10 coisas que você não sabia sobre O Predador

O Predador é um daqueles filmes que todo mundo reconhece seu protagonista, aquele alienígena marombado que adora caçar seres humanos por esporte. Sem nenhuma intenção de invadir a Terra ou nos dominar, ele nos vê como um ser inferior, algo que serve apenas para a prática de um esporte sanguinário. Quem passa na sua frente, dificilmente consegue sobreviver.


Tendo quase se chamado Hunter, ao invés de The Predator, o longa custou cerca de 15 milhões de dólares, tendo faturado ao todo quase 100 milhões.

10. Desafio
Filmado inteiramente no México, o longa foi um verdadeiro desafio para os atores, com cobras, sanguessugas, mosquitos, alta umidade, calor intenso e terreno irregular. À noite a temperatura baixava demais, especialmente para Arnold Schwarzenegger, por causa da lama que cobria sua pele. Usar aquecedores fazia a lama escorrer de qualquer maneira e para evitar a tremedeira intensa, Arnold ficava bêbado para poder gravar.

9. Jean Claude Van Damme
Jean Claude era o Predador original, mas foi demitido no meio das gravações por reclamar demais do peso da roupa do alienígena e por ser alguém difícil de trabalhar. Isso permitiu um completo redesign da roupa da criatura e a contratação do ator, bailarino e jogador de basquete Kevin Peter Hall, de 2,20m de altura. A roupa do redesign pesava mais de 90kg. Kevin Peter Hall foi também Um Hóspede do Barulho e enquanto estava na série anunciou que tinha contraído o HIV em uma transfusão de sangue após um grave acidente de carro. Ele faleceu em 1991, com pneumonia, com apenas 35 anos de idade.

8. Piada
O conceito original para o filme surgiu, curiosamente, como uma piada da equipe de roteiristas a respeito de outro grande clássico da ficção científica. Alguém comentou que a única pessoa com quem Rocky Balboa não tinha ainda lutado era o ET, de E.T. - O Extraterrestre (1982).

7. Stan Winston
Inicialmente o Predador foi criado por uma empresa de efeitos especiais que o estúdio escolheu para economizar dinheiro. O conceito original era meio lagartoide, com a cabeça que lembrava a de um pato. Quanto Winston foi trazido para redesenhar a coisa toda, por 1,5 milhão de dólares, a cena final precisou ser refeita. A criatura tinha quase 3 metros de altura, enquanto Kevin Peter Hall tinha 2,20m. A roupa era pesada, desajeitada e Kevin não conseguia enxergar com a máscara, tendo acertado um golpe em Schwarzenegger uma vez. Foi Stan quem também foi o responsável pelo design do Exterminador do Futuro. A mandíbula tão marcante, que se abre para os lados, foi ideia de James Cameron.

6. Visão térmica
A famosa forma de enxergar do Predador não era exatamente uma visão térmica. Na verdade, a câmera necessária para captar imagens assim era impraticável de se usar na selva mexicana, além de muito cara. Assim, uma filmagem normal foi feita através de imagem negativa e exagerada na edição para gerar "imagens de calor", que foram adicionadas com efeitos especiais.

5. Glow sticks
O primeiro teste para o sangue da criatura, feito pelos produtores, era laranja. Se não ficasse bom, eles pretendiam mudar tudo com efeitos especiais na edição. Mas o laranja ficava bem ruim na câmera e então eles decidiram mudar, em cima da hora a cor do sangue. Eles acabaram usando o líquido luminescente que vem naqueles glow sticks, comuns no carnaval ou nas raves, comprados em uma loja perto dos sets de filmagem, misturado com KY para ficar mais espesso.

4. A "voz" do Predador
Quem pensou naqueles grunhidos e clicks que o Predador faz enquanto caça humanos pela selva foi Peter Cullen. Os produtores o procuraram para que ele pudesse dar voz à criatura, mas Peter não tinha ideia o que um ser desses poderia dizer ou como soaria aos ouvidos humanos, ainda mais sem saber como ele se pareceria no final, por causa do redesign. Você conhece Peter Cullen, pois é a voz dele quem dá vida a Optimus Prime, na franquia Transformers.

3. Sonny Landham
A seguradora do estúdio obrigou a produção a contratar um guarda-costas para o ator Sonny Landham (Billy), com o único propósito de proteger... as pessoas do ator. O guarda-costas vivia em sua cola, para assegurar que o ator de temperamento forte e fama de brigão e violento não se estranhasse com ninguém nos sets.

2. Alien vs. Predador
Aliens, O Resgate (1986) foi a inspiração de Jim e John Thomas para filmar a sequência, O Predador 2 (1990). Isso os inspiraria, mais tarde, a criar o crossover "Alien Vs. Predator" em quadrinhos, videogames, action figures e dois filmes derivados, um em 2004 e outro em 2007.

1. Brazil
Quando o General Phillips dá instruções ao personagem de Arnold Schwarzenegger, Major Alan "Dutch" Schaeffer, o mapa que ele mostra é do cerrado brasileiro, conhecido pelas árvores pequenas a média e gramíneas, na Chapada das Mangabeiras, no sul do Maranhão, o que é bastante diferente da imensa selva tropical onde o filme se passa. O motivo para não virar piada é o fato de o filme nunca revelar em qual país a caçada do Predador acontece.


Bora assistir mais uma vez? Se quiser esperar, vem vindo outro filme do Predador, pelas mãos do mesmo roteirista!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Que legal, sou muito fã da franquia e várias dessas curiosidades eu não sabia.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)