Resenha: Tintim e a Lua, de Hergé

Tintim é um dos personagens mais cativantes e longevos do mundo dos quadrinhos. Admito que não conhecia muito sobre o personagem até a chegada deste lindo volume com as aventuras de Tintim, capitão Haddock e do professor Girassol rumo à Lua! Aqui temos dois volumes em um só: Rumo à Lua, de 1953, e Explorando a Lua, de 1954.

Parceria Momentum Saga e Quadrinhos na Cia

O quadrinho
Na primeira parte, Tintim, seu cachorrinho Milu e o capitão Haddock voltam de uma de suas aventuras ao país do Ouro Negro e descobrem que o professor Girassol viajou repentinamente sem avisar. A chegada de um telegrama logo coloca os dois na estrada de novo. O professor deu notícias sobre seu paradeiro: ele foi para a Sildávia e pede que seus dois amigos sigam para o país rapidamente, ainda que não diga exatamente para que.

Resenha: Tintim e a Lua, de Hergé


Acompanhados de um homem misterioso, para um lugar mais misterioso ainda, com todo o humor e sarcasmo típicos dos quadrinhos de Hergé, ele enfim chegam à Sildávia e reencontram o desajeitado professor Girassol em uma base militar bastante isolada. É lá que está o professor, dando os últimos retoques em um foguete atômico cujo destino é a Lua. E não apenas isso, ele quer que Tintim e o capitão Haddock o acompanhem nesta missão.

Mas não será tão fácil. Agentes de uma nação inimiga da Sildávia farão de tudo para roubar o projeto e sabotar a missão. Mas Dupond e Dupont não deixarão que algo aconteça! Quer dizer, isso se eles mesmos não atrapalharem tudo, é claro. A missão é cheia de percalços hilários como quando o professor Girassol bate a cabeça e perde a memória. O único jeito de fazê-lo relembrar é deixando-o irado.

Tintim e a Lua

O próximo volume nos mostra a chegada dessa intrépida equipe de exploradores à Lua, um feito que ainda não tinha sido de fato alcançado, mas que foi intensamente pesquisado por Hergé para que fosse o mais realista possível. Enquanto eles discutem se foram ou não os primeiros a pisar no nosso satélite natural, há ainda outra preocupação, a de que haja infiltrados a bordo! Com tantos revezes e trapalhadas será que eles conseguirão retornar à Terra??

A edição é lindíssima, em capa dura e papel especial no miolo. Lindamente colorido e desenhado, os quadros são ricos em detalhes e houve momentos em que parei para analisar as cenas com mais atenção, porque o trabalho foi primoroso. Ri alto com as trapalhadas de Dupond e Dupont em busca de um sabotador e no fim eles apreendem um esqueleto do laboratório da base. Os diálogos são muito divertidos com todas as pragas de capitão Haddock.

Quem gosta de quadrinhos mais visuais, com menos texto, pode não gostar muito deste volume, pois há grandes balões de diálogos com explicações aqui e ali que podem chatear quem espera uma experiência mais visual.Tem páginas completamente recheadas deles em alguns momentos, mas também existem páginas com grandes cenas do espaço, do foguete ou da própria Lua. A tradução foi de Eduardo Brandão e está ótima. Não encontrei problemas de diagramação ou revisão.

Obra e realidade
Tintim foi criado por Hergé em 1929. Acredita-se que Hergé tenha batizado o personagem de Tintim em homenagem ao álbum de Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintin lutin (1897) e até existem semelhanças entre o protagonista de Tintin lutin e o Tintim de Hergé. Em seu começo, Tintim protagonizou aventuras com muito racismo, colonialismo, violência e maus tratos a animais. Hergé chegou a redesenhar toda a aventura de Tintim no Congo por causa disso.

Hergé

Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, foi um escritor, ilustrador, e desenhista de quadrinhos belga. Ficou mundialmente conhecido pelas tirinhas e aventuras de Tintim.

PONTOS POSITIVOS
Colorido
Capa dura
Lua!
PONTOS NEGATIVOS

Preço


Título: Tintim e a Lua
Título original em francês: Tintin et la lune
Autor: Hergé
Tradutor: Eduardo Brandão
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 128
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Me diverti muito com as trapalhadas desses personagens em sua aventura na Lua, com mil borrascas! Colorido, bem detalhado, com cenas deslumbrantes e o cachorrinho Milu se perdendo em cavernas na Lua, o quadrinho é obrigatório para os fãs de Tintim e para quem curte loucas aventuras no espaço. Cinco aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! 🌙

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)