Resenha: Desvendando o universo, de Stephen Hawking e Lucy Hawking

Se você tem contato com a molecadinha fã do espaço e das missões espaciais, inquietas e curiosas, cheias de perguntas, então pode apostar neste livro aqui! Adultos que também queriam uma leitura acessível, também vão curtir Desvendando o Universo. Com imagens, gráficos e linguagem acessível, todas as questões sobre a origem do universo e tudo mais!


Parceria Momentum Saga e
Ed. Seguinte



O livro
Os mistérios do universo são complicados de compreender até mesmo por adultos, então imagine pelas crianças e sua inocência ao perguntarem sobre buracos negros ou sobre como o universo se formou? Nem todo adulto é versado em astronomia e astrofísica. Lucy Hawking teve a vantagem de ser filha de um dos maiores cientistas do nosso tempo e pode fazer todo tipo de pergunta para os melhores especialistas que visitavam sua casa.

Resenha: Desvendando o universo, de Stephen Hawking e Lucy Hawking


Sabendo que essa era uma oportunidade muito rara e inacessível para a maioria das crianças, Lucy e seu pai chegaram ao livro Desvendando o universo, com respostas para a maioria das questões feitas a ele em festas e reuniões de família e com a ajuda de outros especialistas que expandiram assuntos não versados por Hawking, como genética, evolução, geologia e a pandemia. Sabe aquele livro que a sua versão criança e adolescente sempre quis ter? É esse!

Como a vida na Terra começou? Do que o nosso planeta é feito? Existe vida em algum outro lugar do Universo? Por que nós vamos para o espaço? O livro é bem abrangente em suas questões que vão desde a astronomia, a física, a química, passando pela formação da Terra, seguindo para o problema da pseudociência e as fake news e abordando a pandemia de Covid-19. É impressionante a quantidade de assuntos que a obra aborda, com uma linguagem muito amigável, muito direta, tornando simples conceitos complexos que vai ajudar a qualquer um, não importa a idade, a compreender uma série de questões.

O livro tem também um belo trabalho gráfico, com muitas imagens, algumas coloridas, para ajudar na compreensão dos assuntos. Curti muito que os autores também colocaram a biografia de vários cientistas como Newton, Einstein, Hubble, humanizando nomes tão cristalizados no imaginário coletivo que às vezes esquecemos que eram, de fato, seres humanos. Gostei muito do capítulo que tratou sobre negacionistas, pois discute os motivos que levam algumas pessoas a ignorar o conhecimento científico.

Lembre-se de olhar para as estrelas no céu e não para seus pés no chão.

Stephen Hawking

Além de trabalhar e explicar conceitos científicos, o livro também aborda o futuro da humanidade. Viveremos em Marte? E os robôs, o que será deles? As cidades do futuro serão parecidas com as de hoje? Se os aliens estão lá fora, nós vamos encontrá-los? Vários cientistas colaboraram com o volume, todos identificados no começo dos capítulos, o que é bem legal de mostrar para a molecada que há tanta gente trabalhando com ciência. Quem sabe o livro não é um ponto de partida para uma futura astronauta?

Curti muito toda a parte geológica, claro, mas também as de astronomia e química foram bem legais. No final, a discussão sobre a moralidade das inteligências artificiais foi genial de ler e é um assunto atual e bastante pertinente, inclusive para adultos. Ele é dividido em sete partes, cada uma com um tema, começando com a formação do universo, a formação da Terra, a exploração do universo e uma biografia de cada um dos corpos celestes mais importantes do nosso sistema solar, a matéria escura, a vida no espaço, viagens no tempo e por fim, rumo ao futuro, trabalhando temas como escassez de comida, mudanças climáticas, a internet, os limites e aplicações dos computadores, as inteligências artificiais e até mesmo o futuro da política.

O livro é apresentado em capa comum, com papel branco. O trabalho gráfico está excelente e praticamente não encontrei problemas de revisão ou diagramação, exceto alguns termos que foram traduzidos, depois aparecem no idioma original, como Encélado, que aparece Enceladus. Se há o termos em português, ele deveria ter sido usado. A tradução foi de Correia de Freitas e Rogerio W. Galindo e está muito boa. Esse é o tipo de livro que tem que ficar sempre à mão na estante para quando aquela pergunta difícil de responder surgir!


Obra e realidade
Existe uma aula de geografia da professora Irani, na 7ª série que eu nunca vou esquecer. Ela nos mostrou imagens em A4 que ela comprou de uma revista gringa com imagens dos planetas obtidas pelas sondas Voyager. Nenhum de nós, até então, tinha visto algo semelhante. A molecada ficou doida vendo aquelas imagens coloridas de Júpiter, Saturno, Urano, Netuno com tanta nitidez. Ficamos tão animados que pedimos o endereço de correspondência - não tinha internet na época - porque queríamos as imagens também.

Hoje eu abro a internet, digito na aba de busca e consigo visualizar as mesmas imagens que a professora nos mostrou. E posso dizer que o deslumbramento é o mesmo. Quando o Hubble começou a funcionar pra valer na órbita terrestre, eu sempre esperava o jornal mostrar o que ele tinha conseguido visualizar daquela vez. A revista Superinteressante fazia matérias constantes sobre ele e as novas descobertas, as fronteiras da ciência sendo expandidas por um equipamento de começo tão controverso. É um momento fascinante para a ciência, devido à quantidade de recursos que hoje existem, mas também desafiador, diante da quantidade de bobagens, desinformação, fake news e pseudociência que acabam afastando as pessoas desse universo incrível. Espero que este livro e tantos outros consigam diminuir um pouco essa distância.

Stephen Hawking e Lucy Hawking


Stephen Hawking foi um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século.

Lucy Hawking é uma jornalista, escritora, educadora, e filantropa inglesa, filha mais velha de Stephen Hawking.


Pontos positivos
Bem escrito
Trabalho gráfico
Leitura amigável
Pontos negativos

Alguns errinhos de revisão
Preço



Título: Desvendando o universo: Tudo o que você precisa saber para viajar pelo tempo e pelo espaço
Título original em inglês: Unlocking the Universe
Autores: Stephen Hawking e Lucy Hawking
Tradutores: Correia de Freitas e Rogerio W. Galindo
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Ano de lançamento: 2021
Onde comprar: na Amazon!


Avaliação do MS?
Gostaria muito de ter tido livros como esse quando eu era criança. Vim de um mundo analógico, onde a internet nem era cogitada ou conhecida, então livros e revistas eram minha principal fonte de pesquisa. Esse livro teria sido essencial naquela época! Quem sabe até tivesse me influenciado a ser cientista? Uma excelente indicação de leitura para crianças, adolescentes e adultos curiosos. Quatro aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! ✧


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)