Resenha: Seres Mágicos e Histórias Sombrias, de Neil Gaiman e Al Sarrantonio (org.)

Coletâneas são uma ótima maneira de se conhecer novos autores e saber como anda o estado da arte de um gênero. Na ficção especulativa uma grande coletânea é essa, lançada pela DarkSide, que conta com nomes novos e já conhecidos dentro da fantasia e do horror, aliado a um belíssimo trabalho gráfico e organização de Neil Gaiman e Al Sarrantonio.

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O livro
Voltada para o fantástico, o sobrenatural ou o mundano, a coletânea, publicada originalmente em 2010, tem 27 contos de tamanhos variados que apresentam mundos diversos, sombrios, insólitos e personagens perturbadores. Seres fantásticos povoam as páginas, com roupagens que nem sempre seguem o papel tradicional ou seu arquétipo.

Resenha: Seres Mágicos e Histórias Sombrias, de Neil Gaiman e Al Sarrantonio (org.)

Os organizadores pensaram em suas próprias preferências literárias quando começaram a buscar e analisar contos. Uma pergunta muito pertinente dentro da ficção especulativa é o "e se?", pergunta que abre as portas da imaginação e da criatividade, que instiga a curiosidade das leitoras e que cria mundos incríveis que gostamos de visitar e explorar. O que eles queriam eram histórias que saíssem do lugar comum, que conseguissem extrapolar os limites da fantasia e contassem histórias originais.

Alguns textos extão firmemente alicerçados na fantasia ou no horror, enquanto outros viajam no tempo. Deuses podem estar caminhando pelas ruas de Nova York, vivendo vidas mundanas e perfeitamente comuns, enquanto uma mulher começa a receber animais pelo correio. Alguns autores trabalham o medo e a tensão pelo insólito, outros usam o horror dos lugares comuns, por vezes você lerá sobre crianças em perigo ou sobre pessoas comuns que causarão sensações variadas em quem está lendo.

Com contos variando de poucas páginas até o tamanho de uma novela, alguns nomes já são bem conhecidos do público como Joe Hill, autor de Mestre das Chamas e filho de Stephen King, Peter Straub, conhecido e reverenciado autor de horror, Chuck Palahniuk, autor de Clube da Luta, o próprio organizador Neil Gaiman tem um conto no livro e Joanne Harris, autora de Chocolate, adaptado para o cinema.

Sua mente já ficou vazia? Aquele espaço entre um pensamento e o outro, quando seu cérebro é só ruído branco, quando não tem nenhum pensamento na sua cabeça – você se lembra dessa sensação?

Página 262

É muito difícil que uma coletânea tenha apenas contos maravilhosos. Aqui não é diferente. Temos bons contos, contos ótimos e outros mais ou menos, ainda que eu entenda o motivo da escolha deles. Alguns me pareceram mal construídos, onde o autor parecia estar de mal humor e não quis escrever o final direito. Outros são bem lentos e até engatar demora. Quem quer leituras mais ágeis vai achar dificuldade aqui. Os contos possuem um componente insólito ou fantástico, por mais leve que seja, o que torna suas histórias, muitas vezes, imprevisíveis. Como muitos desses contos não são exatamente de fantasia, com seres mágicos e reinos distantes, algumas pessoas podem se decepcionar com os enredos mais terrenos.

Alguns contos favoritos: “Pesos e Medidas”, de Jodi Picoult, é um conto sobre luto, bastante intenso, pesado em alguns momentos, enquanto a autora fala sobre como os pais estão lidando com a perda de uma filha. “As Estrelas Estão Caindo”, de Joe R. Lansdale, explora a alma humana quando um veterano de guerra volta para casa e encontra as coisas diferentes demais para o seu gosto. Em “Uma Vida em Ficção”, de Kat Howard, uma moça é a musa de seu namorado, um escritor de ficção, que se inspira nela para escrever, o que não quer dizer que seja bom, pois a situação começa a ficar perturbadora. E “O Diabo na Escada”, de Joe Hill, um autor que curto muito, admito, original até na forma como ele construiu os parágrafos.

O trabalho gráfico é impecável, com todo o capricho diabólico da DarkSide. Amei a capa com essa caveirinha fofa e bizarra, que lembra o corpinho de uma fada. Nada poderia ter sido mais adequado! A tradução foi de Regiane Winarski e está impecável. Encontrei um outro problema de revisão, mas não chega a atrapalhar a leitura. Capa dura macia e em relevo, com páginas amarelas e o famoso fitilho para marcar sua leitura complementam um volume surpreendente.

Obra e realidade
Coletâneas são ótimas portas de entrada para gêneros tão densos como fantasia, horror e ficção científica. Aliás, adoraria ter uma coletânea dessas apenas de FC pela DakrSide, com autores que não são conhecido pelos brasileiros. Mesmo aquele conto que não agradou muito se torna uma leitura valiosa, pois pode mostrar o estilo de autores novos e nos ajuda a lapidar melhor nosso estilo favorito.

Em maior ou menor grau, estes contos carregam algum nível de crítica social, sem deixar a emoção e beleza do fantástico de lado e acredito que era esta a intenção inicial dos organizadores, deixando aquele gostinho de quero mais, de querer saber o que vem depois.

Neil Gaiman e Al Sarrantonio

Neil Gaiman é um escritor britânico de contos, romances, quadrinhos e roteiros. Al Sarrantonio é um escritor, editor e editor americano de horror e ficção científica que já escreveu mais de 50 livros e 90 contos, conhecido como o "mestre das antologias".

PONTOS POSITIVOS
Trabalho gráfico
Muitos autores
Enredos fantásticos
PONTOS NEGATIVOS
Alguns contos podem ser lentos
Alguns erros de revisão


Título: Seres Mágicos e Histórias Sombrias
Título original em inglês: Stories: All-New Tales
Organizadores: Neil Gaiman e Al Sarrantonio
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: DarkSide (selo DarkLove)
Páginas: 448
Ano: 2019
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com brinde exclusivo!

Avaliação do MS?
Não vou dizer que a coletânea agradará a todos. Se você procura alta fantasia, elfos, capa e espada, pode acabar se decepcionando com este volume. Mas se você quiser descobrir novos autores, novas interpretações de velhos conhecidos como vampiros e deuses, então é provável que este livro aqui seja para você. Há muitos mundos para se explorar nessa coletânea! Quatro aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!


Até mais! 🧚🏼

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)