Resenha: Heartstopper - Minha pessoa favorita, Vol. 2, de Alice Oseman

Uma decisão super acertada da editora Seguinte foi lançar os dois primeiros volumes de Heartstopper juntos! A história, os personagens, a forma como o relacionamento se forma, tudo isso é tão fofo que fica difícil largar. Depois do final do volume anterior ficamos com medo de que Charlie e Nick acabem separados para sempre. Pode ter spoilers leve do volume anterior!

Parceria Momentum Saga e Editora Seguinte

O quadrinho
Começamos este volume quase que imediatamente depois do fim do primeiro. Charlie está super triste e confuso com o que aconteceu entre ele e Nick na festa e rabisca em seu diário sua tristeza e sua confusão. O que começou com uma grande amizade evoluiu, mas Charlie se sente culpado por se apaixonar por um garoto hétero. Até seus amigos comentam que ele vai se lascar por gostar de alguém que não poderá corresponder aos seus sentimentos. E agora??

Resenha: Heartstopper - Minha pessoa favorita, Vol. 2, de Alice Oseman


A forma como Alice conduz a narrativa é adorável. Mesmo nos momentos de dúvida, a discussão é muito bem feita, sem ofender, estabelecendo um grande diálogo com quem está lendo e que pode acabar com as mesmas dúvidas e angústias dos personagens. Com tantas emoções novas aflorando, é natural que os personagens se sintam confusos. Nick percebe que precisa de um tempo para entender o sente, o que é e que não é tão simples sair do armário, coisa que Charlie entende, mas seus amigos parecem estar mais relutantes. Nick poderia estar apenas brincando com os sentimentos de Charlie?

É muito amor e fofura pelas páginas com o traço delicado da autora, mas há também momentos de intensa crítica à homofobia. Em uma ida ao cinema com os amigos de Nick, Charlie é obrigado a ouvir merda homofóbica de um dos colegas que, inicialmente, não iria. Harry é um garoto que existe em várias turmas por aí, aquele que diz que é piada, que só está brincando, que o Charlie já deve estar acostumado, toda aquela merda que muito gay e muita lésbica já teve que ouvir. Devo dizer que a forma como Nick lida com ele foi ótima e lava a alma de quem lê.

Heartstopper - Minha pessoa favorita, Vol. 2


Estou tão bravo comigo mesmo por só perceber agora como meus amigos são horríveis...

Página 240

Este volume fala muito de amor não somente o romântico, mas em todos os seus aspectos, o da amizade e o familiar, pois existem muitas cenas fofas das mães conversando com os filhos e como os amam. Cenas da irmã de Charlie apoiando o irmão e conversando com ele. Isso é muito mais do que muitos jovens tiveram em suas casas, onde o que encontraram, ao invés de apoio, foi recriminação e preconceito.

Existem cenas de declaração de amor na praia, horas divertidas no boliche, mãos dadas e beijos apaixonados. Além de um elenco de personagens fofos e irritantes ao mesmo tempo muito bem desenhados e descritos. A paleta de cores segue a do primeiro volume, em tons suaves de verde e o traço de Alice segue a lindeza de antes. Em especial as expressões faciais dos personagens que são muito bem feitas.

A edição vem em capa dura e papel branco no miolo. No final temos a costumeira ficha de personagens, cenas extras e uma notinha da autora sobre o volume. A tradução foi de Guilherme Miranda e está ótima. Não há problemas de tradução, revisão ou diagramação.

Obra e realidade
É natural que na adolescência todos fiquemos confusos com uma série de coisas. É uma idade de descobertas, de muito medo do julgamento da família, dos amigos, da sociedade em geral, de querer fazer parte de algo. É uma época em que tantas coisas mudam, o corpo, a voz, a forma como as pessoas te olham, então é natural ficar confusa e frustrada e cansada de uma série de coisas. Charlie e Nick estão se descobrindo, descobrindo sentimentos, emoções, então sim, estão bastante confusos!

A beleza do quadrinho é de mostrar que tá tudo bem estar confuso. O que importa é se descobrir e se entender consigo mesma, tendo o apoio das pessoas que o amam. E Charlie tem tudo isso, uma família que o apoia, bons amigos, o que é mais do que muita gente jamais teve nessa vida e sociedade preconceituosa em que vivemos. O quadrinho aquece o coração e ensina ao mesmo tempo e é uma leitura valiosa tanto para adolescentes quanto para adultos.

Alice Oseman

Alice Oseman é uma escritora e ilustradora inglesa, autora de vários livros.

PONTOS POSITIVOS
Charlie e Nick
Bem escrito
É fofo!
PONTOS NEGATIVOS

Nenhum!


Título: Heartstopper - Minha pessoa favorita, Vol. 2
Título original em inglês: Heartstopper Vol. 2
Autora: Alice Oseman
Tradutor: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
Páginas: 320
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Terminei este volume e agora eu PRECISO do terceiro! Agiliza aí, Seguinte! É um enredo fofo, lindo, doce e muito bem escrito, uma obra que te deixa com o coração quentinho e muito curiosa para ler os próximos volumes. O trabalho de Alice é perfeito e acho que é uma grande adição à biblioteca de qualquer pessoa. Cinco aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ♡

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)