Resenha: Cães e gatos, de Carlos Ruas

Carlos Ruas é um dos grandes ilustradores brasileiros. Quem não conhece as aventuras de Deus, Jesus e Luci no site Um sábado qualquer? Com muito bom humor e seu traço característico, Carlos mostra em Cães e Gatos seu dia a dia ao lado de seu cãozinho e seu gatinho em situações que todo dono de pet vai reconhecer.



Parceria Momentum Saga e
editora Planeta


O livro
Um sábado qualquer já existia há pelo menos 8 anos quando Carlos Ruas começou com as tirinhas dos pets. E sabemos que a internet ama os animaizinhos e logo as tirinhas se espalharam. Aliando o bom humor e o traço bem conhecido, o ilustrador mostra o dia a dia de um cão e um gato em sua casa, com todas as agruras e fofices que lhes são tão características.

Resenha: Cães e gatos, de Carlos Ruas

Assim surgiu o livro Cães e Gatos, pela editora Planeta, reunindo algumas das melhores tirinhas dessa dupla improvável de heróis. Se bem que por aguentar as presepadas de seus bichinhos, acho que o herói é o Carlos mesmo! Inspirado em uma vida de convivência com os bichinhos, as situações são hilárias, como o cão sismado que está sendo seguido, sendo que é só o seu rabo.

Cães e gatos é uma edição colorida, curtinha, você lê muito rápido. Mas nem por isso não está recheada do conteúdo irônico de Ruas e seus bichos. O cão acha o gato muito mau humorado, enquanto o gato só falta arrancar os pelos de tanta frustração com o comportamento do cão, como o de comer o próprio cocô. Algumas das lições mais engraçadas do gato para o cão é a de ensinar a pedir carinho e quando o gato termina, o cão está esparramado no chão, se entregando completamente. É ou não é assim??

Além das rusgas entre os dois bichinhos, o dono também se vê às voltas com eles, sendo acordado de madrugada para dar comida, encontrando a casa destruída ou vendo o cão se esfregar na lama ou começar a derrubar as coisas se o dono parece imóvel. É, isso me soa muito familiar!

tirinha de cães e gatos onde os dois tentam acordar o dono

Se você tem cão, gato ou ambos, vai se identificar prontamente com as presepadas desses dois na casa. Carlos conseguiu captar muito bem as diferenças entre um e outro. Enquanto o cão faz de tudo pela atenção e abana o rabo, o gato fica na dele, te julgando, apenas observando. Não quer dizer que nenhum dos dois te ame, apenas são formas distintas de dar amor.

O livro é pequeno, menos de 200 páginas, com páginas brancas e impressão colorida. O cão e o gato estão pela edição inteira, comendo as orelhas e lambendo a última página. Depois de uma breve apresentação do autor, duas tirinhas ocupam uma página, em geral. Na última orelha, uma breve biografia do autor. Não há problemas de impressão, revisão ou diagramação no livro.


Ficção e realidade
Uma coisa que Ruas diz no começo é que o cão e o gato são inspirados em vários bichinhos que ele mesmo teve durante a vida e que tanto lhe ensinaram. Unindo suas características, ele criou os dois personagens. Justamente por não terem nome, eles representam cada um dos bichinhos que ocupam nosso coração. Ao longo da vida já tive vários bichos e ainda lembro das características de cada um deles com muito amor e saudade. ♡

Carlos Ruas

Carlos Ruas é um designer gráfico e cartunista brasileiro, conhecido pela webcomic Um Sábado Qualquer. Com formação em desenho industrial, atua profissionalmente em desenho de quadrinhos desde 2010. Recebeu o Troféu HQ Mix na categoria web tira em 2012.


Pontos positivos
Cão
Gato
Colorido
Pontos negativos

Acaba logo!


Título: Cães e gatos
Autor: Carlos Ruas
Editora: Planeta (selo Outro Planeta)
Ano: 2019
Páginas: 176
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Me diverti horrores com Cães e Gatos. Lembro de ter conhecido o trabalho do Ruas por indicação dos meus alunos e desde então virei fã. Você que é fã de quadrinhos, tutora de pets e gosta de dar umas boas e gostosas risadas vai curtir muito esse livrinho. Uma pena que acaba tão rápido! Cinco aliens para Cães e gatos e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! 🐈🐕


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)