Resenha: Foundryside: às margens da fundição, de Robert Jackson Bennett

Uma das últimas leituras de 2022 me fisgou de tal maneira que assim que virei a última página do primeiro volume, já peguei o segundo e comecei na mesma hora. Este é um mundo em que a magia foi industrializada, um lugar desigual e cruel onde vive uma ladra acima de qualquer suspeita, muito boa no que faz. Até que ela rouba algo que pode mudar a vida de todos na cidade.

O livro
Sancia Grado é uma ladra e uma das melhores de Tevanne, uma cidade sem lei controlada por casas comerciais que, por sua vez, controlam a magia. Sancia sobrevive de seus roubos, tentando juntar dinheiro, morando num cortiço espartano. Com suas habilidades únicas, ela consegue fazer coisas que ladrões comuns não conseguem: ela é hábil em ler inscrições. Uma inscrição é como uma longa palavra mágica que convence objetos a funcionar de maneira diferente. A inscrição muda a realidade daquele objeto de tal maneira que o força fazer algo, às vezes contrariando as leis físicas.

Resenha: Foundryside: às margens da fundição, de Robert Jackson Bennett

Quando tocava um objeto com a pele descoberta, ela o entendia. Entendia sua natureza, sua constituição, seu formato. Se o objeto tivesse estado em algum lugar ou tocado algo recentemente, podia se lembrar da sensação como se houvesse acontecido com ela. E, se chegasse perto de um item inscrito, ou tocasse um, podia ouvi-lo murmurando seus comandos.

Página 20

E se alguém pode ler essas inscrições, ela pode fazer coisas incomuns. E é aí que Sancia entra. Contratada para um roubo, ela precisa se esgueirar por uma área bem protegida do porto, abrir um cofre e de lá tirar uma caixa. Parece um trabalho simples, mas quando Sancia foge com o produto do roubo e vai para sua casa, aquilo começa a incomodar: por que alguém pagaria uma pequena fortuna por uma caixa? Uma caixa simples de madeira, sem qualquer tipo de adorno ou inscrição. Assim, Sancia resolve verificar seu conteúdo, só por garantia.

Quando falamos de enredos de fantasia, é muito comum que as pessoas associem a reis e rainhas, reinos e guerras, cavaleiros e princesas em uma simulação da Idade Média. Bennett, por sua vez, criou um mundo rico, mágico, cheio de segredos, mas que se relaciona intimamente com o nosso mundo capitalista, desigual e sujo, controlado por um punhado de gente rica, enquanto o restante da população de Tevanne padece na miséria.

Não só isso, todo o universo criado por Bennett é rico, desde o passado até as descrições dos equipamentos mágicos. Tevanne não é ápice desta civilização. Existiram seres anteriores que criaram grandiosas cidades, que manipularam a realidade de tal maneira que poderiam criar seres quase divinos. Porém, como essa civilização desapareceu, as pessoas de cidades como Tevanne precisaram escavar suas ruínas para descobrir como alterar a realidade e nem sabem se estão fazendo isso direito.

Essa complexidade poderia ter sido melhor explicada com o auxílio de um mapa, tanto de Tevanne e seus becos, casas e portos, como do restante do mundo, suas ilhas e montanhas, porque conforme a gente lê tem a impressão de que é tudo muito perto, que essa é uma cidade quase provinciana, quando, na verdade, Tevanne é imensa, bem como os territórios de suas casas comerciais, que são praticamente cidades-estado dentro da cidade, parecidas com condomínios fechados, cheio de facilidades e amenidades que as áreas comuns não têm.

O elenco de personagens é até pequeno diante do tamanho deste mundo, mas são intrigantes, até irritantes às vezes, e é fácil se afeiçoar a eles. Gostaria de ter tido mais informações sobre Sancia, mas acredito que o autor deva nos fornecer mais dados depois, nos próximos volumes, já que este é o primeiro de uma trilogia. Sancia é forte, inteligente, ainda que não seja uma pessoa letrada, perseverante, mas ingênua às vezes, agarrando-se a esperanças que não podem se concretizar. Afinal, não é assim com todo mundo?

E, quando você decidir como reagir, lembre-se: os primeiros passos do seu caminho decidirão o resto dele.

Página 614

O autor soube dosar as informações que deu sobre como este universo funciona, ainda que elas sejam longas, com as cenas de ação, de luta e com as reviravoltas. E olha, algumas delas são chocantes. O autor nos leva por um caminho e de repente vira o mundo do avesso e de te deixa sedenta por mais respostas, incapaz de parar de virar as páginas. O livro é praticamente narrado do ponto de vista da Sancia, mas um segundo personagem se destaca que é Gregor Dandolo, de quem acabamos vendo um pouco no começo para depois ele se tornar um dos personagens principais e um improvável aliado de Sancia.

O livro é um calhamaço com mais de 600 páginas, mas que passam voando na mão. A tradução foi de Aline Storto Pereira, uma das minhas tradutoras favoritas, e não há problemas de revisão ou de tradução na obra. Ele vem em capa dura e papel amarelo, além do já famoso marcador de página personalizado da Morro Branco.

Obra e realidade
Admito que enredos com magia costumam me incomodar. Porque em muitos casos a magia é a solução para tudo, sem qualquer consequência, com magos benevolentes ou não voando e soltando palavras mágicas por aí. Essa falta de propósito, essas soluções fáceis costumam me desanimar em determinadas leituras e até me afastam deste tipo de livro.

Mas Foundryside conseguiu revigorar a magia de uma forma que parece fazer muito mais sentido. Por exemplo: se a pessoa quiser reforçar as fundações de uma casa, é só ela aplicar inscrições nas vigas, nas pedras, na madeira e esses objetos vão acreditar que são muito mais fortes do que são na realidade. Com isso uma casa pode ter vários andares, adições, reformas. Isso é muito útil, se for parar para pensar.

Robert Jackson Bennett

Robert Jackson Bennett é um escritor norte-americano de ficção especulativa.

PONTOS POSITIVOS
Inscrições
Bem escrito
Sancia e Clave
PONTOS NEGATIVOS
Não tem mapa
Violência


Título: Foundryside: às margens da fundição
Título original em inglês: Foundryside
Série Os Fundadores
1. Foundryside: às margens da fundição
2. Shorefall: a noite do caos (2022)
3. Locklands (20??)
Autor: Robert Jackson Bennett
Tradutora: Aline Storto Pereira
Editora: Morro Branco
Páginas: 640
Ano de lançamento: 2021
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Foi uma leitura surpreendente. Você começa achando uma coisa, depois o enredo se abre e se desenvolve, ficando cada vez mais complexo ao ponto de você não querer mais lagar o livro, precisando de respostas. O mais interessante é que o autor deixa um gancho para o livro seguinte, ao mesmo tempo, em que fecha este aqui de maneira bem satisfatória. Quatro aliens para o livro e uma forte indicação para você ler também!


Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)