Resenha: Mortina e o primo insuportável, de Barbara Cantini

Nossa menininha zumbi mais linda dos quadrinhos está de volta! A criação da quadrinista italiana Barbara Cantina conquistou os corações zumbificados da audiência brasileira e a Companhia das Letrinhas logo trouxe o segundo volume. Desta vez Mortina vai ter que aguentar um primo chato de galocha enquanto tenta resolver um mistério!




Parceria Momentum Saga e
Companhia das Letrinhas


O livro
Mortina e seu galgo albino Tristão estão no Palacete Decrépito em um dia de chuva. Não tem muito o que fazer naquele dia e Mortina sente falta de seus amiguinhos do vilarejo de Logo Ali. Sua tia, Fafá Lecida, está com mania de jardinagem agora e mal sai da estufa. Sentindo-se sozinha, assim que a campainha toca, Mortina sai desembestada até a porta, esperando ser um de seus amiguinhos. Mas não é!

Resenha: Mortina e o primo insuportável, de Barbara Cantini

Na porta está um tal de Dondoco, um primo insuportável de chato, convidado pela tia Fafá Lecida para um jantar surpresa. Ahh, não, que Mortina vai ter que aguentar aquele chato que já sai botando defeito no palacete inteiro! Tia Fafá enlouqueceu de chamar esse mala para cá? Assim que a campainha toca de novo, Mortina se alegra ao ver seus amiguinhos chegando, um por um. Mortina fica feliz demais de ver seus coleguinhas, todos eles segurando um convite na mão.

Mas... que jantar misterioso é esse? Não tem nada pronto, a mesa não está posta. Tia Fafá Lecida nem disse nada ou preparou a casa. Aliás... CADÊ a tia Fafá? Começa então um mistério muito do misterioso que apenas Mortina, Trisão e seus imbatíveis coleguinhas poderão resolver!

Não é só a qualidade da historinha e do traço que é fofo demais, mas o nível de detalhes nas páginas é maravilhoso. Você se perde nos quadros nas paredes, na aranha tecendo sua teia no cantinho, no morceguinho dormindo pendurado no batente da porta, no livro na prateleira. É um traço fofo demais! Mortina poderia muito bem ser parente da família Addams, quem sabe a parte italiana do clã??

Convido vossa senhoria para um jantar-surpresa.

As cores são também lindíssimas. Ainda que tenha a morbidez de ser uma menina zumbi, os quadrinhos são divertidos, coloridos, dinâmicos e você vai querer ler mais de uma vez. Aliás, faça isso e volte ao começo para captar tudo o que possa ter perdido da primeira vez!

Não encontrei problemas de revisão ou de tradução, que ficou na mão de Eduardo Brandão, também tradutor do primeiro volume. A edição vem em capa dura com impressão de alta qualidade e papel encorpado no miolo.


Ficção e realidade
A maior lição de Mortina, sem dúvida, é de como podemos aceitar e conviver com o que é diferente. Barbara apenas usou uma criança zumbi para ilustrar como as crianças podem se relacionar super bem com o que adultos muitas vezes não conseguem. Ninguém nasce odiando, portanto podemos aprender a amar e a aceitar os outros da mesma forma. Os adultos também ganhariam muito em ler obras como a Mortina para as crianças, já que muitos parecem lutar contra a diversidade, quanto deveria aceitar e respeitar o outro, né?

Barbara Cantini

Barbara Cantini é uma ilustradora italiana de livros infantis e jovens adultos. Formada em animação, trabalhou com desenhos animados em vários canais de TV, incluindo a RAI TV. Mora na Toscana com o marido, dois filhos, quatro gatos e um hamster.


Pontos positivos
Capa dura
Mortina e Dondoco
Muito fofo!
Pontos negativos

Acaba rápido!
Preço

Título: Mortina e o primo insuportável
Título original em italiano: Mortina e l'odioso cugino
Autora: Barbara Cantini
Tradutor: Eduardo Brandão
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 48
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon


Avaliação do MS?
Amei Mortina, sua tia Fafá Lecida e o galgo Tristão! Até Dondoco, viu? Ele pode ser chato, mas sua chatice terá um papel muito importante no quadrinho! É mais um daqueles quadrinhos que eu queria ter tido quando criança. Uma historinha lindinha de aceitação e amizade. Cinco aliens para Mortina e uma forte indicação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! 🎃


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)