Resenha: Nós, os ETs, de Marcel Souto Maior e Mariana Massarani

A pandemia é um evento que ficará marcado em nossas vidas para sempre. Não se via nada parecido há mais de 100 anos. O mundo pode ter sido pego de surpresa, mas não foi por falta de aviso. Nessa realidade absurda e doida que a Covid-19 nos impôs, não faltaram demonstrações artísticas sobre esses novos tempos. Nós, os ETs é uma produção nacional da DarkSide que vem nessa esteira. Perfeito para a molecadinha!

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide


O livro
A ideia do livro começou a ser rascunhada por Marcel no meio da pandemia. Confinado em casa com a família, ele passou a colocar no papel as mensagens extragalácticas recebidas, dentrou ou fora de nós mesmas. Esse mundo estranho e tão familiar ao mesmo tempo tem tantas variáveis, tantas excentricidades, que às vezes a gente perde o que verdadeiramente importa de vista.

Resenha: Nós e os ETs, de Marcel Souto Maior e Mariana Massarani

Com um belíssimo trabalho gráfico, Nós, os ETs conversa diretamente com a molecadinha através de mensagens curtas e diretas sobre as doidices do nosso mundo. As cores vibrantes destacam as formas esquisitas dos "alienígenas", que ainda assim guardam algo familiar em suas imagens.

Nós, os ETs, juramos dizer a verdade, só que às vezes não dá.

Nós, os ETs não tem exatamente um enredo. Ele é composto por várias mensagens enviadas pelos ETs, então você pode abri-lo em qualquer lugar e ler o que a página tem a lhe dizer, refletir sobre a mensagem e conversar com a gurizada a respeito. A arte de Mariana Massarani ficou perfeita neste livro, pois é psicodélica, carregada nas cores fortes, estimulando os sentidos e a imaginação. Não poderia haver melhor traço e cores para um trabalho que envolva alienígenas. Cores essas, aliás, que foram desenvolvidas especialmente para esta edição.

Nós, os ETs

Ele é curtinho, mas não menos carregado de conteúdo com observações sobre as coisas cotidianas que fazem falta nessa pandemia. Impresso no formato paisagem, ele vem em capa dura e papel encorpado. As cores saltam das páginas e é preciso observar o cenário todo com atenção, já que são vários detalhes escondidos nas páginas. E aproveite para apreciar as impressões em relevo das contra-capas...


Obra e realidade
Sabe aquela máxima de que "de perto ninguém é normal"? É bem esse o sentimento que permeia Nós, os ETs. O ET sou eu, é você, nossos vizinhos, a pessoa sentada ao lado no ônibus, a pessoa na sua frente no caixa do mercado. Cada um de nós tem sua própria mensagem, sua própria galáxia e excentricidades que podem parecer estranhas aos olhos dos outros.

Nós, os ETs, somos a favor da liberdade de ser quem se é.

Marcel Souto Maior e Mariana Massarani

Marcel Souto Maior é um escritor brasileiro, nascido em Brasília. É autor de várias obras adaptadas para o cinema, como As Vidas de Chico Xavier, e cocriador de programas de sucesso na TV, como “Profissão Repórter”.

Mariana Massarani é uma ilustradora carioca. Ilustrou mais de duzentos livros de vários escritores, e catorze seus. Colabora com a revista Ciência Hoje das Crianças.
Pontos positivos
Os ETs
Cores
É fofo!
Pontos negativos

Acaba logo!


Título: Nós, os ETs
Autor: Marcel Souto Maior
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: DarkSide (selo Caveirinha)
Ano: 2020
Páginas: 160
Onde comprar: na Amazon e na loja oficial da DarkSide com um brinde exclusivo!


Avaliação do MS?
Uma fofurinha de livro! Daqueles que eu queria ter quando criança, já que adorava narrativas com aliens e só me davam historinha de princesa. Com cores exuberantes e mensagens fofas, vai fazer o dia da molecadinha. Quatro aliens e uma forte recomendação para você ler também!



Até mais! 👽

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)