Resenha: Vida de Gato, de Serge Baeken

Quem tem gato, sabe: tudo o que se refere a eles enche nossos olhos! O celular está lotado de tanta foto do gato, mostramos as fotos para os amigos na primeira oportunidade, conversamos com eles e os mimamos. Com Serge Baeken não foi diferente. Inspirado na sua própria história com os gatos, surge esse quadrinho lindinho, a primeira publicação do autor no Brasil!



Parceria Momentum Saga e
editora DarkSide


O quadrinho
Serge sempre amou gatos, assim esse quadrinho tem um tom autobiográfico e bastante pessoal para o autor, que teve a companhia de seu gato, Mascavo, em vários momentos da vida. O gatinho acompanhou Serge por nada menos que 18 anos antes de virar uma estrelinha. Uma vida bastante longa para os gatos domésticos. O autor nos convida a observar o mundo pela perspectiva dos felinos e suas aventuras.

Resenha: Vida de Gato, de Serge Baeken

Ela é toda em preto e branco e acompanhamos a vida do gato em diferentes momentos, desde o filhotinho arteiro ao gato idoso que se guiava por seus bigodes. São momentos de intimidade de um casal observados do ponto de vista do gato, a chuva forte, o nascimento de um bebê, Serge tentando trabalhar com o gatinho passando por cima de sua mesa. Quem tem gato sabe como é!

As caras e bocas quando comem, quando bocejam, quando se espreguiçam, estão todas bem desenhadas. A forma como os quadrinhos estão conectados foi um exercício interessante de acompanhar e acho que contribuiu para o movimento que o autor queria dar à história através da perspectiva do gato. Talvez com quadros comuns as aventuras não tivessem ficado tão interessantes.

detalhe da arte de Vida de Gato

√Č um quadrinho melanc√≥lico pela falta que o gatinho faz na fam√≠lia quando parte. Quem tem gato tem mil hist√≥rias para contar sobre os gatinhos que tem e teve na vida e sabe como √© doloroso quando o nosso bichinho se vai. Sabemos que faz parte da vida, mas o gato √© parte da nossa fam√≠lia. Sempre vai doer, voc√™ sempre vai lembrar.

A edição é em capa dura, lindíssima, com detalhes em bolinhas nas contracapas. Você lê o quadrinho muito rápido, mas fica pensando nos gatos e em como eles fazem parte da nossa história. A tradução ficou por conta de Raquel Mortiz e está ótima.


Ficção e realidade
Foi impossível ler e não pensar nos meus gatinhos, os que já partiram e os que ainda estão com gente, aqueles que tiramos da rua e para os quais arrumamos adotantes. Meu primeiro gato foi o Raulzinho, um gato laranja e branco que a mãe rejeitou. Nasceu no sítio de uma colega minha de colégio e ela o levou na minha casa, isso em 1997! Raulzinho virou uma estrelinha em 2013. Já estava cego, tinha tido AVC, era hipertenso. Viveu bem, chegou a pegar uma época bastante difícil de nossas vidas, mas nunca, nem por um segundo, pensamos em nos desfazer dos gatos. Não se desfaz da família só porque a gente está passando por dificuldade.

Raulzinho descobriu, uma época, como entrar no forro da casa onde eu morava na época. O problema é que ele não sabia voltar, então minha mãe tinha que subir numa escada, abrir a tampa do alçapão do forro e puxar o gato de lá. Ah, e teve a vez em que ele enfiou a cara num saco de carvão no quintal e ficou sem entender porque minha mãe e eu rimos por uns bons cinco minutos da cara dele. Nessa época nós tínhamos também o Kiko, um gatinho preto e persa que a criadora alegou não conseguir vender por ser preto e nos deu. O Kiko adorava brincar com uma bola com guizo pela casa, às três da manhã!

Raulzinho, Kiko, Givanildo, Nina, Mi√ļdo, Caramelo, Champanhe, Orange, Pingo, Neg√£o, Feyre, Risquinha, Pretinha, Zangada, Jade, Mustache, Cavanha... esses s√£o alguns dos gatos que tive em casa ou que castrei e dei para ado√ß√£o e hoje est√£o alegrando as vidas de algum afortunado. Sem contar os gatos ferais que alimentamos todos os dias na vizinhan√ßa. Gatos fazem parte da minha vida h√° tanto tempo que n√£o sei mais viver sem eles.

Serge Baeken

Serge Baeken é um artista gráfico, ilustrador e cartunista belga.

Leia também: Conheça Serge Baeken, autor de Vida de Gato

Pontos positivos
Linda demais!
Gatos!
Muitos gatos!
Pontos negativos

Preço

Título: Vida de Gato
Título original: Sugar: leven als kat
Autor: Serge Baeken
Tradutora: Raquel Moritz
Editora: DarkSide (selo Graphic Novel)
Ano: 2020
P√°ginas: 88
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com brinde exclusivo!


Avaliação do MS?
Dif√≠cil n√£o sentir as l√°grimas surgirem quando falo nos meus gatos. √Č aquela coisa que eu j√° disse l√° em cima, quem tem gato sabe o quanto eles s√£o importantes para n√≥s. Estou t√£o acostumada a dormir com a minha Nina na ponta da cama que eu sinto quando ela n√£o est√° no seu cantinho. √Äs vezes ela ronca t√£o alto que eu tenho que dar um toquinho nela com o p√©! Esse quadrinho √© para todos os apaixonados por gatos celebrarem sua exist√™ncia! Quatro aliens para o quadrinho e uma forte recomenda√ß√£o para voc√™ ler tamb√©m!


At√© mais! ūüźą


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Coment√°rios an√īnimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreens√≠veis ou com ofensas ser√£o exclu√≠dos.

O mesmo vale para coment√°rios:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavr√Ķes e palavras de baixo cal√£o;
- reaças.

A √°rea de coment√°rios n√£o √© a casa da m√£e Joana, ent√£o tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora n√£o se responsabiliza por opini√Ķes emitidas nos coment√°rios. Essas opini√Ķes n√£o refletem necessariamente as da autoria do blog.