide paquerar a noiva do rapaz, Olga, causando uma grande comoção entre Oniéguin e Liênski, onde as coisas não acabam bem.

Os anos se passam e Oniéguin circula pela alta sociedade, frequentando os bailes mais importantes da cidade. Um dia, em uma festa badalada, ele vê a mulher mais bonita daquele salão, a figura central da sociedade e qual não é a sua surpresa ao ver Tatiana, aquela jovem cujo amor ele rejeitou mais de uma vez? Quando era uma caipira deslumbrada, ele mal suportava sua presença, era condescendente e paternalista, mas agora que ela era uma dama admirada e influente, de repente o cara se joga a seus pés. O mundo dá voltas, queridinha...

Ainda que o personagem título seja interessante, a figura de Tatiana é muito mais legal de acompanhar. Vemos nela uma pessoa em constante evolução, enquanto Oniéguin nunca evolui, não muda uma vírgula de comportamento. Ele é presunçoso, alguém que não se interessa em mudar seus hábitos, aquele tipo de pessoa fútil que se tornou um arquétipo em muitas obras russas. Oniéguin não percebe em quem está pisando até ele mesmo ser pisado e aí ficar doído com o desprezo.

Um livro em versos certamente pode ser um fator que incomode. Eu mesma demorei para engatar na leitura e em alguns momentos tive que voltar para entender o verso. Além disso, há versos excluídos pelo autor na publicação original e eles também foram omitidos aqui, o que nos leva a compreender o conjunto pelo contexto dos outros. Mas a escrita de Púchkin e a ótima tradução de Rubens Figueiredo tornam a leitura muito amigável.

Para mim, Oniéguin, esta vida
De luxo e brilho falso, aparente,
Minha casa rica, enobrecida,
Meu sucesso social crescente,
O que são? Trocaria, de bom grado,
Toda esta farsa de mascarados,
O clamor e a embriaguez sem fim,
Por livros numa estante, um jardim,
Um bosque, nosso recanto honesto,
Lá onde, pela primeira vez
Oniéguin, eu o vi com timidez.

Obra e realidade
Em um momento do livro, Tatiana visita a biblioteca pessoal de Oniéguin, onde folheia seus livros e lê as anotações que ele fez nas margens. Tatiana espera descobrir quem era aquele homem de verdade. Ela se questiona se ele é real, no sentido de ser uma pessoa e não uma colagem de diferentes heróis literários, sem profundidade. Uma biblioteca, segundo Alberto Manguel, é uma autobiografia e ela sabe que esta talvez seja a única maneira de chegagr ao Oniéguin real, uma pessoa que talvez nem ele mesmo reconheça existir.

Em um mundo de rígidas convenções sociais, Oniéguin não conseguiu escapar delas e de sua frivolidade. O personagem vive em conflito com a realidade e o personagem que ele não consegue deixar de interpretar. Nada mais russo que isso.

Aleksandr Púchkin

Aleksandr Sergeevich Pushkin foi um poeta, escritor e dramaturgo russo da Era Romântica. É considerado o maior poeta russo e o fundador da moderna literatura russa.

PONTOS POSITIVOS
Em versos
Tatiana
Notas do tradutor
PONTOS NEGATIVOS
Quem não tem costume de ler em versos vai demorar a embarcar na leitura
Oniéguin é um babaca

Título: Evguiêni Oniéguin: um romance em versos
Título original em russo: Евгеній Онѣгинъ, романъ въ стихахъ
Autor: Aleksandr Púchkin
Tradutor: Rubens Figueiredo
Editora: Penguin-Companhia
Páginas: 304
Ano de lançamento: 2023
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Fiquei surpresa com o quanto gostei desse livro, totalmente fora dos gêneros que costumo ler. Mas desde que Manguel comentou sobre ele em um de seus livros, fiquei curiosa com a história e com Tatiana, a verdadeira heroína desse livro. Mesmo que os versos possam intimidar, a leitura vale demais. Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 📃

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)