10 coisas que você não sabia sobre Beetlejuice

Ou Os Fantasmas Se Divertem (1988), como você preferir, é um dos grandes clássicos da comédia dos anos 1980 e aquele que definiu o estilo do diretor. Um jovem casal recém-falecido começa a assombrar a casa onde moravam e um poltergeist desagradável e desonesto chamado Beetlejuice quer ajudar o casal a espantar os novos moradores da residência.

10 coisas que você não sabia sobre Beetlejuice

Dirigido por Tim Burton, o longa teve 15 milhões de dólares de orçamento, arrecadando 74 milhões em bilheteria, um feito que pode parecer pequeno hoje, mas que, na época, foi considerado um sucesso. Ele logo se tornou um filme cult e amado por fãs de comédia e horror.

10. Sammy Davis Jr.
Apesar do trabalho primoroso de Michael Keaton no papel título, Tim Burton, na verdade, queria Sammy Davis Jr. para o papel principal. Mas os executivos do estúdio não curtiram a decisão. Antes de escolher Keaton, os produtores consideraram Robin Williams, Jim Carrey, Bill Murray, Jack Nicholson, Tim Curry, Christopher Lloyd e Dudley Moore. Mas Keaton não se convenceu quando leu o roteiro e foi só depois de uma reunião com Tim Burton que ele topou fazer o papel. Hoje é seu filme favorito da carreira.

9. Roteiro original
Na versão original do filme, o tom de horror era bem mais pesado. Beetlejuice queria abusar sexualmente de Lydia (Winona Ryder), e não se casar com ela. Foi a chegada de Michael Keaton que tornou o tom de comédia um fator decisivo. O ator, aliás, improvisou 90% de suas falas e apesar de ser o personagem título, ele mal tem 20 minutos em tela. Em duas semanas, Keaton gravou todas as suas cenas.

8. Efeitos visuais
Tim Burton tinha pouco mais de 1 milhão de dólares para os efeitos visuais, então ele adotou aquele ar de filme B. Os efeitos foram quase todos improvisados na hora da gravação e eram todos baratos intencionalmente. Os únicos efeitos desenvolvidos na pós-produção foram as cenas dos vermes e em Saturno.

7. Betelgeuse
O personagem título, na verdade, se chama Betelgeuse, a famosa estrela vermelha da constelação de Órion que andou intrigando os astrônomos nos últimos meses por causa da diminuição de seu brilho. Como a pronúncia se assemelha a Beetlejuice, o personagem acabou conhecido por esse nome, que no Brasil ficou bem esquisito - Besouro Suco.

6. Ninguém entendeu o filme
Quando Tim Burton apresentou o roteiro para os atores, ninguém entendeu muito bem. Também não quiseram participar daquele filme tão esquisito, tirando Gena Davis, que ficou empolgada com o enredo sem noção. Foi só depois de Tim Burton conversar com os atores que eles decidiram fazer.

5. Locação
Apesar de o filme se passar em Connecticut, ele foi originalmente gravado na cidade de Corinth, em Vermont, que tem uma população de menos de 2 mil habitantes. A cena da ponte, onde o casal se afoga, foi gravada em um riacho que foi represado especialmente para a cena, na Estrada de Chicken Farm. A casa dos Maitlands era uma fachada construída em um campo de uma fazenda local e foi usada apenas para as cenas externas. O restante foi todo rodado em estúdio.

4. Cena do espelho
A cena em que Adam e Barbara olham no espelho e não veem seus reflexos não usou efeitos de computador. É Geena Davis e Alec Baldwin olhando através de um vidro, sem espelho, onde uma lareira igual à sala deles foi colocada invertida do outro lado.

3. Adam e Barbara
A primeira opção para Barbara era a atriz Kirstie Alley, mas os produtores de Cheers (1982), série que ela estrelava, não a liberaram para o filme. Sigourney Weaver, Linda Blair, Goldie Hawn, Laura Dern e Linda Hamilton também foram sondadas para o papel. Já Alec Baldwin não gostou de sua atuação no filme e inclusive achava na época que o filme enterraria de vez sua carreira no cinema.

2. Os jogadores de futebol
Na cena em que Juno tenta conversar com Adam e Barbara e os jogadores de futebol ficam interrompendo é uma referência ao voo 932 da Southern Airways, que se chocou contra uma colina em 1970, matando todos os tripulantes e passageiros. Entre os 75 passageiros estavam os 37 jogadores do time de futebol americano da Universidade Marshalll, além de oito membros da equipe técnica e 25 torcedores. O acidente é considerado a pior tragédia relacionada com esportes na história dos Estados Unidos. Os restos mortais de seis passageiros nunca foram identificados, sendo todos enterrados em um único local.

1. Final original
O longa terminava de uma maneira bem mais sombria. Lydia seria morta no fogo da lareira logo após o casamento e se juntaria a Adam e Barbara no além. Eles mudaram o fim porque o original passava a mensagem de que pessoas jovens seriam mais felizes mortas do que vivas.

Beetlejuice

Beetlejuice! Beetlejuice! Beetlejuice!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)