Resenha: A Bela e a Adormecida, de Neil Gaiman

Esse deve ser um dos quadrinhos mais lindos que já tive o prazer de ler. Lançado no Brasil em 2015, é uma adaptação e modernização de pelo menos dois contos de fadas que já conhecemos muito bem. Não só é um livro lindamente ilustrado por Chris Rindell como é uma história que mostra que mulheres não precisam de um valente príncipe encantado para fazer qualquer coisa.



Parceria Momentum Saga e
editora Rocco


O livro
Come√ßamos nossa jornada com os an√Ķes, aqueles que j√° conhecemos da hist√≥ria de A Branca de Neve. Eles est√£o em busca de um tecido, o mais fino e nobre, para a confec√ß√£o do vestido de casamento da Rainha. Enquanto est√£o em sua busca, eles ouvem dizer que uma maldi√ß√£o do sono est√° tomando conta do reino e se espalha cada vez mais r√°pido. √Č um sono pesado, as pessoas se mexem ocasionalmente, como fazemos no sono profundo, mas n√£o acordam.

Resenha: A Bela e a Adormecida, de Neil Gaiman

Ao chegarem √† frente da Rainha, os an√Ķes comentam sobre a situa√ß√£o das pessoas e sabem que a Rainha conhece a tal maldi√ß√£o. Decidida a desvendar esse mist√©rio e libertar o povo, a Rainha adia o casamento, se arma e sobe em seu cavalo. O casamento deixa de ocupar sua mente por um momento, j√° que ela se questionava se era mesmo a melhor decis√£o a tomar.

Eles rumam para um lugar de dif√≠cil acesso, de espinhos, armadilhas e muitos perigos. Mas esta Rainha √© destemida, corajosa, e ainda que sinta um temor pelo o que v√™ no rosto da popula√ß√£o adormecida, n√£o vai desistir. Ela √© uma incr√≠vel personagem, √© dif√≠cil n√£o notar a semelhan√ßa com a Branca de Neve, mas esque√ßa a passividade do conto da Disney, essa √© uma mulher destemida. Mas √© tamb√©m uma mulher em d√ļvida, pois sabe que a sociedade, que o reino, esperam que ela se case e tenha herdeiros. Esta √© a melhor decis√£o a se tomar? N√£o h√° outra vida para uma rainha al√©m de produzir herdeiros?

Com um n√ļcleo inteiramente feminino, hero√≠nas e vil√£s est√£o lindamente representadas. A arte de Chris Riddell √© bel√≠ssima. Antes de virar as p√°ginas com detalhes pontuais em dourado, pare e observe a riqueza nas express√Ķes, nas roupas, nos detalhes do cen√°rio e das pessoas. √Č um quadrinho e uma obra de arte impressa, tanto pela qualidade das ilustra√ß√Ķes e do texto como pela capa dura e o papel nobre. A Rocco optou por seguir a edi√ß√£o original gringa e manteve a sobrecapa fina de papel vegetal sobre a capa dura.

detalhe de A Bela e a Adormecida com a rainha acordando em sua cama

Algumas pessoas podem se decepcionar com relação ao romance. Se eu contar a verdade a respeito dele, vou entregar o spoiler. Então aviso apenas que não é bem isso, OK? Acredito que o que vale aqui é a jornada da Rainha mesmo, uma mensagem poderosa para as meninas que se veem presas em uma criação arraigada nos estereótipos de gênero.

O livro em si é lindo demais. A sobrecapa de papel vegetal dá um visual fino e sofisticado à capa dura. Papel nobre e detalhes em dourado bem pontuais pelas páginas. A tradução ficou na mão de Renata Pettengill e está ótima. Não há problemas de revisão ou diagramação.


Ficção e realidade
O que mais gostei da hist√≥ria √© a jornada da Rainha. Sem d√ļvida, ela representa cada mulher que sempre quis mais de sua vida, que pensou o quanto poderia ser diferente se tivesse seguido outro caminho. A Rainha duvida de seu casamento, duvida da jornada que est√° prestes a trilhar e quando v√™ uma oportunidade de adiar a cerimonia para desvendar um mist√©rio, ela logo a pega e se joga na estrada na companhia dos an√Ķes. H√° tantas maneiras de analisar as personagens, que s√≥ lendo mesmo para extrair tudo.

Neil Gaiman

Precisa dizer quem √©? Neil Gaiman √© um escritor e roteirista brit√Ęnico, radicado nos Estados Unidos. Come√ßou a carreira como jornalista. Seu primeiro livro foi uma biografia da banda Duran Duran. Chris Riddell √© um ilustrador brit√Ęnico e escritor ocasional de livros infantis e cartunista pol√≠tico do Observer, que j√° trabalhou com Gaiman em outras obras.


Pontos positivos
A Rainha
Personagens de contos de fada
Construção de mundo
Pontos negativos

Nenhum!


Título: A Bela e a Adormecida
Título original em inglês: The Sleeper and The Spindle
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Chris Riddell
Tradutora: Renata Pettengill
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2015
P√°ginas: 72
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Foi uma incr√≠vel jornada junto da Rainha e de seus amigos an√Ķes. Um quadrinho lindo, rico, bem ilustrado e escrito. √Č uma obra de arte, um conto de fadas moderno e um livro indispens√°vel para os amantes de boas hist√≥rias e quadrinhos. Cinco aliens para A Bela e a Adormecida e uma forte recomenda√ß√£o para voc√™ ler tamb√©m!

MARAVILHOSO!

At√© mais! ūüĆļ


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Coment√°rios an√īnimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreens√≠veis ou com ofensas ser√£o exclu√≠dos.

O mesmo vale para coment√°rios:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavr√Ķes e palavras de baixo cal√£o;
- reaças.

A √°rea de coment√°rios n√£o √© a casa da m√£e Joana, ent√£o tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora n√£o se responsabiliza por opini√Ķes emitidas nos coment√°rios. Essas opini√Ķes n√£o refletem necessariamente as da autoria do blog.