Superando o bloqueio criativo

Quem faz arte, seja apenas como um hobby ou profissionalmente, já passou por isso. Aquele momento em que a página em branco (ou a tela) nos apavora porque somos incapazes de concatenar as ideias, de criar, de extrapolar. E se a pessoa trabalhar com isso é ainda pior, porque prazos não respeitam bloqueios criativos (muito menos os boletos).

Superando o bloqueio na escrita

O bloqueio criativo ou o bloqueio do escritor é “a condição de ser incapaz de pensar no que escrever ou como proceder com a escrita”. Pode ser uma incapacidade de continuar seu trabalho novo, de começar, de terminar, indo para a dificuldade de focar ou de revisar seu trabalho. Mas como as pessoas são diferentes, os bloqueios também podem ser. Você pode estar com um bloqueio criativo agora porque está muito cansada e mentes cansadas não pensam. O bloqueio pode ser porque você sente que a fonte criativa secou ou porque você duvida de sua capacidade. A própria Sylvia Plath disse que "o pior inimigo da criatividade é a dúvida". E tem quem acredite que esse negócio de "bloqueio de escritor" nem mesmo existe, como disse Toni Morrison em uma entrevista em 1994.

Às vezes me sinto travada para escrever ficção, não por não ter ideias, mas porque não consigo sentar a escrever. Ideias tenho a todo momento, mas sei que nem todas elas serão desenvolvidas por vários motivos. Mas quando estou motivada, com a cabeça minimamente funcional, a escrita vai que é uma beleza. O que chamo de bloqueio pode ser apenas a falta de um momento oportuno para escrever. Mas o mais curioso é que escrevo bastante para o blog e aqui nunca falta assunto. Só que quando o assunto é ficção, nem sempre consigo escrever quando quero. E às vezes quando posso, não sai nada.

Não importa qual seja o seu bloqueio. Pode ser que eles esteja te atrapalhando agora. Pode ser o medo da rejeição falando mais alto. Pode ser que você esteja levando tão a sério a tarefa que esqueceu que é possível ter prazer escrevendo. Pode ser uma seca de ideias. O bloqueio pode ser pela falta de prática. Então pra todas essas questões há sempre algo a se fazer.

Encontre uma hora do dia em que você tenha mais facilidade para escrever
Você é mais produtiva em uma hora específica do dia? Eu gosto de escrever à noite, por exemplo. Algumas pessoas gostam de fazer isso pela manhã. Pense e até experimente diversos horários do dia dentro da sua rotina que funcionam melhor.

Sem distrações
Essa parte é complicada, principalmente para mulheres, que acabam responsáveis pela casa, pela criação dos filhos, além de ter que trabalhar. Por isso é importante deixar claro para as pessoas da casa que você precisa escrever e que eles devem respeitar isso. Aposto que os filhos de Tolkien não entravam gritando no escritório do pai. Então é preciso estabelecer regras e segui-las.

Outra coisa. Deixe o celular no silencioso e longe de suas vistas.

O ambiente é importante
Sei que não é sempre possível, mas às vezes uma mudança de lugar pode ajudar. Um amigo meu escreveu toda a tese dele em uma cafeteria perto de casa. Nem precisa ser algo drástico. Talvez uma mudança de cômodo seja o suficiente. Se você tiver um notebook ou um tablet, leve para a mesa da cozinha, monte um escritório provisório e veja o que acontece. Quem sabe mudar a mesa de lugar?

Parece óbvio, mas leia bastante
Nada estimula mais o cérebro de alguém que escreve do que a leitura. Sei que parece óbvio demais, mas tem gente que acha que para ser um bom escritor não é necessário ler, para não se deixar "contaminar". Bobagem, besteira, um montão de merda. Não importa se você decidiu virar escritor em tempo integral ou se escreve pela diversão do processo, mas é preciso LER, ler muito, como nunca se leu antes. Mas se você está com um bloqueio criativo, então quem sabe você possa diversificar suas leituras? Expanda suas leituras para além dos seus gêneros favoritos. Alguma coisa vai surgir disso.

Escreva livremente
Deixe seu fluxo de consciência fluir no papel (ou na tela). Não pense nisso, não tente formar uma história ou um post de blog; apenas escreva. Esvazie a mente, abra a torneira mesmo, sem se importar se vai ou não fazer sentido. E nem pense em sair corrigindo os erros de digitação ou de português. Imagine que você é uma criança numa caixa de areia.

Se obrigue a escrever
Alguns dos momentos em que mais escrevi foram aqueles em que eu tinha prazos. Se você tentou a escrita livre e não funcionou, se imponha prazos. Use a técnica pomodoro e coloque um timer de 25 minutos para uma escrita qualquer. Coloque um prazo de entrega para um conto. Você pode se inscrever em um curso de escrita criativa. Quem sabe entrar em um concurso literário te motive a escrever algo? Com um relógio correndo, nossa mente pode sair da inércia e acabar encontrado a motivação.

Mantenha um diário
Mesmo nos dias em que não puder escrever nada de útil, você deve conseguir escrever em seu diário. É muito parecido com a escrita livre, mas no diário você escreve sobre sua vida, seus pensamentos e suas opiniões do dia. Documentar sua vida regularmente é muito útil e pode te ajudar a encontrar o caminho da escrita.

Busque a criatividade em outras fontes
Adoro buscar inspiração em séries e filmes, mas principalmente séries. Existem roteiros que são excelentes exercícios criativos onde vemos o trabalho de um colega escritor sendo concretizado. Tenho minhas séries favoritas e você deve ter as suas também. Preste atenção nos problemas enfrentados pelos personagens, nas soluções que eles apresentaram. Sempre tem algo aí para você usar.

Perfeccionismo
Tem quem veja o perfeccionismo como uma qualidade irritante, mas na verdade ele é um sabotador. Às vezes nos cobramos tanto para produzir algo perfeito (sendo que isso é impossível) que esquecemos de CRIAR e de nos divertir no processo. Houve épocas em que eu revisava tudo o que tinha escrito antes e saía corrigindo e corrigindo e arrumando, e corrigindo e no fim acabava frustrada e cansada, sem escrever uma linha. Essa cobrança não tem nada a ver com um alto padrão pessoal, mas sim com a forma como você critica seu próprio trabalho.

Leia também: Dê as costas ao perfeccionismo

Não existe uma receita pronta e confiável para se vencer o bloqueio criativo. Mas pode ser que algumas dessas dicas te ajudem a sair do atoleiro criativo.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. E às vezes a gente acha que está com um bloqueio criativo, mas é a rotina que nos atrapalha, né? Recentemente, em alguns momentos de calmaria no trabalho, decidi ir escrevendo várias ideias que tinha na cabeça no Evernote. E eu escrevia 600 palavras sobre cada tema sem nem precisar pensar muito! Por isso é importante ter esse momento de se obrigar a escrever e de escrever livremente. Sempre tem algo de bom pra nós ali, só há momentos e momentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, a rotina... Nem me fale! Sinto os dedos coçando pra escrever, mas o cansaço dessa volta às aulas tem sido um impedimento. E olha que nem estou dando aula, mas mesmo assim é difícil retomar o trabalho. Acho que é possível encontrar um ponto de equilíbrio com o tempo e no fim é o que a gente acaba fazendo mesmo para poder escrever.

      Excluir
  2. Ah yes I have been there. I am a graphic designer so I have experienced this and at work too. These are great ideas and tips to get past this. Also always good to have one day where you decompress and don't do anything and take a break from social media.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  3. Post maravilhoso!
    Nunca tinha pensado em usar um diário pensando na escrita. Sempre acho que tenho que escrever notinhas de ideias boas para contos e histórias, mas nunca anoto as ideias aparentemente banais do dia-a-dia. Talvez tivesse coisas boas lá para usar agora haha.

    Vou tentar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)