Resenha: Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking

O estimado físico Stephen Hawking nos deixou em março de 2018 e estava trabalhando em um novo livro. Tendo ficado incompleto, vários colegas do mundo acadêmico, além da empenhada família Hawking, finalizaram o livro em tempo recorde, que gerou o Breves respostas para grandes questões, trazido para o Brasil pela editora Intrínseca.


Este livro foi uma cortesia da Editora Intrínseca


O livro
Sendo um pop star da divulgação científica, Stephen era constantemente bombardeado com perguntas de todos os tipos por pessoas variadas. De artistas a governantes, a curiosos e estudantes, eles queriam saber suas opiniões sobre tudo: se deus existe, se vamos encontrar vida alienígena e inteligente, se podemos prever o futuro. Tal como um médico sendo bombardeado por perguntas de leigos nas festas, essa era a vida de Stephen. E com seu conhecido bom humor para lidar com tantos temas espinhosos, ele respondia tranquilamente o que achava, sempre se embasando na ciência.

Resenha: Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking

Retiradas de seu arquivo pessoal, as respostas às perguntas mais comuns estavam em processo de elaboração quando ele veio a falecer e foi terminado de maneira colaborativa, com parte das rendas da venda sendo revertidas para a caridade. Com prefácio de Eddie Redmayne, ator que o interpretou no filme A Teoria de Tudo e ganhou o Oscar por sua atuação comovente, o ator relembra como ficou admirado ao conhecer o físico, por sua intensa energia e também pela vulnerabilidade de sua figura.

Perdemos uma mente verdadeiramente bela, um cientista admirável e o homem mais engraçado que já tive o prazer de conhecer.

Eddie Redmayne, no prefácio
Página 11

Kip Thorne, amigo de longa data de Hawking faz a introdução da obra, contando como conheceu o físico e como foi a parceria de trabalho. E ele também comenta sobre o livro e como Stephen respondeu às questões. Elas estão arraigadas profundamente na ciência que ele tanto estudou e inovou, mas estão carregadas com a criatividade e bom humor que tanto o marcavam. De maneira a não ser complicado e indecifrável, o livro traz ciência e filosofia na mesma medida.

As perguntas são:

  • Deus existe?
  • Como tudo começou?
  • Existe outra vida inteligente no universo?
  • Podemos prever o futuro?
  • O que há dentro de um buraco negro?
  • A viagem no tempo é possível?
  • Sobreviveremos na Terra?
  • Deveríamos colonizar o espaço?
  • A inteligência artificial vai nos superar?
  • Como moldaremos o futuro?

Assim como eu, Stephen foi criado para ter uma curiosidade inabalável. Questionador e criativo, os segredos do universo sempre o fascinaram e como cientista ele tentou responder a algumas dessas questões fundamentais. Ele não fornece respostas fáceis ou prontas, mas baseadas naquilo que ele sempre defendeu: a ciência. Podendo não agradar a todo mundo, devemos lembrar que não existem respostas fáceis para as questões mais fundamentais da humanidade e achar que alguém pode fornecê-las é, no mínimo, ser inocente demais.

Ao contrário das leis feitas pelos seres humanos, as leis da natureza não podem ser quebradas - eis por que são tão poderosas e, quando encaradas do ponto de vista religioso, tão controversas.

Página 51

Por não seguir o modelo dos livros anteriores, altamente técnicos, repletos de gráficos, imagens e tabelas, algumas pessoas podem comprar o livro achando que é parecido com estes. Mas sinto que aqui houve uma maior intimidade no contato com os leitores, quase como uma conversa de final de tarde para um chá na casa de Hawking em que começamos a nos perguntar sobre o destino da vida, o universo e tudo mais. Se é um livro técnico que você procura, melhor ler Uma Breve História do Tempo ou O Universo numa casca de noz.

Com tradução de Cássio de Arantes Leite e revisão técnica de Amâncio Friaça, do IAG-USP e ganhador do Prêmio Jabuti, também responsáveis por outros livros do autor, o livro é curto, com menos de 300 páginas, mas muito rico de conteúdo. Encontrei alguns erros de revisão como tiamina no lugar de timina e letras extras ou faltando em algumas palavras. A edição da Intrínseca vem em capa dura com detalhes em prateado e está bem diagramada. A brochura é pintada de preto e o livro conta ainda com fotos de Stephen Hawking, um índice e um posfácio emocionante escrito por Lucy Hawking, filha de Stephen. Difícil é não chorar com as palavras da filha para o pai. Pegue lencinhos. ♡

Leia também: Buracos Negros, de Stephen Hawking

Obra e realidade
Li algumas reclamações sobre o livro tão sem noção que quase pedi desculpas póstumas a Stephen. As pessoas diziam que o livro não tinha o mesmo tom da escrita vista em livros anteriores dele e que "tudo indicava" que o livro tinha sido escrito por outras mãos. Qual parte de "este é um livro póstumo" algumas pessoas não entenderam? Aliás está na nota do editor logo no começo, falando sobre a colaboração entre vários colegas de Stephen para terminar o que ele tinha começado. Se há uma diferença é porque Stephen não estava mais aqui para terminar.


Stephen Hawking foi físico teórico e cosmólogo britânico. Reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século, foi também um divulgador científico e escritor. Seu famoso livro Uma breve história do tempo vendeu cerca de 10 milhões de cópias no mundo todo.

Meu pai nunca desistia, nunca fugia da luta. Com 75 anos, paralisado e incapaz de mover senão alguns músculos faciais, ainda acordava todos os dias, vestia um terno e ia trabalhar. Ele tinha coisas para fazer e não iria deixar que meras trivialidades ficassem no seu caminho.

Posfácio de Lucy Hawking
Página 241

Pontos positivos
Stephen Hawking
Divulgação científica
Bem humorado e bem escrito
Pontos negativos

Erros de revisão
Acaba rápido

Título: Breves respostas para grandes questões
Título original em inglês: Brief answers to the big questions
Autor: Stephen Hawking
Tradutor: Cássio de Arantes Leite
Revisor técnico: Amâncio Friaça
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano de lançamento: 2018
Onde comprar: na Amazon


Avaliação do MS?
É um livro para curiosos e entusiastas da ciência e um livro para quem gosta de debater questões fundamentais. Os admiradores e leitores de longa data de Hawking podem achar que o livro é chover no molhado sobre assuntos que ele já cobriu em outras obras. Discordo; acredito que foi uma maneira descontraída e leve de se discutir questões fundamentais sem soar técnico ou chato demais, sem recorrer a frases e termos complicados. É uma leitura que pode, inclusive, iniciar no universo de Hawking aqueles que estão agora se interessando por seu trabalho. Por isso, leitura fundamental e essencial para você!

Até mais!♡

Seja corajoso, seja curioso, seja determinado, supere as probabilidades. É possível.

Página 45

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)