10 coisas que você não sabia sobre Missão Impossível

Missão Impossível (1996) marca o começo de uma longeva série de filmes de ação onde Tom Cruise se arrebenta todinho nas gravações para poder salvar o mundo. Ethan Hunt está contra o relógio e contra inimigos poderosos para pegar um agente duplo dentro da IMF e para isso precisará ir contra as regras na tentativa de limpar sua reputação!

10 coisas que você não sabia sobre Missão Impossível

Dirigido por Brian De Palma, o longa teve 80 milhões de dólares de orçamento, tendo faturado em bilheteria impressionantes 457,7 milhões, tornando-se a terceira maior bilheteria daquele ano.

10. Produtor
Missão Impossível marca a estreia de Tom Cruise como produtor. Este também foi um filme em que ele não recebeu salário (cerca de 20 milhões), mas concordou em receber uma porcentagem da bilheteria, algo em torno de 22%. Como o filme foi um grande sucesso, ele teria recebido cerca de 70 milhões de dólares pelo longa. Nada mal, Tom...

9. Praga
Este foi um dos primeiros filmes de grande orçamento e sucesso a ser rodado em Praga. A cidade dificilmente era usada como locação, mesmo depois da dissolução da Tchecoslováquia. Para dar aquele ar de Velha Europa, duas semanas foram necessárias para preparar as margens do rio Moldava para as gravações. Onze geradores foram usados para acender as centenas de lâmpadas distribuídas ao longo do rio. Ponte Carlos é a ponte mais antiga de Praga e foi a cena onde a "morte" de Jim Phelps acontece. O Palácio Lichtenstein é a embaixada norte-americana e a Praça da Cidade Velha é onde o carro da equipe explode.

8. Emilio Estevez
O ator faz uma pontinha no começo do filme como o hacker da equipe de Hunt. Essa era uma brincadeira entre ele e Cruise, porque Tom fez uma pontinha sem créditos num dos primeiros filmes de Emilio Estevez, Os Jovens Pistoleiros (1988). Cruise é um pistoleiro anônimo que toma um tiro logo no começo do filme.

7. Aquário
A cena do aquário explodindo no restaurante foi ideia de Tom Cruise. Eles a filmaram com um dublê, mas Cruise não gostou do resultado e resolveu fazer a cena ele mesmo. Ela foi gravada em duas partes. Quando o tanque explode e Cruise sai correndo pela vitrine, a cena é nos estúdios da Paramount. A água escorrendo pelo calçamento foi gravado na Praça da Cidade Velha, no centro de Praga. O tanque tinha capacidade para 16 toneladas de água.

6. Lista NOC
A lista NOC é algo bem disputado ao longo do filme, mas pouca coisa se fala sobre ela. Quando um espião é pego, seu país de origem pode acabar admitindo sua existência e trocando-o por um agente de outro país que esteja detido. Mas um agente NOC (Non-Official Cover), é um agente não reconhecido por seu país, o que significa nenhuma proteção ou cobertura, nem missões de resgate. Agentes NOCs de fato existem. A ex-agente da CIA, Valerie Plame Wilson, foi uma agente NOC que teve sua identidade revelada, atrapalhando várias operações que ela coordenava em Atenas e Bruxelas. Sua história se tornou um filme, Jogo de Poder (2010).

5. O CD
Quando Franz Krieger (Jean Reno) alega ter a lista NOC num CD e Ethan Hunt faz um truque de mágica com outro CD igual, não há qualquer efeito especial gerado por computador na cena. Cruise foi treinado por um mágico para poder fazer a cena do truque.

4. Sem tiroteio
Este é o único filme da franquia que não tem cenas de tiroteio. Na verdade, apenas sete disparos são feitos ao longo do filme e Tom Cruise empunha uma arma, mas nunca a dispara. A ideia era mostrar que Hunt prefere usar disfarces e dissimulação para atingir seus objetivos e evitar a violência ao máximo. Isso acaba não se mantendo nos filmes seguintes, onde muito tiro, porrada e bomba acaba acontecendo.

3. Fã
A Paramount é a detentora dos direitos da série original (que tem pouca influência no filme, tirando o nome de Jim Phelps) e por anos tentou fazer um filme baseado nela. Tom Cruise é um grande fã da série e a assistia quando era adolescente. Achando que a ideia de fazer um filme baseado nela era muito boa e para inaugurar os trabalhos de sua recém-aberta produtora, ele conseguiu o financiamento do estúdio - 80 milhões de dólares - para rodar Missão Impossível que hoje é uma das séries de filmes mais lucrativas da Paramount.

2. TGV
Train à Grande Vitesse ou Trem de Grande Velocidade, os TGVs são trens operados na França que conecta Paris a outras cidades francesas e países. A cena bombástica do final quase não aconteceu porque a companhia de trens não queria correr o risco de danificar um caríssimo TGV. Tom Cruise conseguiu convencê-los a rodar a cena, mas ainda assim boa parte dela foi feita nos estúdios Pinewood, em Londres, onde os filmes de James Bond são rodados. Os produtores rodaram a Europa em busca de um ventilador potente o suficiente para simular a força do vento gerada pela velocidade de um TGV.

Tom Cruise gravou todas as cenas, inclusive aquela em que ele voa para cima do trem com a força da explosão do helicóptero. Um ventilador soprava vento sobre os atores a impressionantes 225 km por hora, o que fazia até mesmo a pele do rosto deles balançar. O TGV é um trem elétrico, mas nós não vemos qualquer cabo elétrico sobre a cabeça dos atores durante a cena. Para que os cabos não atrapalhassem a gravação, o TGV foi puxado por uma locomotiva a diesel. A cena precisou de um mês e meio de filmagens para ficar pronta.

1. Marca registrada
Uma das cenas mais lembradas do filme é a de Tom Cruise pendurado por cabos para roubar a lista NOC do computador central da CIA e ela acabou se tornando uma marca da franquia, em que Tom Cruise desce por cabos também em Missão: Impossível 2 (2000), Missão: Impossível 3 (2006), e o agente Brandt (Jeremy Renner) também desce de maneira semelhante em Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011).

A cena foi uma das mais difíceis para Tom Cruise, que ficou todo dolorido no final das gravações. Mas toda vez que o ator descia pelo teto para gravar a cena da queda, ele acabava batendo a cabeça no chão, já que o tronco é naturalmente mais pesado que as pernas. O jeito foi encher os tênis de Cruise de moedas até atingir um contrapeso ideal para o ator não dar de cara no chão.

Missão Impossível

KITTRIDGE, YOU'VE NEVER SEEN ME VERY UPSET.

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)