Resenha: Bruxas Literárias, de Taisia Kitaiskaia e Katy Horan

A DarkSide inaugurou uma nova coleção em grande estilo! Magicae abrange vários selos da editora, trabalhando com a magia, com o sobrenatural, com a essência mágica que existe em todas nós. Uma de suas publicações é Bruxas Literárias, que faz uma conexão entre as bruxas e escritoras visionárias. Quais seriam as ligações entre esses grupos incríveis de mulheres??

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide


O livro
O que é uma bruxa literária? Por que chamar alguém dessa forma? É com esse questionamento que as autoras abrem o livro. A resposta é simples: todos os artistas são mágicos e as bruxas conjuram uma magia especial. Tanto as bruxas quanto as mulheres escritoras submergem na criatividade, no mistérios e em outros mundos e realidades.

Resenha: Bruxas Literárias, de Taisia Kitaiskaia e Katy Horan

Bruxas são temidas, já foram muito perseguidas e incompreendidas, mas ninguém questiona o poder que a palavra BRUXA carrega. Ainda que muita gente pense em bruxas como as mulheres más dos desenhos e de alguns contos infantis, uma bruxa é um conceito múltiplo e complexo, cheio de significados. A palavra em si tem uma origem complicada, podendo ser uma derivação do germânico que significa "sábio", "dobrar", até mesmo "salgueiro".

Ela é uma agente da mudança, cujo trabalho é estimulado pela fala: um encantamento, uma conjuração, uma bênção, uma maldição.

Página 7

As mulheres escritoras, tal como as bruxas, mudam o mundo e sua realidade a partir da palavra. Seja através de encantamentos ou por seus livros e contos, a palavra carrega uma magia capaz de nos transportar para novos mundos e novas realidades. O termo mágico mais conhecido do mundo - abracadabra - pode ser derivado do aramaico, que significa "eu crio com o a palavra". Ou seja, estamos cercadas por magia e prestamos uma homenagem a essa magia antiga quando mergulhamos nos livros escritos por essas bruxas literárias.

Taisia e Katy compilaram 30 escritoras inspiradoras, que nos encarajaram e nos instigaram e até nos levaram a criar nossos próprios universos e nossa magia. Para a edição brasileira, mais três autoras foram incluídas: Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, com a arte de Gabee Brandão. Os textos das biografias não são muito extensos. Cada autora tem uma página de texto, mas a ideia de Taisia não era escrever a biografia definitva delas e sim alguns dados importantes que enalteçam a magia que essas autoras criaram em suas obras.

Mary Shelley e Agatha Christie, Safo, Emily Dickinson, Toni Morrison, Virginia Woolf, Audre Lorde, Emily Brontë e Octavia Butler, Eileen Chang, Forugh Farrokhzad, Alejandra Pizarnik, Yumiko Kurahashi e Mirabai. Cada uma delas invocou uma magia específica e nos transportou por meio das palavras. E combinadas com as lindas ilustrações de Katy e Gabee, o que temos é uma obra especial, super indicada para as aprendizes e mestras na arte da escrita e da magia. Valendo-se de histórias da vida das autoras, de folclore de seus países natais, a Taisia conta como tais aspectos foram importantes para suas escritas.

Virginia Woolf
Virginia Woolf, arte de Katy Horan

As ilustrações são um destaque à parte, pois têm um ar gótico muito apropriado para algumas delas que, de fato, escreveram romances góticos que marcaram a literatura. Cada ilustração vem cheia de detalhes que os fãs das obras dessas escritoras vão identificar, então quando for ler Bruxas Literárias, pare um tempinho em cada ilustração e estude detalhadamente os elementos.

A edição da DarkSide é lindíssima, em capa dura, papel encorpado e impressão colorida. A leitura em si é muito rápida já que há pouco texto, mas isso não quer dizer que o livro não tenha conteúdo. Tem e muito principalmente visual, além de indicações de leituras para mergulhar nas obras dessas escritoras. A tradução foi de Aline Zouvi e está ótima. Não encontrei grandes problemas de revisão ou tradução no livro.

Tecelãs, oleias, cozinheiras e curandeiras - todas têm conotações bruxescas, por terem tradicionalmente sido mulheres com o dom de transformar algo cru em algo sofisticado.

Página 9

As autoras ainda fazem uma sugestão: ao ler este livro, leia de forma não linear. Abra de forma aleatória, como se consultasse um oráculo. Apenas abra o livro de maneira a cair em qualquer página e em qualquer autora. Você pode se surpreender com o resultado.

Obra e realidade
Muito já se falou sobre a magia das palavras e sobre o poder dos livros. Uma das citações mais famosas é de Carl Sagan:

A escrita talvez seja a maior das invenções humanas, ligando pessoas, cidadãos de épocas distantes, que nunca se conheceram. Livros rompem correntes do tempo, prova de que humanos podem fazer mágica.

Página 355 de Cosmos

E analisando o que um livro é, as palavras de Sagan fazem sentido. Um livro de ficção nada mais é do que uma realidade paralela criada por outra pessoa. Essa realidade pode até se passar em uma cidade ou lugar conhecido, que já exista, mas o enredo, as pessoas, os eventos podem ser totalmente inventados pela cabeça de outra pessoa. Entramos em uma realidade paralela, uma Matrix, com suas próprias regras.

Nós escapamos do nosso mundo para outro a partir da ficção. Deslizamos entre as realidades como se fosse um tobogã, convidadas por bruxas literárias que abriram seus grimórios e soltam encantamentos poderosos.

Taisia Kitaiskaia e Katy Horan


Taisia Kitaiskaia é uma poeta e escritora russo-americana, autora de várias obras, com mestrado em Belas Artes pelo James A. Michener Center for Writers. Kate Horan é uma ilustradora norte-americana, nascida no Texas, formada pela Rhode Island School of Design.

Pontos positivos
É ilustrado
É sobre literatura
Sobre bruxas!
Pontos negativos

Acaba logo!

Título: Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras
Título original em inglês: Literary Witches: A Celebration of Magical Women Writers
Autora: Taisia Kitaiskaia
Ilustradora: Katy Horan
Tradutora: Aline Zouvi
Editora: DarkSide (selo DarkLove e coleção Magicae)
Material extra:
Textos: Marcia Heloisa e Nilsen Silva
Ilustradora: Gabee Horan
Páginas: 144
Ano de lançamento: 2021
Onde comprar: na Amazon ou na loja oficial da DarkSide com um brinde exclusivo!


Avaliação do MS?
Foi uma leitura deliciosa. Fiz como as autoras pediram, abri aleatoriamente algumas vezes e depois li de maneira linear, mas foi uma delícia abrir em qualquer lugar e encontrar uma bruxa literária incrível no lugar. Se você ama os livros, ama as letras e a magia que os livros oferecem, vai curtir esse livro aqui. Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!


MARAVILHOSO!

Até mais! 🌙

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)