Resenha: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury

Um dos livros mais lindinhos e emocionantes do ano é esse! Com ilustrações delicadas e mensagens simples, mas que tocam fundo quem está lendo, o livro é um convite para uma viagem sobre amizade, companheirismo e esperança. Esperança... taí uma palavra que evoca tantas coisas, ainda mais nos tempos que estamos vivendo, não é?

Parceria Momentum Saga e Editora Fontanar

O livro
Em um dia de primavera, um Grande Panda encontra um Pequeno Dragão. Os dois logo se tornam amigos e depois grandes amigos, companheiros de viagem. Pela estrutura dos capítulos, que percorrem várias estações do ano, eles passam um ano inteiro viajando, vendo as mudanças na paisagem, divertindo-se com as pequenas coisas como a queda das folhas no outono, a forma como as árvores resistem às intempéries ou apenas aproveitando um dia quente de verão.

Resenha: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury

Em um primeiro momento pode parecer estranho que um panda e um dragão sejam amigos, já que suas naturezas são tão diferentes. Mas isso acontece com os humanos também. Às vezes você percebe que seu amigo tem gostos diferentes do seu e até duvida de alguns, mas isso não impede que vocês sejam amigos e que não possam dividir uma jornada juntos.

Só porque você não sabe aonde vai, não significa que esteja perdido.

Primavera 22

Interessante notar que eles estão quase sempre perdidos ao longo deste ano. Eles vagueiam pelo território, observando os acontecimentos ao redor, cuidando de passarinhos ou apenas ficando de pernas para o ar. Às vezes o dragão improvisa um barquinho com uma folha, às vezes espirra e acaba soltando fogo sem querer. Mas a jornada sempre continua.

O Grande Panda e o Pequeno Dragão


A jornada os leva a descobrir coisas belas, a explorar as dificuldades e os momentos felizes que conectam a todos. Eles aprendem a viver o momento, a lidar com as incertezas e a ficarem tranquilos diante delas, afinal nem sempre podemos fazer algo a respeito. E aprendem a superar os obstáculos da vida, sempre juntos.

O traço e as cores são belíssimos, alternando quadros totalmente em preto e branco e em tons de cinza com paisagens coloridas. Ainda que o quadrinho não diga onde ele se passa, é possível notar traços culturais chineses em algumas cenas. Outra lição muito importante do livro é que sempre é um bom momento para tomar chá, algo que o dragão faz com frequência.

O Grande Panda e o Pequeno Dragão


O livro vem em capa dura e folhas brancas no miolo. Existem belas artes dos personagens nas contracapas e uma nota do autor explicando o motivo do livro e como ele surgiu. Várias ilustrações com suas mensagens foram postadas no Instagram, onde o autor logo angariou muitos seguidores. Se você já conhecia, vai amar o livro, se não conhecia vai amar do mesmo jeito!

Obra e realidade
James Norbury ilustra as aventuras dO Grande Panda e o Pequeno Dragão, inspirado na filosofia e espiritualidade budista para compartilhar as ideias que o ajudaram em seus momentos mais difíceis. Depois que James encontrou um livro sobre filosofia budista em um sebo, em um momento bastante complicado da vida, ele espera que os ensinamentos que aprendeu no livro possam ajudá-lo também. E devo dizer que houve momentos emocionantes, momentos divertidos e singelos. Há frases que podem parecer mensagem de biscoitinho da sorte, mas quem disse que essas mensagens não podem ajudar alguém?

James Norbury

James Norbury é um escritor e ilustrador britânico. Ele mora em South Wales, no Reino Unido, com a esposa e sete gatos e é voluntário em uma ONG que resgata gatinhos.

PONTOS POSITIVOS
O Panda
O Dragão
É fofo!
PONTOS NEGATIVOS

Nenhum!


Título: O Grande Panda e o Pequeno Dragão
Título original em inglês: Big Panda and Little Dragon
Autor: James Norbury
Tradutora: Lígia Azevedo
Editora: Fontanar
Páginas: 160
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Gostei tanto desse livro, você nem tem ideia! Você pode ler com as crianças ou pode dar de presente para alguém que precise das mensagens do Panda e do Dragão. Alguém que ame uma bela graphic novel também vai curtir. É um livro para todas as idades, para todos os momentos. Aproveite a jornada com eles. Cinco aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! 🐼🐉

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)