Usando recursos visuais na escrita

Sei que tem momentos da escrita em que a gente fica meio empacada, sem saber ao certo para onde seguir. Aí vai dando aquele desespero, aquela sensação de que nada vai sair do papel e com ela a ansiedade, a síndrome de impostor, e por aí vai. Uma coisa que me ajuda muito é o uso de imagens como fonte de inspiração. E criar quadros visuais com a estética de sua história pode te ajudar a sair do atoleiro criativo.

Usando recursos visuais na escrita
Arte de Nat Girsberger

Um quadro visual nada mais é do que uma coleção de imagens relacionadas. Você pode fazer isso num bom e velho quadro de cortiça, uma pasta no Pinterest, ou usar ferramentas online e até o Power Point para organizar imagens que tenham a ver com a história em que você está trabalhando. Se você tiver uma pasta cheia de imagens de inspiração, já tem meio caminho andado para criar seus próprios quadros. Por mais que a gente crie o enredo, os personagens, os cenários, em nossa cabeça, é preciso imaginar como eles são e as imagens em um quadro ajudam a organizar melhor as ideias e colocá-las em movimento.

Um quadro visual permite que você possa fazer:
  • Brainstorm: no começo, você pode ainda não ter um caminho claro para sua história. Os recursos visuais beneficiam o processo de planejamento.
  • Esboço do enredo: alguns escritores esboçam o enredo e que caminho ele vai tomar em algum lugar para que possam consultá-la enquanto escrevem. Você pode planejar os personagens, cenário, enredo, etc.
  • Desenvolver o enredo: os quadros visuais para o seu enredo podem incluir cenários para cada capítulo à medida que a história se desenvolve. Você ainda pode resumir cada capítulo com uma mensagem ou citação para te motivar a escrever.
  • Desenvolver personagens: imagine como são seus personagens principais e secundários, incluindo seus maneirismos, personalidade e modos de falar.
  • Criar finais convincentes: em vez de escrever finais alternativos, visualize vários finais com quadros de visualização. Eles podem te inspirar a decidir sobre finais ou reviravoltas na história.

Vou indicar neste texto que você faça seus quadros no Canva, mas sinta-se a vontade para usar a ferramenta que quiser. Gosto do Canva porque ele é intuitivo e com ferramentas de fácil acesso.

  • Faça uma conta no site canva.com usando o meio de sua preferência.
  • Escolha um modelo para iniciar suas colagens em Criar um design. Pode ser até mesmo um modelo A4, mas escolha em branco.
  • No painel à esquerda da tela, escolha a opção Elementos e na caixa de busca escreva Grades e Ver tudo, para escolher a melhor opção. Existem vários tipos e arranjos, escolha aquele que vá te atender melhor.

Na hora de escolher as fotos, você pode usar os sites e portais que quiser. É para seu uso pessoal, então use o que vier à cabeça. Você pode buscar em sites como o Pexels, Unsplash, PicJumbo, ou buscar no Google Imagens por aquilo que você precisa para sua história.

Na hora de buscar as imagens, não precisa ser tão específica. Escolha aquelas que façam sentido para você. Você também pode incluir sugestões inspiradoras, citações ou imagens de seus autores favoritos. Se for necessário, você pode criar vários quadros visuais para diferentes partes do enredo ou do desenvolvimento da história. Por exemplo: se você vai escrever um enredo em uma floresta mágica, comece procurando por imagens de florestas, bosques, áreas fechadas de mata.

Ideia de quadro visual com imagens de florestas

Se você já tem uma ideia do rumo da sua história, o próximo passo é delinear, aumentar o nível de detalhes. Visualize cada cena, ou as cenas principais, e escolha imagens para mostrar a progressão da história. As imagens podem incluir personagens, cenários ou enredo.

Outra opção é fazer um quadro para cada capítulo, cenário ou personagem separadamente. Na imagem abaixo tem uma ideia de quadro para um enredo envolvendo magia, princesas e cavaleiros em um mundo fictício dominado por magia. Nele coloquei ideias para personagens, cenas e cenários.

Ideia de quadro visual com imagens de uma princesa, uma feiticeira de costas usando um cetro, um cavaleiro, um castelo feito de pedras, uma moça colocando uma coroa sobre a cabeça e uma rainha de coroa dourada

Um quadro separado dedicado somente ao desenvolvimento do personagem é ideal para os personagens principais. Dedicar um quadro a eles permite que você imagine elementos como aparência, escolhas de moda, planos de carreira, personalidade, padrões de fala e muito mais. Em que tipo de casa cada personagem vive? Como eles se parecem? O processo permite que os escritores moldem personagens críveis - mesmo que sejam baseados em pessoas da vida real.

Abaixo está um quadro para um enredo vitoriano e gótico!

Ideia de quadro visual com estética gótica. Roupas, carruagens, casas e vestidos pretos, clima chuvoso, escuro e uma mão com unhas grandes.

As aplicações de um quadro visual são praticamente infinitas. Você pode estruturar a história com um quadro, como se fosse um storyboard. Você pode pegar esses quadros que usei como exemplo e usar como prompt de escrita! Olhando para esse cenário gótico vitoriano, que tipo de ideias você pode ter? Você pode criar quadros com diferentes finais para a sua história e assim conseguir estruturar melhor as ações dos personagens.

Existe um mundo de possibilidades para você explorar em quadros visuais. Faça o seu e boa viagem!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)