Resenha: Meu Querido Abismo, de Raphael Gancz e Mariana Coan

Meu Querido Abismo deve ser uma das coisas mais lindinhas que li esse ano. Ainda que seja um livro do selo infantil da DarkSide, o Caveirinha, acho a proposta válida para todos aqueles que trabalham com criatividade e volta e meia se perguntam se ainda vale à pena martelar teclados, pintar ilustrações e recitar poemas.

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O livro
Em formato paisagem, o livro é inteirinho em preto e branco, simulando as condições de penumbra do oceano conforme avançamos na leitura. Começamos observando o mar de uma certa distância, mas então os autores nos convidam a mergulhar. Usando o oceano como uma forma de trabalhar a questão da consciência e da mente, mergulhamos cada vez mais fundo nas ilustrações e nos textos curtos e cheios de significados.

Resenha: Meu Querido Abismo, de Raphael Gancz e Mariana Coan

O pensamento começa no seco

Muito interessante o livro ser lançado pelo selo infantil, pois ele me fisgou desde o começo. Senti que estabeleci um diálogo com ele sobre a origem das ideias, da criatividade, deste imenso mar de referências que ficam no fundo de nossa mente e que, às vezes, parece inacessível, caótico, submerso. Mas as ideias estão lá. Ideias são imateriais, mas dependem da criatividade de uma pessoa para se desenvolver.

A questão levantada pelos autores é justamente sobre esse mergulho. Onde vamos parar se mergulharmos? Nos oceanos, quanto mais fundo você vai, mais a pressão aumenta, a luz diminui, coisas estranhas começam a surgir. Nossas mentes, como o fundo dos oceanos, está repleta de detritos, de pedaços e porções inteiras de vivências, experiências e sensações armazenadas. A mistura disso tudo em uma mente criativa é capaz de coisas poderosas.

Criatividade não é algo ligado apenas às artes. Sei que a maioria pensa assim, mas não é verdade. Quando os astronautas à bordo da Apollo 13 precisaram reinventar a missão a fim de sobreviver, todo o poder criativo de engenheiros e cientistas em terra começou a trabalhar em saídas para mantê-los vivos. Precisaram colocar um filtro de ar quadrado em um redondo e usaram apenas o que estava à bordo, salvando o ar dos três astronautas. Isso é o uso puro da criatividade.

Algumas pessoas não entendem o poder da arte, nem para que temos aulas de educação artística nas escolas. Pois são essas aulas que vão habilitar nossos cérebros em soluções criativas para problemas complexos, que nos darão a bagagem necessária para enfrentar problemas e criar soluções para eles. Não subestime a pintura a dedo do seu filho na escola, pois há um motivo.

De maneira lúdica e muito poética, os autores nos levam pelas profundezas da mente\oceano com ilustrações belíssimas em preto e branco de seres das profundezas. Quem ler este livro com a garotada encontrará vários peixes estranhos e exóticos que raramente são vistos na superfície. É um livro para degustar aos poucos com os pequenos e até mesmo se você já for uma criança grande de uns 40 anos.

Para realmente pensar...
você não pode ter medo de afundar


O livro vem em capa dura, no formato paisagem, todo em preto e branco com papel encorpado no miolo.

Obra e realidade
Uma vez minha mãe me perguntou de onde eu tiro as ideias para os meus livros e até de alguns dos meus textos. E não sei bem o que eu respondi, porque de fato eu não sei. Eu bebo de tantas fontes diferentes, consumo tanto material diferente e leio sobre tantos assuntos que, em algum momento, essa mistureba vai acabar criando algo. A coisa mais incrível sobre a criatividade é justamente o caldeirão de onde as ideias surgem. Há tantas coisas incríveis que podemos fazer, tantas soluções que podemos criar que fico muito triste ao ver gente desdenhar do trabalho de artistas. Estamos cercadas pelos trabalhos incríveis de milhares de pessoas e desdenhamos como se fosse algo inútil.

Meu Querido Abismo, de Raphael Gancz e Mariana Coan

Raphael Gancz é escritor, nascido no Rio de Janeiro. Publicou o livro de poesia ContraBandos, pela Edith, e a novela Selva, pel’A Oficina do Santo. Teve diversos poemas e contos publicados em antologias no Brasil e no exterior.

Mariana Coan é ilustradora e artista visual. Entre as técnicas que utiliza, estão o desenho, colagem e arte com papel. Colabora, desde 2006, com publicações literárias, animações e diversas revistas de circulação nacional.

PONTOS POSITIVOS
Traços
O tema
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Nenhum!

Título: Meu Querido Abismo
Texto: Raphael Gancz
Ilustradora: Mariana Coan
Editora: DarkSide (selo Caveirinha)
Páginas: 88
Ano de lançamento: 2020
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com um brinde exclusivo!

Avaliação do MS?
Que livro mais lindo! Ahh, como eu queria ter tido livros assim quando era criança. Os autores trataram do assunto com muita senbilidade, com muita doçura e o livro é uma ótima adição à biblioteca da molecadinha. Adultos também vão curtir não apenas pela arte, mas pela profundidade do tema tratado, que é super pertinente. Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 🐡

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)