Resenha: O Mundo de Lore Vol.1 - Criaturas Estranhas, de Aaron Mahnke

Eu não sabia bem o que esperar desse livro quando ele chegou. Admito que não conhecia nem o podcast Lore, nem a série da Amazon. Foi pesquisando sobre ele na internet que eu descobri o programa e que existem outros volumes que realmente espero que chegue, pois eu amei o livro. É uma obra para os curiosos, para aqueles que curtem descobrir coisas novas, para aqueles que gostam de causos bizarros!


Parceria Momentum Saga e
editora DarkSide



O livro
Apresentando por Aaron Mahnke, o podcast conta hoje com mais de 180 milhões de reproduções pelo mundo. Pesquisando o folclore sombrio, especialmente do mundo ocidental, o autor busca origens de mitos e práticas bizarras de pessoas assustadas demais com eventos que não podiam explicar. Pessoas que acreditavam ser assombradas por vampiros desenterravam corpos recém-falecidos e buscavam sinais de que ele estava muito preservado e com sangue fresco na boca e no coração. Motivadas pelo medo, elas tomavam a ação para si na tentativa de proteger a comunidade.

Resenha: O Mundo de Lore Vol.1 - Criaturas Estranhas, de Aaron Mahnke

Dividido em cinco capítulos, Aaron explora a variada e criativa gama de seres e criaturas que povoam o imaginário. Começamos por um dos seres mais trabalhados pela ficção especulativa, os vampiros. Avistamentos estranhos, seres aterrorizando florestas, pessoas apavoradas demais para falar, caçadores em busca de criaturas bizarras. Há um que de Supernatural no livro e dá para entender de onde veio a ideia de Caçadores quando lemos Lore.

Temos medo da morte porque ela significa perda de controle, de propósito e de liberdade. A morte, aos olhos de muita gente, nos rouba de nossa identidade e a substitui por finalidade.

Página 43

Gostei muito da forma respeitosa com que Aaron narra os fatos bizarros que encontrou. Ele não tira sarro da lógica de povos antigos que deixavam oferendas para duendes protegerem suas famílias, ele entende o contexto da época e como eventos inexplicáveis poderiam ser profundamente aterrorizantes para aqueles sem nenhum entendimento. Quando não entendemos algo nós a atacamos, numa estratégia de "melhor defesa é o ataque" e por isso havia oferendas, corpos mutilados, mitos e superstições em diversas regiões.

Duendes, vampiros, serpentes marinhas, goblins, wendigos, canibais, lobisomens. Pessoas criaram explicações variadas para uma série de condições, de eventos, mas Aaron nos traz aqueles que não podem ser totalmente explicados. Sabe aquele causo absurdo demais que ninguém até agora conseguiu explicar? É como aquelas histórias do interior que ninguém sabe bem dizer o que aconteceu e fica aquela aura de mistério pairando sobre todos.

Além de trazer a história e a origem de muitos dos seres e mitos que rondam nossas vidas, Aaron sempre traz casos de contato com eles. Pessoas que viveram na época do auge desses acontecimentos, que viram sombras na mata, que foram perseguidas por seres que não conseguem explicar. Como é um programa norte-americano, ele se concentra em casos do Ocidente, relata eventos na época da colonização inglesa, volta à Europa para contar o que povos antigos faziam nas noites escuras. Agora imagina um livro desse retratando o nosso folclore e nossas histórias da roça?

A superstição sempre serviu para responder às nossas perguntas e acalmar nossos medos. Dos bebês trocados na Irlanda aos vampiros da Nova Inglaterra, as histórias que contamos nos ajudam a explicar os mistérios que não entendemos. Isso não é tudo que a superstição faz, eu sei, mas é boa parte de muitos dos exemplos que encontramos. Tememos o desconhecido, e vamos encontrar algo para explicá-lo.

Página 110

Encontrei alguns problemas de tradução e revisão. Picts, por exemplo, é o povo picto, que habitava a Escócia e que aterrorizou o Império Romano. É uma palavra que poderia ter sido traduzida e não foi, o que não faz sentido. Uma letra faltando aqui e ali, nada que de fato atrapalhe a leitura. A tradução ficou na mão de Débora Isidoro e está muito boa. Capa dura, folhas amarelas, ilustrações entre os capítulos e a famosa fitinha para marcar páginas. A capa tem um aspecto desgastado proposital.


Obra e realidade
Um dos grande pavores do ser humano é o desconhecido. Não saber o que nos espera depois da morte (se é que algo nos espera), não saber o que é aquele barulho na madrugada, não saber o que espreita na escuridão. Imagine os seres humanos primitivos testemunhando uma tempestade, com raios cortando as nuvens e trovões retumbando e ecoando em todos os cantos. O que essas mentes assustadas podem ter pensado? Haveria alguém acima das nuvens fazendo isso? Poderia a religião ter começado assim? Quantos nossos mitos e superstições, como bater na madeira, possuem uma rica história mística por trás?

Aaron Mahnke

Aaron Mahnke é o criador, produtor e apresentador do podcast Lore, produtor executivo da série de mesmo nome da Amazon e autor da série de livros O Mundo de Lore. Ele vive em Boston com a esposa e os filhos, onde escreve e grava o podcast em tempo integral.

Pontos positivos
Capa dura
As ilustrações
Bem pesquisado
Pontos negativos

Acaba rápido!
Preço


Título: O Mundo de Lore Vol.1 - Criaturas Estranhas
Título original em inglês: The World of Lore: Monstrous Creatures
Série Lore
1. O Mundo de Lore Vol.1 - Criaturas Estranhas
2. The World of Lore: Wicked Mortals
3. The World of Lore: Dreadful Places
Autor: Aaron Mahnke
Tradutora: Débora Isidoro
Ilustrações: M.S. Corley
Editora: DarkSide
Páginas: 256
Ano de lançamento: 2019
Onde comprar: na Amazon e na loja oficial da editora DarkSide


Avaliação do MS?
Adoro pegar um livro para ler e ser surpreendida por ele. Adoro curiosidades, histórias, relatos e quem curte descobrir coisas novas também vai adorar ler O Mundo de Lore. Com uma edição caprichada, você passeará pela história da humanidade através de alguns de seus mitos mais poderosos. Ansiosa pelo segundo volume! Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais!☠

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Oi Sybylla! Assim como você não sabia de nada sobre o livro quando recebi, até achei ser uma HQ e acabei cometendo uma gafe nos stories hahaha. Mas fui pesquisar e fiquei bastante interessada, ainda mais com sua resenha. Adoro saber mais sobre os mistérios que rondam alguns mitos e tenho certeza que a leitura será um ótimo estudo!
    Beijos Joice
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que vale a pena depois dar uma conferida na série também, pelo menos alguns episódios pra ver se te cativa. É mais ou menos nessa mesma pegada de pegar uma história antiga, explicar o contexto da época e mostrar as possibilidades apontadas pela ciência. A primeira temporada, principalmente, é nesse estilo, a segunda muda um pouco o jeito. Acho que pra tentar atrair um público diferente.
    Sobre o livro nem sabia que tinha sido lançado aqui no Brasil, mas já adicionei na lista da Amazon hahaha
    E ótima resenha, mesmo conhecendo os outros produtos de Lore me deu muita vontade ler logo o livro.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)