Resenha: Vida de Gato, de Serge Baeken

Quem tem gato, sabe: tudo o que se refere a eles enche nossos olhos! O celular está lotado de tanta foto do gato, mostramos as fotos para os amigos na primeira oportunidade, conversamos com eles e os mimamos. Com Serge Baeken não foi diferente. Inspirado na sua própria história com os gatos, surge esse quadrinho lindinho, a primeira publicação do autor no Brasil!

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O quadrinho
Serge sempre amou gatos, assim esse quadrinho tem um tom autobiográfico e bastante pessoal para o autor, que teve a companhia de seu gato, Mascavo, em vários momentos da vida. O gatinho acompanhou Serge por nada menos que 18 anos antes de virar uma estrelinha. Uma vida bastante longa para os gatos domésticos. O autor nos convida a observar o mundo pela perspectiva dos felinos e suas aventuras.

Resenha: Vida de Gato, de Serge Baeken

Ela é toda em preto e branco e acompanhamos a vida do gato em diferentes momentos, desde o filhotinho arteiro ao gato idoso que se guiava por seus bigodes. São momentos de intimidade de um casal observados do ponto de vista do gato, a chuva forte, o nascimento de um bebê, Serge tentando trabalhar com o gatinho passando por cima de sua mesa. Quem tem gato sabe como é!

As caras e bocas quando comem, quando bocejam, quando se espreguiçam, estão todas bem desenhadas. A forma como os quadrinhos estão conectados foi um exercício interessante de acompanhar e acho que contribuiu para o movimento que o autor queria dar à história através da perspectiva do gato. Talvez com quadros comuns as aventuras não tivessem ficado tão interessantes.

detalhe da arte de Vida de Gato

É um quadrinho melancólico pela falta que o gatinho faz na família quando parte. Quem tem gato tem mil histórias para contar sobre os gatinhos que tem e teve na vida e sabe como é doloroso quando o nosso bichinho se vai. Sabemos que faz parte da vida, mas o gato é parte da nossa família. Sempre vai doer, você sempre vai lembrar.

A edição é em capa dura, lindíssima, com detalhes em bolinhas nas contracapas. Você lê o quadrinho muito rápido, mas fica pensando nos gatos e em como eles fazem parte da nossa história. A tradução ficou por conta de Raquel Mortiz e está ótima.

Obra e realidade
Foi impossível ler e não pensar nos meus gatinhos, os que já partiram e os que ainda estão com gente, aqueles que tiramos da rua e para os quais arrumamos adotantes. Meu primeiro gato foi o Raulzinho, um gato laranja e branco que a mãe rejeitou. Nasceu no sítio de uma colega minha de colégio e ela o levou na minha casa, isso em 1997! Raulzinho virou uma estrelinha em 2013. Já estava cego, tinha tido AVC, era hipertenso. Viveu bem, chegou a pegar uma época bastante difícil de nossas vidas, mas nunca, nem por um segundo, pensamos em nos desfazer dos gatos. Não se desfaz da família só porque a gente está passando por dificuldade.

Raulzinho descobriu, uma época, como entrar no forro da casa onde eu morava na época. O problema é que ele não sabia voltar, então minha mãe tinha que subir numa escada, abrir a tampa do alçapão do forro e puxar o gato de lá. Ah, e teve a vez em que ele enfiou a cara num saco de carvão no quintal e ficou sem entender porque minha mãe e eu rimos por uns bons cinco minutos da cara dele. Nessa época nós tínhamos também o Kiko, um gatinho preto e persa que a criadora alegou não conseguir vender por ser preto e nos deu. O Kiko adorava brincar com uma bola com guizo pela casa, às três da manhã!

Raulzinho, Kiko, Givanildo, Nina, Miúdo, Caramelo, Champanhe, Orange, Pingo, Negão, Feyre, Risquinha, Pretinha, Zangada, Jade, Mustache, Cavanha... esses são alguns dos gatos que tive em casa ou que castrei e dei para adoção e hoje estão alegrando as vidas de algum afortunado. Sem contar os gatos ferais que alimentamos todos os dias na vizinhança. Gatos fazem parte da minha vida há tanto tempo que não sei mais viver sem eles.

Serge Baeken

Serge Baeken é um artista gráfico, ilustrador e cartunista belga.

Leia também: Conheça Serge Baeken, autor de Vida de Gato

PONTOS POSITIVOS
Linda demais!
Gatos!
Muitos gatos!
PONTOS NEGATIVOS

Preço

Título: Vida de Gato
Título original: Sugar: leven als kat
Autor: Serge Baeken
Tradutora: Raquel Moritz
Editora: DarkSide (selo Graphic Novel)
Ano: 2020
Páginas: 88
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com brinde exclusivo!

Avaliação do MS?
Difícil não sentir as lágrimas surgirem quando falo nos meus gatos. É aquela coisa que eu já disse lá em cima, quem tem gato sabe o quanto eles são importantes para nós. Estou tão acostumada a dormir com a minha Nina na ponta da cama que eu sinto quando ela não está no seu cantinho. Às vezes ela ronca tão alto que eu tenho que dar um toquinho nela com o pé! Esse quadrinho é para todos os apaixonados por gatos celebrarem sua existência! Quatro aliens para o quadrinho e uma forte recomendação para você ler também!



Até mais! 🐈

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)