Resenha: 50 ideias da astronomia que você precisa conhecer, de Giles Sparrow

Esse é mais um daqueles livros que a gente deve manter sempre à mão para uma consulta rápida. A coleção tem títulos como astronomia, química, filosofia e psicologia e é um grande aliado da pesquisa para qualquer estudante, professora, jornalista e escritora que precise de um tira-teima rapidão em algum assunto de astronomia. É também um apanhado geral da história e evolução da astronomia e astrofísica, com o trabalho de alguns de seus maiores representantes bem pontuado.



Parceria Momentum Saga e
editora Planeta


O livro
Começando com o nosso lugar no universo e terminando com o destino do universo, o livro não é só para aquela estudante que esteja na reta final do ensino médio ou entrou agora para a faculdade, mas aquela jornalista que precisa de informações sobre determinados conceitos, ou uma escritora que precise entender de determinados termos para seu livro. Ele é um prato cheio para quem curte divulgação científica sem muito blá blá blá. Um ótimo livro para bibliotecas, em especial as escolares.

Resenha: 50 ideias da astronomia que você precisa conhecer, de Giles Sparrow

Os termos muito complicados podem afastar as pessoas da ciência, algumas podem até dizer que não precisam delas e acabam não reconhecendo seu valor. Giles foi bastante didático em suas explicações de termos e fenômenos complicados como estrelas binárias, migração planetária, nucleossíntese, a estrutura das estrelas, e Zona Goldilocks. Como faz muito tempo que estudei física para o vestibular, foi revigorante rever uma série de conceitos e os grandes nomes que ajudaram a impulsionar a ciência, além de estudar coisas mais recentes, como as ondas gravitacionais. O livro tem descobertas e temas recentes, então ele está bem completo.

Considerando que raramente o comportamento dos objetos no céu noturno parece ter um impacto direto sobre a vida humana, pode soar estranho a astronomia alegar ser a mais antiga das ciências. De fato, as raízes da astronomia são anteriores à história registrada - o mapa de estrelas mais antigo conhecido foi pintado nas paredes de uma caverna em Lascaux, na França, em meados da última Idade do Gelo, há uns 17.300 anos.

Introdução

Gosto muito da forma como esses livros de 50 ideias são feitos. Muito rico em informação, no rodapé da página há uma linha do tempo com eventos, fatos e descobertas importantes da astronomia. Cada capítulo é curto, no máximo quatro páginas, mas o autor conseguiu condensar muito bem as informações das mais variadas, tornando o livro também muito abrangente. Além das informações sobre o tópico, cada capítulo contém caixas de informação com termos ou conceitos associados ao tema do capítulo. Em quase todos há ilustrações para ajudar na compreensão.

A narrativa também é muito tranquila de se acompanhar, então qualquer pessoa leiga e curiosa, que curta o assunto e queira descobrir mais vai curtir a leitura. Quando você chega ao final do capítulo há uma ideia condensada sobre o tema, uma linha apenas que explica o que você acabou de ler. É praticamente um guia de sobrevivência para estudantes.

O livro tem capa comum, folhas amarelas e ilustrações em preto e branco. A tradução ficou na mão de Helena Londres e está ótima.


Ficção e realidade
Acho que a ficção científica acabou contribuindo para o meu gosto pela astronomia. E também as aulas de geografia na escola, onde tivemos contato com as imagens das sondas Voyager e a professora nos mostrou imagens em alta resolução (da época) dos planetas do nosso sistema solar. Lembro bem dessa aula e de como ficamos animados e encantados pelas imagens. Teve aluna (eu, cof, cof) perguntando para a professora como ela tinha conseguido as imagens e ela me passou o endereço da NASA para comprar as imagens. Hoje a gente pode acessar o site da NASA, mas devo lembrar que isso era anos 1990. Internet era uma coisa bem distante da nossa realidade ainda.

Giles Sparrow

Giles Sparrow é um astrônomo britânico formado pela University College London e divulgador científico pelo Imperial College. É autor de vários livros de astronomia e astrofísica.

Em uma galáxia espiral, a proporção de matéria escura para matéria luminosa tem um fator próximo a dez. Esse é provavelmente um bom número para a proporção da nossa ignorância em relação ao nosso conhecimento.

Vera Rubin

Pontos positivos
Estrutura das seções
Bem escrito
Bem pesquisado
Pontos negativos

Acaba rápido!
Bem básico


Título: 50 ideias da astronomia que você precisa conhecer
Título original em inglês: 50 Astronomy Ideas You Really Need To Know
Autor: Giles Sparrow
Tradutora: Helena Londres
Editora: Planeta
Páginas: 216
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon


Avaliação do MS?
Adoro livros assim, cheios de conteúdo, com linguagem acessível, ilustrados e com muita informação aproveitável, seja na escola, na faculdade ou em casa mesmo, para quem é mordida pelo bichinho da curiosidade. Mesmo que tenhamos muito conteúdo à disposição na internet, nada substitui um bom livro, em especial locais onde o acesso ainda não é dos melhores. Uma grande aquisição para sua biblioteca! Cinco aliens e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ✩


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.