Novo Kindle 10ª geração: primeiras impressões

Ano passado tive a oportunidade de trocar meu Kindle da 7ª geração pelo da 10ª geração e venho usando nos últimos meses, estando bastante satisfeita com o dispositivo. Desde que ganhei meu primeiro Kindle lá em 2013, minhas leituras chegaram a triplicar no ano seguinte e pude ser bem mais seletiva na compra de livros físicos. Não tenho nenhum favorito - livro físico ou ebook - pois o que me interessa é a leitura e o formato é só um detalhe. Se você está na dúvida sobre a compra de um e-reader, então esse post pode te ajudar a ver as vantagens.

Novo Kindle 10ª geração: primeiras impressões



Leia também:
E-reader ou tablet: o que é melhor para leitura?
Lendo ebooks da Amazon sem Kindle


Minha história com o Kindle
Meu primeiro Kindle chegou em 2013. Foi a última versão com botões laterais para virar páginas e a parte de trás emborrachada, que era ótimo para segurar. Se em 2012 eu tinha lido 30 livros, em 2013 eu li 76. Um salto imenso e ainda economizei muito nas leituras, comprando o livro físico apenas daqueles que eu realmente precisava ter. Ainda tenho muito medo de tirar o Kindle de casa e acabo lendo pelo app do celular. Se eu viajo, levo na bagagem e é muito útil ter a companhia do dispositivo, já que ele foi feito única e exclusivamente para leitura.

Troquei novamente em 2014 pela versão de 7ª Geração, totalmente touch, sem botões de navegação, o que eu estranhei bastante. Fiquei bastante tempo com ele, mas não era muito confortável. Apesar de ser mais leve que o anterior, este tinha uma tela bem funda e às vezes era difícil manusear. Conforme os anos passaram, a tela de e-ink começou a esvanecer e já estava bem difícil ler nele. Tinha chegado a hora de trocar.


Novo Kindle 10ª geração
Existem três modelos de Kindle à venda atualmente: o Novo Kindle 10ª geração, modelo básico, o Kindle Paperwhite, intermediário e à prova d'água e o Kindle Oasis, modelo top com muitos luxos exclusivos (mas que custa menos que um celular de modelo intermediário) e é também à prova d'água. Mesmo para uma leitora voraz como eu, o Novo Kindle me supre plenamente.

Com um grande desconto na Amazon, consegui trocar meu Kindle 7 pelo dispositivo de 10ª geração. Agora você tem a opção de comprar o dispositivo na cor branca, algo que não existia antes. Adoro acessórios como celular e tablets dessa cor, então foi a minha escolha. A principal vantagem em relação aos aparelhos anteriores: na versão básica eles agora contam com retroiluminação, como o Kindle Paperwhite sempre teve. É muito útil poder ler no escuro, sem que sua luz incomode ninguém, ou em um ônibus de viagem. A diferença é que o Paperwhite tem 5 LEDs, ao invés de 4 do Novo Kindle e tem o dobro da memória. O Novo Kindle tem 4GB de espaço, mas cabe muita coisa nele. A resolução da tela do Paperwhite, 300 dpi, é mais que o dobro do Novo Kindle, de apenas 167 ppi. Se for apenas para texto corrido, isso não afeta a leitura, mas pode afetar se for quadrinhos e mangás.

Ele é muito leve, fácil de segurar na mão e de ler por horas sem parar. A iluminação da tela é tão forte que mesmo no escuro eu abaixo um pouco para não iluminar o quarto inteiro. Notei algumas diferenças de interface, como o ato de grifar alguma frase. Antes ele selecionava e escurecia a frase a ser destacada, hoje ele sublinha e só depois marca a frase.

Novo Kindle 10ª geração: interface

Na verdade, pouca coisa mudou na interface do Novo Kindle. Existem mais ajustes, como o da iluminação e ajustes de página com mais perfis. Assim você personaliza melhor para o seu gosto e para a sua vista e lê com mais conforto. Notei uma melhora significativa na virada de páginas e na forma como ele reage ao toque. No dispositivo anterior, sentia que era mais lento, como se carregasse os ebooks nas costas. A 10ª geração está mais robusta, mais rápida e responsiva, muito mais atraente para quem não pode arcar com um modelo mais caro.

A autonomia da bateria diminuiu um pouco por conta da iluminação, porém continua durando semanas, um ponto mais que positivo se formos pensar em tablets e celulares que precisam de recarga diária. Sua leitura não vai acabar no meio por falta de bateria, ela continua bastante longeva. A retroiluminação não cansa a vista, por incrível que pareça. A leitura continua confortável e sem reflexos.


Capa
Junto do meu dispositivo, comprei junto uma capa oficial do Kindle, igualzinha à essa da imagem abaixo. Ela é em tecido rústico, mas macia e emborrachada por dentro, dando uma boa pegada para ler. Na capa vem um sensor que liga e desliga o dispositivo, deixando-o pronto para ler assim que você o abre. Quando você fecha, a tela desliga e os imãs dentro da capa a mantém no lugar. É muito útil, firme e protege bem o aparelho.

Novo Kindle 10ª geração: capa

Mas senti que deixa o aparelho mais pesado também. Para pessoas com deficiência ou problemas de mobilidade acredito que seja melhor ler o dispositivo sem a capa. O Novo Kindle tem 161 g e a capa tem 122 g, ou seja, juntos eles pesam 283 g. Tem outro ponto negativo que é o preço: 89 reais. Elas estão disponíveis em apenas quatro cores, preto, branco, azul e vermelho. Quem quiser capas mais bonitas, terá que procurar outra marca. As capas ficam mais caras conforme o modelo de Kindle muda. A do Kindle Oasis, por exemplo, é 169 reais.


E aí, vale à pena?
Vale! Se você lê muito, precisa de um dispositivo dedicado, quer pagar um preço justo com um retorno rápido, então você pode investir em um Kindle. O Novo Kindle 10ª geração sai por 399 reais na Amazon (mas na Black Friday você pode conseguir um desconto de até 100 reais!) nas cores branca e preta. A entrega foi muito rápida e a garantia é de um ano.

E aí, se animou? Bora ler mais esse ano? O Kindle vai te ajudar!

Até mais! 📖


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. comprei um recentemente!
    mas numa promoção em uma outra loja, e chegou super rápido.
    estava sem espaço para livros físicos aqui, rsrs

    acredito que logo logo o preço dele se pagará, já que um kindle é bem mais barato.

    Pensei em ter o kindle unlimited, mas no teste que usei não achei tanta coisa... Muito livro "erótico", rsrs, ou mais antigos que eu já havia lido. Os principais na minha meta de leitura infelizmente não estão no serviço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)