Resenha: Laura & Dino, de Alberto Montt

Dei altas risadas deste lindinho quadrinho de Montt. Ele é uma coleção de tirinhas de Laura e seu dinossauro de estimação, também conhecido como seu Pai! Montt usa o humor e sua figura dinossáurica para falar dos desafios da paternidade e como mães e pais às vezes possuem mais dúvidas e incertezas do que seus pequenos.


Parceria Momentum Saga e Editora SESI-SP


O quadrinho
O que temos neste livro é uma coletânea com algumas das melhores tirinhas de Laura e seu dinossauro de estimação. Dedicado à inocência da própria filha, Alberto se coloca no papel do dinossauro, fazendo uma alusão à sua antiguidade frente à juventude da menina. Dotada de uma intensa perspicácia, Laura deixa seu pai sem respostas várias vezes com suas inquietações, suas dúvidas e comentários, que é quando ele de fato se sente "velho".

Resenha: Laura & Dino, de Alberto Montt

Ninguém compreende o que é carência até que lhe tirem os carboidratos.

Com uma tirinha por página, temos muito conteúdo inusitado entre esses dois, como quando ela pergunta ao pai que está lendo uma historinha para ela na cama se colocavam fraldas na Bela Adormecida. Ou quando ele reclama da bagunça dos brinquedos, Laura responde que eles estão arrumados com um critério diferente do dele. São vários os momentos hilários em que Montt se pega em dúvida de si mesmo diante da genialidade da menina.

Com um traço fofíssimo, Montt ilustra momento em casa, ao ar livre, momento de brincadeiras, de machucados, todos aqueles pequenos pedaços do dia em que passa na companhia da filha. Ele agora entende o que seus pais passaram quando ele próprio era criança. O dinossauro pode até ser velho, mas não devemos esquecer que os dinos foram animais extremamente bem-sucedidos na história da Terra!

detalhe de Laura & Dino

Eu ri alto em várias páginas com as tiradas sarcásticas de ambos. Eles até parecem uma dupla dinâmica e não pai e filha! São dilemas relacionados à alimentação, a relacionamentos, à disciplina, tudo com bom-humor e lindos quadrinhos bem coloridos e diagramados. Você pode até não ter filhos, mas vai rir feito besta com as tirinhas de Montt.

De forma leve, ele mostra que mesmo os adultos possuem dúvidas e inquietações e que não têm todas as respostas feitas por seus pequenos. A questão é saber como respondê-las sem deixá-los confusos ou sem resposta. Sei que não é fácil, já trabalhei com crianças e adolescentes de várias idades, mas há sim saída! Uma delas é usar o bom humor e a inteligência, como o Dino faz várias vezes com a filha.

A edição vem em capa encorpada, papel nobre, impressão de alta qualidade e com tradução de Zé Oliboni.


Ficção e realidade
Mesmo não tendo filhos, eu me diverti muito com as tirinhas de Montt e sua jornada para conviver e compreender sua filha, tão mordaz em vários momentos. Houve quadrinhos que me fizeram lembrar de como minha mãe passava (e ainda passa) um dobrado com as minhas falas e inquietações irritantes. Não como não se colocar no lugar dessa dupla, já que os relacionamentos humanos são complexos e cheios de camadas. O que o dinossauro mostra é que uma criança pode deixar um adulto completamente sem ação com uma simples pergunta

Alberto Montt

Alberto Montt é um artista plástico e quadrinista chileno, um dos mais importantes artistas da América Latina. Ficou conhecido por seu blog Dosis diarias, onde publicou tirinhas bem-humoradas diariamente desde 2006.

Se você é cheio de doçura por dentro, a vida lhe trata como uma pinhata.

Pontos positivos
Cores
Laura
Dinossauro
Pontos negativos

Acaba logo!

Título: Laura & Dino
Título original em espanhol: Lara y Dino
Autor: Alberto Montt
Tradutora: Zé Oliboni
Editora: Sesi-SP
Páginas: 110
Ano de lançamento: 2018
Onde comprar: na Amazon

Avaliação do MS?
Um quadrinho delicioso, bem-humorado, com um projeto gráfico lindíssimo e que vai agradar à todas as crianças de 0 a 120 anos. Um ótimo presente de aniversário, seja pra você ou pra qualquer criança. Se joga nas tirinhas de Montt e sua dinossáurica persona. Cinco aliens para Laura & Dino e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Grawrrrnnnnn! 🦖

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Eu sigo o blog do Alberto Montt , gosto muito das tirinhas com humor ácido , trocadilhos, dos personagens recorrentes e aquelas em que aparecem Laura e Dino me fazem oscilar entre gargalhadas e ternura, pois convivo com crianças pequenas e já ouvi muitas tiradas infantis.. Ou seja, já convivi com muitas Lauras, ehehe.
    Fiquei contente em saber que existe este livro com estes personagens, muito legal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)