Resenha: Objetos sobrenaturais, de Stacey Graham

Já sentiu que alguém ou alguma coisa te observava em um quarto vazio? Ouviu ruídos estranhos pela casa, durante a noite, sabendo que todo mundo estava em suas devidas camas? Ouviu "causos" sobre bonecas que se moveram sozinhas, prédios sem andares inteiros, ou navios e casas assombradas? Pois Stacey ouviu e viu tudo isso e ainda compilou em um ótimo livro!

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O livro
Todo mundo já ouviu alguma história, um causo, uma lenda, de bonecas demoníacas, casas mal assombradas, e coisas do gênero, certo? Na minha época de escola dizia-se que a boneca da Xuxa matou uma criança porque o demônio possuiu a boneca depois que tocaram o vinil ao contrário! Sem contar os jornais sensacionalistas que espalhavam histórias de bebês-diabo e coisas do tipo por aí. E tinha gente assustada de verdade com isso, pois eu lembro o fuzuê na escola quando a história da boneca saiu se espalhando!

Resenha: Objetos sobrenaturais, de Stacey Graham

Foi pensando em todos esses rumores e casos que Stacey escreveu Objetos Sobrenaturais, mas o livro vai além dos objetos, pois também fala de lugares como o letreiro de Hollywood, assombrado por uma atriz que se suicidou ou navios fantasmagóricos. Mesmo para um tema tão sombrio, curti muito a forma como a autora escreveu com leveza, o que torna a leitura muito agradável, você acreditando ou não nas histórias.

O livro começa com uma introdução, contanto como que objetos sobrenaturais entram em nossas casas e em nossas vidas. As famosas vendas de garagem dos Estados Unidos, por exemplo, são um ótimo lugar para encontrar coisas estranhas com legados esquisitos por aí. Ela também explica como que um objeto vira algo sobrenatural pela simples transferência de "energia" para ele, onde seu resíduo acaba afetando aqueles que são mais sensíveis a ele.

Somos atraídas pelo desconhecido desde que a raça humana começou a olhar para o céu em busca de respostas. É natural que os fenômenos inexplicáveis fossem dotados de uma carga sobrenatural, que fenômenos naturais fossem vistos com um misto de assombro e admiração. O ser humano pode usar smartphones e mandar sondas para a Lua, mas ainda se assusta com o escuro e com os trovões súbitos. Um evento que ele não consiga explicar e tá criada a lenda em cima de qualquer coisa.

Passando pelas formas de se identificar uma assombração, tipos de fantasmas e até como investigar esses fenômenos (caso você tenha coragem), o livro faz um bom apanhado sobre como a coisa toda funciona até entrar no assunto dos objetos. Talvez as bonecas sejam os objetos mais amaldiçoados do planeta. De Annabelle a Chucky, temos vários exemplos de bonecos fofos que se manisfestaram de forma mortal contra seus donos.

Por que os vivos são atraídos por histórias de fantasmas com objetos sobrenaturais? Porque somos curiosos. Não apenas sobre o que acontece depois da morte, mas também para responder ao verdadeiro mistério - por que um objeto se torna sobrenatural.

Página 13

Ossos, bonecas, navios, casas, cidades, hotéis, maldições, tudo bem escrito e descrito, num tom leve e divertido, como se você estivesse batendo um papo com a autora. O livro ainda é acompanhado de várias ilustrações e fotos, com a arte gráfica linda de morrer da DarkSide no miolo. Além de uma introdução feita pela autora, há também uma bibliografia para se consultar caso você queira (e tenha coragem) de saber mais.

O livro vem em capa dura, com fitinha marca páginas. Tem alguns problemas de revisão, como palavras faltando ou sobrando. O livro também menciona a rainha Isabel I, mas passou batido na revisão que no Brasil nós chamamos as duas rainhas de Elizabeth I e II e em Portugal ela é chamada de Isabel. A tradução ficou na mão de Eduardo Alves e está ótima.


Obra e realidade
Se você é fã da série Supernatural deve saber que sal e ferro protege contra uma porrada de coisa, certo? Quantas vezes nossos caçadores foram salvos por projéteis cheios de sal e barras de ferro, não é mesmo? Mas você sabe de onde vem esse costume? Não se preocupe, Stacey explica no livro. Há varias curiosidades do cotidiano que me pegaram de surpresa, como a presença da ferradura sobre as portas. Ela não serve apenas para dar sorte, mas o ferro impede as assombrações de entrar. Taí um livro de cabeceira para todo caçador de criaturas sobrenaturais!

Stacey Graham

Stacey Graham é uma escritora e agente literária norte-americana.

Pontos positivos
Bem escrito
Bem pesquisado
Imagens
Pontos negativos

Problemas de revisão


Título: Objetos sobrenaturais
Título original em inglês: Haunted Stuff: Demonic Dolls, Screaming Skulls & Other Creepy Collectibles
Autora: Stacey Graham
Tradutora: Eduardo Alves
Editora: DarkSide
Páginas: 224
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com brinde exclusivo

Avaliação do MS?
Indico este livro para céticos, não-céticos, curiosos e amantes da leitura. Conhecer mais sobre lendas assombradas e tradições milenares também é uma forma de conhecer mais sobre a nossa própria história e porque fazemos as coisas que fazemos. Foi uma leitura divertida e muito proveitosa. Quatro aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!


MUITO BOM!

Até mais! 👻

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)