Resenha: O Faraó e o Homem dos Figos, de Ilan Brenman

Esta é uma fábula muito conhecida no Egito e, como todas as fábulas, carrega uma moral, uma lição, um ensinamento em seu final. A fábula ganhou uma versão lindinha em português para você ler com a garotada ou presentear para a molecadinha e assim fomentar a prática de leitura!

O livro
Um humilde comerciante vive um dia após o outro, volta e meia vendendo os frutos de sua figueira. Mas sua vida não é nada fácil. A coisa piora consideravelmente no inverno, quando a figueira para de dar frutos. Porém, para sua surpresa, um dia ele se depara com a frondosa árvore carregada dos mais suculentos e belos figos que o comerciante já vira na vida. Era como uma dádiva dos deuses!


Sem saber o que fazer, o comerciante pede então ajuda ao vizinho, um escriba. Em um tempo em que a maioria da população nem era letrada, o escriba era visto como um intelectual, alguém a quem as pessoas pediam conselhos. O escriba então orienta a levar diariamente um dos maravilhosos figos para o faraó. Não devia vendê-los, nem comê-los, mas sim ofertar para a divindade suprema da nação. Segundo o escriba, no décimo dia levando figos, a vida do comerciante será transformada.

Resignado, faminto, mas disposto a não irritar os deuses, o comerciante assim o faz. Para sua surpresa, o faraó fica deliciado com a oferenda e recompensa o pobre comerciante com muita fartura. O soberano ainda pede que ele retorne nos dias seguintes. Mas o sucesso do comerciante desperta a ira e a cobiça das pessoas. É aquela história, né? Basta ser feliz e ter sucesso para ver quem são seus verdadeiros amigos e o comerciante está tão alheio a tudo isso que corre um sério risco apenas por continuar levando os figos para o faraó.


Com ilustrações lindinhas de Anuska Allepuz, o livro é bem curtinho, mas muito fofo, com uma narrativa bastante amigável para crianças e adultos. Pode ser trabalhado tanto em sala de aula quanto em casa, lendo para os pequenos num sábado à tarde. Você pode presentear os filhos ou afilhados, filhos dos amigos, mostrar as ilustrações e ler com eles. Senti falta, porém, de uma explicação sobre a origem do conto. Seria interessante atrelar o enredo com a história do Antigo Egito, quem sabe explicando a importância dos figos para a cultura egípcia, trabalhando com a interdisciplinaridade, abordando outros assuntos além daquele da fábula. Não é que não tenha; tem. No final o autor fala sobre o Antigo Egito, fala sobre o fato de este livro ser uma adaptação de um antigo conto popular, mas nunca diz que conto é esse.

Anuska usou poucos traços distinguíveis da antiga cultura egípcia, dando aos personagens um traço e identidade próprios. Mesmo a paleta de cores não evoca a imagem já cristalizada na mente do público leitor quando se pensa em Egito Antigo, mas o enredo cativa e te prende desde o começo. A reviravolta no final é daquelas que você vai dizer "bem feito!".

Obra e realidade
Apesar de não ter uma explicação mais detalhada sobre a origem do conto, nem mesmo seu título original, o livro é uma fábula adorável para se discutir com a garotadinha a respeito das consequências da ganância, da mentira, do egoísmo das pessoas. É aquele tipo de livro que sempre vem atrelado com a pergunta "qual é a moral da história?" e é um ótimo tema para se conversar com as crianças.

Ilan Brenman

Ilan Brenman é um escritor e educador brasileiro, nascido em Israel, autor de mais de 80 livros infantis e infanto-juvenis.

Anuska Allepuz é uma ilustradora espanhola, radicada em Londres, autora de vários livros infantis.

Pontos positivos
Autor nacional
Bem escrito
Ilustrações
Pontos negativos

Nenhum!


Título: O Faraó e o Homem dos Figos
Autor: Ilan Brenman
Ilustradora: Anuska Allepuz
Editora: SM
Páginas: 32
Ano de lançamento: 2016
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Um enredo muito bonitinho, uma história bem escrita e lindamente ilustrada. Mesmo com tão poucas páginas, ele consegue entregar um enredo que encanta e ainda leva a discussões interessantes com a molecada. Cinco aliens para o livro e uma forte indicação para você ler também!



Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. So cool that a fable has lasted this long and is still being read and told today and LOVE these illustrations!!

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)