Resenha: Heartstopper - Dois garotos, um encontro, Vol. 1, de Alice Oseman

Esse deve ser um dos quadrinhos mais lindinhos do ano! É daqueles trabalhos que deixam um quentinho no coração depois da leitura. E quem não leu o quadrinho, não se preocupe, porque os direitos foram comprados pela Netflix! Ainda que mencione bullying e homofobia, não é sobre isso que o quadrinho trata. É, na verdade, uma história de amor e de descoberta!

Parceria Momentum Saga e Editora Seguinte

O quadrinho
Charlie é um típico garoto do ensino médio, às voltas com notas, provas e ensaios. Ele se assumiu gay e por isso sofreu um bullying pesado que pareceu dar uma amenizada no último ano. Ele tem ficado com Ben, um colega que namora uma menina, mas que sempre que pode pede pra que fiquem juntos, escondidos em algum lugar, como na biblioteca. Mas isso chateia Charlie, pois Ben não se assume e ainda manda e desmanda no garoto como se fosse seu dono.

Resenha: Heartstopper - Dois garotos, um encontro, Vol. 1, de Alice Oseman

Um dia, na aula, o professor coloca ao lado de Charlie o aluno do segundo ano, Nick Nelson. Nick é um popular jogador de rúgbi que se mostra muito legal e simpático com Charlie, algo que ele confessa não ter esperado. Sem nem imaginar que aconteceria, os dois se tornam amigos e Charlie logo começa a ter sentimentos pelo amigo. Mas como que um garoto tão legal e popular como Nick olharia para Charlie? Ele nem acha isso possível e passa a admirar o rapaz de longe.

Os dois ficam mais e mais próximos. Charlie é um exímio corredor e Nick o convida para jogar rúgbi. A amizade dos dois começa a chamar a atenção dos colegas que os conhecem. É sério que Charlie está andando com o garoto topzera do rúgbi? Nem seus melhores amigos entendem. Charlie também está confuso, frustrado por se interessar por um garoto hétero que é muito legal com ele.

Mas Nick também está confuso! Confuso a respeito de seus sentimentos, confuso sobre sua sexualidade, confuso sobre sua amizade com Charlie. Por que gosta tanto da companhia daquele garoto? O que pode estar acontecendo com ele? Sempre gostou de garotas e agora começou a gostar do melhor amigo. Todas essas inquietações o levam à internet, pesquisando no Google, buscando respostas que só ele pode responder.

Heartstopper


Tudo nesse quadrinho é fofo. TUDO. Desde os traços dos personagens, as cores e suas expressões faciais às interações de Charlie com a cachorrinha de Nick, os momentos que ele passa com Nick. Este quadrinho é, basicamente, sobre a amizade e o primeiro amor. Não temos cenas pesadas de homofobia e preconceito, ainda que existam passagens que mencionem o assunto. Mas é só isso, são menções, afinal Charlie sofreu com uma homofobia pesada de boa parte dos colegas no ano anterior em que esta história se passa. Ele lembra como foi difícil, mas não é esse o foco do enredo.

Não dá para dizer que alguém é gay só pela aparência. E gay e hétero não são as únicas possibilidades.

Página 210

A edição da Seguinte está lindíssima. O quadrinho vem em capa dura, papel encorpado no miolo com ficha dos personagens no final, além de algumas cenas do próximo capítulo. E também há uma página onde a autora explica a ideia do quadrinho e porque ela decidiu escrever sobre eles. Charlie e Nick são personagens secundários de seu primeiro livro, Um ano solitário, e Charlie é o irmão caçula da protagonista, Tori. Acho que agora vou ter que ler esse livro!

A tradução de Guilherme Miranda está perfeita. Ele adaptou expressões para o português de maneira brilhante, utilizando termos como "topzera", tornando a leitural muito agradável e fluída. Não há nenhum problema de tradução, revisão ou diagramação.

Obra e realidade
É natural que na adolescência todos fiquemos confusos com uma série de coisas. É uma idade de descobertas, de muito medo do julgamento da família, dos amigos, da sociedade em geral, de querer fazer parte de algo. É uma época em que tantas coisas mudam, o corpo, a voz, a forma como as pessoas te olham, então é natural ficar confusa e frustrada e cansada de uma série de coisas. Charlie e Nick estão se descobrindo, descobrindo sentimentos, emoções, então sim, estão bastante confusos!

A beleza do quadrinho é de mostrar que tá tudo bem estar confuso. O que importa é se descobrir e se entender consigo mesma, tendo o apoio das pessoas que o amam. E Charlie tem tudo isso, uma família que o apoia, bons amigos, o que é mais do que muita gente jamais teve nessa vida e sociedade preconceituosa em que vivemos. O quadrinho aquece o coração e ensina ao mesmo tempo e é uma leitura valiosa tanto para adolescentes quanto para adultos.

Alice Oseman


Alice Oseman é uma escritora e ilustradora inglesa, autora de vários livros.

PONTOS POSITIVOS
Charlie e Nick
Bem escrito
É fofo!
PONTOS NEGATIVOS

Nenhum!


Título: Heartstopper - Dois garotos, um encontro
Título original em inglês: Heartstopper
Autora: Alice Oseman
Tradutor: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
Páginas: 288
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Terminei o livro e logo peguei o segundo volume, porque você não quer parar! Quer logo saber o que vai ser de Charlie e Nick depois do final bombástico deste volume. É um enredo fofo, lindo, doce e muito bem escrito, uma obra que te deixa com o coração quentinho e muito curiosa para ler os próximos volumes. Cinco aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ♡

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)