10 coisas que você não sabia sobre Independence Day

Independence Day (1996) é um filme B feito para ter o sucesso de um grande blockbuster nas telonas. Ele estreou nos Estados Unidos no mesmo dia em que seu enredo começa, 2 de julho, e conta como a raça humana se uniu para repelir a ameaça alienígena, todos liderados pelos norte-americanos.

10 coisas que você não sabia sobre Independence Day



Com um tímido orçamento de 75 milhões de dólares, o longa faturou impressionantes 818 milhões mundo a fora e ganhou o status de filme cult aventuresco, ganhando uma sequência em 2016, com mais um terceiro filme previsto.


10. Área 51
Segundo o produtor Dean Devlin, os militares norte-americanos concordaram em auxiliar atores no treinamento e permitir filmagens em algumas de suas bases, mas quando descobriram que o filme mencionava a Área 51, eles desistiram de ajudar. Ainda assim, na cena em que Will Smith entra no vestiário da base de El Toro e vários pilotos estão assistindo TV, aqueles eram pilotos de verdade do Esquadrão de Treinamento FA-18, do Corpo de Fuzileiros Navais.


9. Hiroshima
O discurso inspirador e patriótico dado pelo presidente Whitmore antes da grande batalha contra os alienígenas foi filmada em 6 de agosto de 1995, em frente ao hangar que guardava o Enola Gay, avião que lançou a bomba atômica sobre Hiroshima exatos 50 anos antes. Bizarro.


8. Stargate
Emmerich e Devlin tiveram a ideia para o filme enquanto promoviam seu filme anterior, Stargate (1994) e pelo qual foram processados por um professor egípcio por plágio. Um repórter perguntou a Emmerich por que ele tinha feito um filme com aliens se não acreditava que eles existissem. Ele então respondeu que era fascinado com a ideia de uma chegada alienígena e pediu que o repórter imaginasse como seria acordar um dia e ver naves de quilômetros de largura pairando sobre as metrópoles mundiais. Logo em seguida, ele começou a trabalhar com Devlin no roteiro.


7. 4 semanas e 72 dias
Roland Emmerich e Dean Devlin idealizaram o roteiro em apenas um mês. Ele foi enviado numa quinta-feira para apreciação dos estúdios e começou a receber ofertas na sexta-feira. Na segunda, eles já estavam em pré-produção e levaram apenas 72 dias para terminar as filmagens, algo bem incomum para um grande blockbuster como esse.


6. Casa Branca
A Casa Branca foi feita em maquete a 1/12 e filmada com 12 câmeras em velocidades diferentes para a grande cena da explosão pelo raio alienígena. Já seus cenários internos, salas e corredores foram todos reaproveitados em produções no mesmo ano e no ano seguinte: Meu Querido Presidente (1995), Nixon (1995) e Marte Ataca! (1996).


5. Oscar da Academia
Junto de Anatomia de um Crime (1959), Tempo de Glória (1989), Maré Vermelha (1995) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), Independence Day é um dos poucos filmes que não foi indicado ao Oscar da Academia de Melhor Trilha, mas ganhou um Grammy por Melhor Trilha Sonora com apenas músicas instrumentais. Em geral, os filmes recebem as duas indicações.


4. Will Smith
A famosa cena do personagem de Will Smith, carregando o alienígena desmaiado pelo deserto com seu paraquedas, foi filmada em Utah, no Grande Lago Salgado. Quando ele grita "E que droga de cheiro é esse?!", a frase foi de improviso, pois o lago realmente cheira muito mal. Pequenos crustáceos vivem no lago e quando morrem, vão parar no fundo, que é bem raso, onde se decompõem. Ao chutar o alien, ele arrancou nacos de sal, fazendo o fedor subir imediatamente. Will não sabia que isso ia acontecer.


3. Golfinho
Cerca de um mês após o lançamento do filme, joalherias reportaram um aumento no interesse e na compra de joias com design de golfinho, devido ao anel que o capitão Steven Hiller dá para a namorada, Jasmine, que adorava o bicho.


2. Welcome Wagon
Lembra da cena em que helicópteros são enviados com painéis luminosos acoplados na tentativa de se comunicar com os aliens, chamada de Welcome Wagon? E depois ela é destruída, mostrando as intenções hostis dos visitantes? Pois os moradores do condado de Orange acharam que os helicópteros se tratavam de OVNIs e cerca de 150 ligações foram feitas para a polícia, relatando os avistamentos. Na verdade, o que eles viram foram helicópteros bem terrestres, Sikorsky S-64 Skycranes.


1. O filme foi parar na justiça
Houve uma batalha legal pela posse do título "Independence Day". Em 1983, a Warner Bros lançou um filme com esse nome, sobre um artista que vivia em uma cidade pequena. A bilheteria foi de míseros 150 mil dólares. Apesar disso, a Warner era a detentora dos direitos para o uso do título, o que gerou um problemão para a Fox, Emmerich e Devlin, com um roteiro completamente diferente do filme anterior. A Fox sugeriu que o título fosse abreviado para ID4, ou ainda que se chamasse "Invasion" ou "Sky On Fire". Emmerich e Devlin então adicionaram a famosa frase do presidente Whitmore - "Today we celebrate our Independence Day!" - para convencer a Fox sobre a importância do título. Assim, os advogados do estúdio lutaram por duas semanas para conseguir os direitos da Warner.


Bora assistir de novo?

Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Como sempre, fatos bem interessantes. Já escrevi aqui, mas repito: adoro saber curiosidades de filmes!
    Sybylla, seu blog é um dos meus favoritos e sempre dou um sorriso quando vejo que tem atualização. Sobre o filme: ainda não assisti inteiro, cada vez que ligo a tv e está passando o filme, ou já começou ou está perto do final. Mas ainda vou tomar vergonha na cara e assistir direito.
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaaaaa! 💗

      Fico muito feliz com seus comentários, Mari! Você é de casa.

      Excluir
  2. Coincidência ou não, o começo do filme lembra muito o começo de O fim da infância do Clarke. É um ótimo filme que não merecia aquela continuação horrível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)