10 espadas famosas da literatura, do cinema e da TV

Espadas são figuras frequentes em muitas obras, sejam de fantasia, em desenhos infantis e até filmes de ficção científica. Lembro bem que na minha época havia toneladas de réplicas em plástico barato das espadas do He-Man e os garotos se digladiavam com elas, imitando o super-herói bombado derrotando o Esqueleto. Justamente por serem tão baratas, elas duravam pouco nos duelos da garotada.

10 espadas famosas da literatura e da mitologia

Mas antes, um pouquinho de história: as primeiras espadas apareceram na Idade do Bronze como uma evolução da adaga e as mais antigas datam do final do terceiro milênio AEC, Elas foram encontrados no Oriente Médio e eram feitos de cobre arsênico, depois em bronze-estanho. As espadas que tinham lâminas com mais de 60 cm eram raras na época e as primeiras lâminas utilizáveis apareceram no final da Idade do Bronze porque o bronze usado antes disso era muito macio para fazer uma lâmina longa que não dobrasse durante o uso. Somente com ligas mais fortes, como aço e processos de tratamento térmico aprimorados, espadas mais longas se tornaram práticas. As espadas anteriores também tinham lâminas destinadas a estocar, enquanto as espadas posteriores foram projetadas como armas de corte e estocada.

Lembrando que esta lista é pessoal! Se lembrar de alguma espada que não esteja aqui, escreva nos comentários. Vamos lá!

Excalibur - Rei Artur
Excalibur - Rei Artur
Esta deve ser a espada mais famosa da literatura, principalmente em língua inglesa. Em muitas lendas arturianas, a Excalibur estava embutida em uma pedra e só poderia ser retirada de lá pelo “verdadeiro rei”. Arthur então apareceu e desembainhou a espada - afinal, essas são "lendas arturianas" - o que têm paralelos claros com Gram do mito nórdico. Em outras versões da história, foi a Dama do Lago quem deu Excalibur a Arthur depois que ele já era rei. Em galês, a espada é chamada Caledfwlch; no dialeto da Cornualha, a espada é chamada Calesvol; em Bretão, Kaledvoulc'h; e em latim, Caliburnus.


Espada do Poder - He-Man
Espada do Poder - He-Man
A linha de brinquedos Mestres do Universo foi lançada em 1982, apresentando-nos o herói He-Man e o vilão, Esqueleto. Essas duas figuras de ação incluíam metade de uma "Espada do Poder" mais um mini-quadrinho sobre suas batalhas em andamento. Os detalhes não importam, apenas que He-Man e Esqueleto queriam obter as duas metades porque a Espada do Poder tinha todos os poderes legais que toda criança quis ter. No ano seguinte, a série de desenhos animados He-Man e os Mestres do Universo estreou na televisão e He-Man tinha a espada completa. Quer dizer, mais ou menos. O príncipe Adam tinha a espada e, ao dizer "pelo poder de Grayskull, eu tenho a força!" ele era capaz de se transformar em He-Man. A Espada do Poder também é chamada de Espada de Grayskull.

Espada Justiceira - Thundercats
Espada Justiceira - Thundercats
Impossível deixar de fora de uma lista de espadas uma das mais famosas da televisão: a Espada Justiceira, empunhada por Lion, em Thundercats! Arma lendária e tesouro dos Thundercats, é a mais poderosa arma da Terceira Terra. Quando não está em combate, ela é mantida dentro da Manopla Justiceira, uma luva que prende a pedra do Espírito e atua como sua bainha, armadura e escudo. É capaz de alterar o comprimento de punhal para a espada de tamanho normal sempre que seu portador quiser e é capaz de cortar até pedra.


Espada de Gryffindor - Harry Potter
Espada de Gryffindor - Harry Potter
Na série de livros e filmes de Harry Potter, a Espada de Gryffindor é uma espada de prata, forjada pelos duendes, que pertenceu a Godric Gryffindor, bruxo e co-fundador de Hogwarts. O ourives goblin Rei Ragnuk, o Primeiro, fez a espada para Godric mil anos antes dos eventos dos livros e filmes. A espada aparecia para os grifinórios - isto é, alunos selecionados para a Casa Grifinória em Hogwarts - quando necessário, muitas vezes aparecendo de dentro do Chapéu Seletor, outro item antigo de Godric. A espada foi usada por Harry para matar o Basilisco, por Dumbledore para destruir o anel de Servolo Gaunt, por Ron Weasley para destruir o medalhão de Sonserina e por Neville Longbottom para matar Nagini.


Rhindon - As Crônicas de Nárnia
Rhindon - As Crônicas de Nárnia
Poucos garotos podem dizer que pediram uma espada de presente para o Papai Noel e de fato a ganharam. E esse garoto é Peter Pevensie, também conhecido como Grande Rei Pedro, o Magnífico, em As Crônicas de Nárnia. A espada é bastante típica da literatura de fantasia: aço com punho dourado e resistente à ferrugem. Os livros não a descrevem em detalhes, mas dizem que ela tinha o peso e tamanho perfeitos para Pedro empunhar. Ela veio junto com um escudo e um cinto.


Destino Verde - O Tigre e o Dragão
Destino Verde - O Tigre e o Dragão, arte de Quentin Buchkremer
Explicando bem resumidamente, O Tigre e o Dragão é um filme sobre o roubo de uma espada. E esta é uma espada jian, uma espada reta chinesa que parecia fluir e ondular em combate. Ao contrário da espada dao, a espada jian tem uma lâmina de dois gumes e uma empunhadura reta. As espadas Jian são tradicionalmente conhecidas como “o cavalheiro das armas”. Embora existam espadas jian de duas mãos, elas foram projetadas para artes marciais e não como armas de combate; espadas jian de uma mão eram a norma.


Espada de Atena - Mulher-Maravilha
Espada de Atena - Mulher-Maravilha
Uma das mais poderosas espadas do mundo dos quadrinhos, a Espada de Atena, empunhada pela Mulher-Maravilha era capaz de ferir o Superman e até o Apocalypse sem hesitar. A Espada de Atena é dotada com poderes mágicos e substituiu a espada Assassina de Deus depois que esta foi destruída por Ares. Acredita-se que ela tenha sido criada e empunhada pela deusa da sabedoria, Atena e em algum momento após a Primeira Guerra Mundial, Diana passou a usá-la.


Sabre de Luz - Star Wars
Sabre de Luz - Star Wars
Ah, o sabre de luz, a icônica “espada laser” dos Jedi! E que sabre de luz especial é esse. O mundo o viu pela primeira vez sendo entregue a Luke Skywalker em Star Wars: Episódio IV, mas é no episódio II que descobrimos que Anakin o construiu depois que seu primeiro sabre foi destruído em Geonosis. Anakin o empunharia contra o Conde Dookan, no ataque ao Templo Jedi, em Coruscant, e em seu fatídico duelo com Obi-Wan, em Mustafar. Obi-Wan mais tarde passou o sabre para Luke, que a usou em em Hoth e Dagobah - e em muitos outros lugares - antes de perder o sabre, junto com a mão, em Bespin. De lá, a arma passou para Maz Kanata, que o entregou a Rey em Star Wars: O Despertar da Força.


Gelo - Guerra dos Tronos
Gelo - Guerra dos Tronos
Gelo era a arma pessoal de Eddard Stark e a lâmina ancestral da Casa Stark, tanto na série quanto nos livros de George RR Martin. Gelo era uma grande espada - basicamente apenas uma grande espada longa - feita de aço valiriano quase mágico. (Lâminas forjadas a partir deste metal fictício são leves, eternamente afiadas e capazes de matar Caminhantes Brancos) Em uma cruel reviravolta do destino, Ned Stark foi executado com sua própria espada por Ilyn Payne. Depois Gelo foi derretida e forjada novamente, a mando de Tywin Lannister, em Cumpridora de Promessas e O Lamento da Viúva.


Andúril - O Senhor dos Anéis
Andúril - O Senhor dos Anéis
Na saga de Tolkien, Andúril é a espada pessoal de Aragorn. Andúril foi forjada de Narsil, a espada usada por Isildur para cortar o Um Dedo (junto com o Um Anel) da mão de Sauron. Nos livros, Aragon carregou Andúril de Valfenda durante toda a Busca do Anel. (Ou pelo menos sua parte na busca) Na adaptação para o cinema, Andúril foi entregue a Aragorn antes de sua jornada pelos Caminhos dos Mortos, e ele a empunhou a partir daí. Andúril, em Quenya, significa algo como “Chama do Oeste”, com o “oeste” sendo escolhido como uma referência à localização de Númenor no oeste versus a de Mordor no leste.


Até mais! ⚔️

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)