Resenha: Minha Vida Fora dos Trilhos, de Clare Vanderpool

Clare Vanderpool fez um sucesso tão grande entre os leitores brasileiros com Em Algum Lugar nas Estrelas que a DarkSide trouxe seu primeiro livro, Minha Vida Fora dos Trilhos! Mais uma linda edição e uma história de descobertas, crescimento e uma filha tentando conhecer melhor seu próprio pai.



Parceria Momentum Saga e
editora DarkSide


O livro
Abilene, 12 anos, está sendo enviada para a pequena cidade de Manifest, no Kansas, por seu pai, Gideon Tucker. Este era um homem que adorava contar histórias, mas que estava muito calado nos últimos dias, especialmente depois que Abilene machucou o joelho e teve uma infecção. Acostumada a seguir o pai pelas ferrovias, onde ele buscava trabalho aqui e ali, Manifest é uma cidade com um passado que pode lhe dizer mais sobre essa misteriosa figura que é seu pai.

Resenha: Minha Vida Fora dos Trilhos, de Clare Vanderpool

A história da cidade e a de Abilene se intercalam com sua narração dos eventos e com recortes de jornais. A história pula de uma época para outra. Por vezes estamos juntas de Abilene, em 1936, por outras estamos no passado, em 1917, auge da Primeira Guerra, entre anúncios de tônicos e elixires e o suplemento de notícias de Hattie Mae.

Gideon a enviou para o pastor Shady Howard, em Manifest, alegando que ela não poderia passar o verão com ele. Nada escapa da atenciosa observação de Abilene ao chegar na cidadezinha. A depressão afetou o lugar, que parece parado no tempo. Enquanto faz amizades na escola, no último dia de aula e observa as casas ao redor, Abilene encontra uma velha caixa de charutos em seu quarto, repleta de pequenos objetos, que parecem não ter ligação e o mais valioso: cartas. Dois amigos se correspondem, Ned e Jinx, em 1917. Começa assim sua caçada ao espião mencionado na carta, um tal de Cascavel, que junto de suas duas novas amigas da escola, Abilene pretende desmascarar.

Eu achava que sabia algumas coisas sobre as pessoas. Tinha até a minha lista de universais. Mas agora estava em dúvida. Talvez o mundo não fosse feito de universais que podiam ser arrumados em pacotinhos perfeitos. Talvez só tivesse pessoas. Pessoas que estavam cansadas, magoadas e sozinhas, da sua própria maneira e no seu próprio tempo.

Página 134

Um dia, Abilene perde sua querida bússola, o objeto que a liga a seu pai e descobre que ela caiu na casa de vidência da Srta. Sadie. Para recuperar sua preciosa bússola, Abilene terá que trabalhar para ela. E é assim que mergulhamos de vez no passado da cidade, no passado das pessoas, algumas tristes demais para continuar vivendo, outras ansiosas demais para que suas vozes fossem ouvidas. O livro é basicamente sobre vozes que ficaram caladas por tempo demais, até a chegada da pequena Abilene.

É difícil você não se apaixonar pelo enredo conforme ele se desenrola. Clare não deixou pontas soltas no livro, por mais que você se pegue pensando o que determinado personagem fazia naquele instante ou porque ela precisou te contar aquele fato. Mesmo aqueles que aparecem pouco foram bem descritos pela autora, estão muito vivos, participando com você de cada momento, enquanto você mergulha nos segredos da cidade. Abilene embarca em uma jornada para salvar sua família, que é seu pai e, por consequência toda a pequena população. É bem interessante ver como Abilene acha que sabe de tudo ao chegar em Manifest, para depois compreender que sabia muito pouco da vida. É uma jornada da heroína, basicamente.

O livro da DarkSide veio no formato da caixa de charutos de Abilene, decisão acertada, já que é a partir dela que mergulhamos na história. Tudo no livro lembra ferrovias, inclusive a tipografia foi muito acertada. E quando pulamos no tempo para as cartas entre Ned e Jinx, a fonte também muda. No final, Clare deixou uma nota, dizendo como que ficção e realidade se misturaram nas páginas. Manifest, por exemplo, é ficcional, mas foi inspirada na cidade de Frontenac, no Kansas. Ela menciona a Lei Seca, que tem grande importância no enredo, os trens de órfãos, pessoas reais que Clare conheceu e o preconceito com imigrantes, já que eles eram a principal mão-de-obra nas minas da região.

O livro tem alguns problemas de revisão, como letras sobrando, mas não atrapalharam o bom andamento da leitura. A tradução foi de Débora Isidoro e está ótima.


Ficção e realidade
Eu já estava apaixonada pelo livro antes de chegar às notas da autora no final. Sempre há muita coisa pessoal quando escrevemos um livro, o que sempre enriquece seu conteúdo. Este é o primeiro livro de Clare e por alguma razão ele me pareceu mais íntimo do que Em Algum Lugar nas Estrelas. Foi como passear por suas memórias, mesmo sabendo que muita coisa ali é ficcional. Você vai rir, vai se entristecer, se apaixonar e vai ser difícil virar a última página.

Clare Vanderpool

Clare Vanderpool é uma escritora norte-americana de livros juvenis e para jovens adultos.

Era interessante juntar fragmentos das histórias que eu tinha escutado da Srta. Sadie. Notar o que mudou e o que continuava igual. Porém, por alguma razão, essas histórias me deixavam triste e muito irritada. Eu me irritava por todo mundo naquela cidade ter uma história para contar. Todo mundo era dono de um pedaço da história daqui. Mas ninguém falava do meu pai.

Página 221

Pontos positivos
Abilene
A vidente
Recortes de jornais
Pontos negativos

Pode ser meio devagar em alguns capítulos

Título: Minha Vida Fora dos Trilhos
Título original: Moon Over Manifest
Autora: Clare Vanderpool
Tradutora: Débora Isidoro
Editora: DarkSide
Páginas: 320
Ano de lançamento: 2017
Onde comprar: na Amazon!


Avaliação do MS?
Esse é um livro que eu espero reler em breve, porque foi uma delícia de ler. Bem escrito, sem nenhuma ponta solta, poucos problemas de revisão e tradução, uma bela capa e trabalho gráfico... Se você gostou de Em Algum Lugar nas Estrelas vai se apaixonar por Abilene e sua busca por conhecer melhor seu pai. Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também.

MARAVILHOSO!

Até mais!🚂


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Acabei de ler uma resenha negativa de dar dó sobre esse livro... Fiquei até sofrendo, resolvi vim aqui caçar a sua e ver se o livro tinha sido essa decepção toda mesmo!!! Ufaaaaaaaaaaaa kkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)