10 coisas que você não sabia sobre A Chegada

A Chegada (2016) é um dos meus filmes preferidos. Gosto de tudo, de Amy Adams ao idioma dos alienígenas, o cenário, os efeitos especiais, o enredo. Falando de um contato alienígena incomum, o filme é mais do que apenas ensinar o alfabeto para os aliens, é sobre nosso medo do desconhecido, sobre nossa incapacidade de nos comunicar com os outros, apenas porque o idioma é diferente.

10 coisas que você não sabia sobre A Chegada



Leia também:
A Chegada e o medo do outro

Com um orçamento de 47 milhões de dólares, o longa arrecadou mundialmente cerca de 204 milhões. Foi indicado a 8 prêmios da Academia, tendo levado o Oscar de Melhor Edição de Som. Teve a direção de Denis Villeneuve e a atuação de Amy Adams aclamadas pela crítica especializada e pelo público.

10. Ted Chiang
Baseado no conto escrito por Ted Chiang, de 1998, o autor disse que o longa é um dos raros exemplos de bom filme e boa adaptação de uma obra escrita e que "se você for olhar o longo histórico de adaptações da ficção científica, verá que isso é, literalmente, um milagre."


9. 15 Eunomia
A inspiração para a nave dos heptadopes veio do asteroide 15 Eunomia, de 250km de diâmetro, descoberto pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis (1819-92) em 1851. Para o diretor, a estranha forma do asteroide evocaria uma sensação de mistério e ameaça para os alienígenas.


8. Amy Adams
Denis Villeneuve não escolheu nenhuma outra atriz para o papel da Dra. Louise Banks. Amy precisou de apenas um dia para ler o roteiro e aceitar o convite do diretor.


7. Universidade
As cenas de Banks na sala de aula, em seu escritório e na cafeteria foram filmadas na HEC (École des hautes études commerciales de Montréal), da Universidade de Montreal, no Edifício Decelles, no Canadá.


6. Canguru
Louise usa o mito do canguru para convencer o coronel Weber a lhe dar mais tempo para aprender o idioma alienígena. E ela diz no final, para o colega, que a história não é verdade. E não é mesmo. Há sim um mito de que James Cook e Joseph Banks ouviram a palavra dos aborígenes quando apontaram para um canguru, mas o mito foi derrubado nos anos 1970 pelo linguista John B. Haviland. A palavra "gangurru" se refere ao canguru cinza no idioma Guugo Yimithirr. Quando Cook e Banks viajaram para o interior da Austrália, encontraram uma tribo que desconhecia a palavra e eles é que pensaram que a palavra se referia a "animal desconhecido". Tanto que eles passaram a chamar os cavalos de Cook e Banks de "cangurus".


5. Homenagens
Foram feitas algumas breves homenagens a filmes que o diretor Denis Villeneuve gosta muito. O primeiro é Contato (1994). Hokkaido, onde uma das naves alienígenas está parada, é o local da segunda máquina em Contato, aquela por onde a Dra. Arroway viaja. A segunda homenagem é em Montana, onde há outra nave alien, local onde ocorreu o primeiro contato entre humanos e vulcanos, em Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996).


4. Dirty Sci-fi
Villeneuve e o diretor de fotografia, Bradford Young, queriam que o filme passasse aquela impressão de acontecer em uma terça-feira de manhã, de tempo ruim e chuvoso, quando você olha pela janela e vê apenas nuvens. Esse climão chuvoso e enevoado do filme foi apelidado por eles de "dirty sci-fi".


3. Filmagens
Villeneuve demorou para aceitar a direção devido a problemas no roteiro. Tão logo aceitou, as gravações começaram em junho de 2015, assim que Jeremy Renner terminou as gravações de Capitão América: Guerra Civil (2016). Quando terminou as gravações de A Chegada, Villeneuve começou a produção de Blade Runner 2049.


2. Story of Your Life
Este é o título original do conto que inspirou o longa, mas Villeneuve achou que ele passava a impressão de ser uma comédia romântica e não um filme de ficção científica. Isso ficou comprovado com um teste de audiência e assim eles mudaram o título para Arrival.


1. Inspirações
Elefantes, aranhas, baleias e polvos foram usados como fontes de inspiração para criar a aparência dos aliens. O diretor queria que eles tivessem uma grande presença em tela, que aparentassem ser uma grande criatura submarina, mas que também evocassem inteligência. Eles precisavam parecer o mais surreal possível, para fugir da figura humanoide tão comum de aliens da ficção científica.


E você, gosta do filme? Vamos assistir novamente?

Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Amo esse filme. Parabéns pela pesquisa para fazer esse post.

    ResponderExcluir
  2. Realmente não sabia desses fatos. Gostei! Adoro o filme

    ResponderExcluir
  3. Taí um dos maiores desafios ao se retratar aliens inteligentes na ficção, sem evocar o clichê do humanóide.

    ResponderExcluir
  4. Muitos pontos interessantes, dentre os quais gostei bastante sobre o título do conto e da aparência dos aliens! Bem que poderiam fazer versões cinematográficas dos outros contos do mesmo livro; Ted Chiang é excelente contador de estórias!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)