10 melhores looks da ficção científica

Se tem uma coisa que aparece com frequência na ficção científica são os modelitos elaborados de seus personagens. Alguns filmes, inclusive, se tornaram ícones fashion, inspirando casas de modas em seus desfiles anuais. E várias vezes, com os figurinos retornando em novas interpretações pelas passarelas, mostrando a longevidade de tais criações. Separei aqui aqueles que eu acho os melhores, os top, o puro suco do estilo SciFi.


10 melhores looks da ficção científica

LEMBRANDO que esta lista é pessoal. Não estão listados todos os ícones fashions de todos os filmes de todos os universos conhecidos. Portanto, sinta-se à vontade para listar os seus looks favoritos nos comentários.

10. Vincent e Irene - Gattaca
Vincent e Irene - Gattaca

O ambiente noir do filme praticamente não nos diz que é um enredo de ficção científica. Não apenas no figurino, mas nos veículos, nos prédios e residências mostrados no longa. Aliás, isso foi algo proposital. O diretor não queria um ambiente futurista, queria a elegância noir de décadas passadas para contar a história de Vincent e sua luta durante uma vida inteira contra uma sociedade que o julgava incapaz.

9. Londo Mollari - Babylon5
Londo Mollari - Babylon5

O que dizer desse ícone, né? Londo é o personagem mais bem vestido de Babylon 5. Suas casacas são muito bem ajustadas, longas, em cores vibrantes, com muitos broches e brilho pela lapela e no peito. E o cabelo, minha gente? Esse cabelão para cima é um símbolo de sua posição social, o que indica que Londo vem de uma família de renome, uma das mais antigas casa de Centauri Prime.

8. Catherine Deane - A Cela
Catherine Deane - A Cela

Na verdade, qualquer coisa que Jennifer Lopez usou neste filme vale ser mencionado. O figurino elegante e colorido ficou nas mãos da fabulosa Eiko Ishioka, ganhadora do Oscar por Drácula de Bram Stoker. Muitos filmes falaram de serial killers, mas nenhum se preocupou em navegar pela mente de um tão internamente como em A Cela. Eiko tornou o filme uma referência fashion com muito vermelho e traços elegantes, transformando-o um pesadelo de dor e sofrimento em arte pura.

7. Hela - Thor: Ragnarok
Hela - Thor: Ragnarok

Hela é uma das vilãs mais bem-vestidas da ficção, convenhamos. É preciso usar roupas práticas quando se comete crimes em vários sistemas estelares. Sua roupa de batalha é simplesmente perfeita e apenas uma figura como Hela usaria aquele capacete de chifres que lhe confere um visual ainda mais agressivo e assustador.


6. Morpheus - Matrix
Morpheus - Matrix

Os figurinos do filme, no geral, são todos muito bonitos. Porém é o figurino de Morpheus que me agrada mais. Enquanto Trinity e Neo, basicamente, usaram a mesma coisa em três filmes, Morpheus aparece com roupas diferentes, coletes, longos casacos compridos, gravata e paletó muito bem medidos no corpo. Ele também usa cores e texturas diferentes, coisa que Trinity e Neo não fazem.

5. Aeon Flux
Aeon Flux

Eu amo o filme Aeon Flux, amo. A estética clean em um filme cyberpunk me fisgou rápido. E os figurinos casam muito bem com a estética e a temática. Há um ar de decadência no clima refinado de Bregna. Aeon, nossa heroína, veste roupas práticas para o trabalho, mas aparece com elaboradas roupas em outras cenas, como o belíssimo casaco branco que usa ao visitar a irmã, Una. Ou então a cinta-liga com saia preta e uma máscara parcial no rosto. Pura elegância.

4. Rachel - Blade Runner
Rachel - Blade Runner

O ambiente noir, sujo e futurista de Blade Runner, com claras inspirações no passado, transformou o longa - um fracasso de bilheteria na época - em um dos filmes que mais inspirou a indústria da moda, principalmente na figura dos androides e, claro, em Rachel. Elegante, fatal, Rachel representa a decadência e o fashion de sua época e por isso logo se tornou um ícone.

3. Rainha Amidala - Star Wars - A Ameaça Fantasma
Rainha Amidala - Star Wars - A Ameaça Fantasma

George Lucas disse uma vez que para A Ameaça Fantasma ele queria que a Rainha Amidala tivesse um figurino colorido, exótico, detalhado e até exagerado, um contraste com a simplicidade prática da princesa Leia, em Uma Nova Esperança. Leia e Amidala estão separadas por décadas tanto no longa quando na realidade, então nada mais natural que exista uma diferença na moda e o criador da franquia pensou nisso na hora de compor a personagem de Naboo.

2. Effie Trinket - Trilogia Jogos Vorazes
Effie Trinket - Trilogia Jogos Vorazes

Effie simboliza toda a opulência e exagero cyvervitoriano dA Capital. Pode reparar que os looks dos personagens da metrópole fundem o moderno, o luxo e o antigo em roupas e maquiagens espalhafatosas quase impossíveis de usar. E o contraste com as roupas surradas dos distritos é a melhor maneira de, visualmente, contar toda a história de Panem sem falar quase nada.

1. Ruby Rhod - O Quinto Elemento
Ruby Rhod - O Quinto Elemento

Ruby Rhod deve ser um dos grandes astros da moda do universo da ficção científica! Em um futuro colorido e caótico, existem muitas raças alienígenas e o intercâmbio cultural entre as espécies levou a esse mundo de incríveis texturas, cores e designs de O Quinto Elemento, com um figurino assinado por ninguém menos que Jean Paul Gaultier. Ainda que a gente possa considerar tudo muito espalhafatoso, temos que admitir que é um filme de estilo, em especial no personagem de Chris Tucker.

Quais são os seus looks favoritos? Deixe nos comentários.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Achei Super Green essa tua lista.
    Só uma correção o ator é o Chris Tucker e não o Chris Rock.

    ResponderExcluir
  2. nunca pensei nisso!
    Assino essa lista

    Blade Runner, Quinto Elemento, Jogos Vorazes, Matrix, Star Wars e Star Trek são incríveis no geral.

    Como contribuição irei citar personagens que possuem alguma cena legal com a roupa.

    Em Contos de Aia, bem... Não exige explicações, né?
    Em Firefly, que possui estilo velho-oeste, há a cena da mecânica Kaylee namorando um vestido de festa da “alta sociedade”, totalmente o oposto da personalidade dela. A relação dela com o vestido mostrou bastante da contradição do mundo.
    Em Farscape, que tem roupas legais, quando a tripulação usa roupas terrestres é muito engraçado. Principalmente a Chiana, que tem um estilo único.
    Em Mad Max, a contradição da roupa de Furiosa com as garotas é incrível. Achei o figurino dela um dos melhores. Mas Mad Max inteiro tem bons estilos de roupas!

    Acho que a personagem Marisa Coulter de His Dark Materials (melhor série de 2020 para mim) é incrível, e sua relação com as roupas trouxe uma discussão sobre sua personalidade importante. A cena dela olhando a professora do outro mundo usando jeans e ela odiando, e a cena dela experimentando uma roupa moderna, é incrível. A roupa reflete muito o mundo distópico e achei esse detalhe na série extremamente bem construído. E no geral todo os outros figurinos da série são bons também.

    E Duna promete ótimos figurinos haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)