10 coisas que você não sabia sobre O Vingador do Futuro

O Vingador do Futuro é um dos grandes clássicos de ficção científica e mais um filme baseado em uma obra de Philip K. Dick. Vamos esquecer aquele fiasco com Colin Farrell e pensar apenas neste filme, em que boa parte da ação se passa em Marte e uma conspiração tentava encontrar o líder da resistência marciana. Filmado principalmente na Cidade do México, é um daqueles filmes muito fáceis de reconhecer.

10 coisas que você não sabia sobre O Vingador do Futuro

Somente nos Estados Unidos o longa de Paul Verhoeven faturou quase 120 milhões de dólares, mais 141 milhões fora de casa.

10. Dez anos
Em 1976, Ronald Shusett e Dan O’Bannon (roteirista de Alien), começaram a trabalhar em uma adaptação do conto “We Can Remember It For You Wholesale”, de Philip K. Dick. Eles compraram os direitos no mesmo ano, mas o enredo foi muito mais difícil de adaptar para o cinema do que os dois esperavam. Dan acabou se afastando do roteiro para trabalhar em outro projeto (Alien!) e quando voltou para O Vingador do Futuro anos mais tarde, o enredo tinha mais de 40 revisões.

9. Paul Verhoeven
Schwarzenegger era muito grande para caber na roupa de RoboCop, portanto o papel foi para Peter Weller. Ele curtiu tanto o filme quando foi lançado nos cinemas que quis trabalhar com o diretor Paul Verhoeven e a oportunidade surgiu com O Vingador do Futuro.

8. 2084
O filme nunca menciona certas coisas como, por exemplo, em que ano a história se passa. Segundo Verhoeven é 2084 e que ele queria que o filme se passasse em um futuro mais distante que Blade Runner. Outra coisa que ninguém fala é onde Quaid mora: El Paso, Texas. Isso pode ser visto no telefone do metrô, com o código de área da cidade e a identidade falsa de Quaid que diz "James D. Brubaker of El Paso, TX".

7. Foi caro
Ninguém tem bem certeza quanto que o filme custou, por motivos de sigilo de contrato, mas estimativas oficiais colocam o valor em torno de 65 milhões de dólares. Foi uma das produções, senão a produção mais cara de 1990.

6. Artes marciais
Quando Sharon Stone e Rachel Ticotin lutam, Verhoeven pediu que as atrizes fossem treinadas e coreografadas com golpes de artes marciais. Ele não queria que a luta de duas mulheres fosse estereotipada, com puxões de cabelo e tapas na cara. Sharon inclusive treinou bastante para o papel, fazendo musculação e tendo aulas de Tae Kwon Do.

5. Kuato
Foram necessárias 15 pessoas para controlar o boneco do personagem Kuato, cujo nome deriva da palavra asteca "cuate", que em um sentido religioso mais amplo significa "gêmeos". O ator Marshall Bell, o siamês de Kuato, chegou a ser parado na rua, pois achavam que ele realmente tinha um gêmeo na barriga.

4. Minority Report
Originalmente, Minority Report foi pensado para ser uma sequência de Vingador do Futuro, adaptado de outro conto de Philip K. Dick. No roteiro original, os mutantes de Marte seriam os Precogs, que fazem parte da Divisão Pré-Crime. Mas o projeto naufragou, foi reescrito e entregue nas mãos de Steven Spielberg.

3. Pressão
Aquela cena em que Quaid, Melina e Cohaagen estão expostos à atmosfera de Marte no final não aconteceria daquele jeito na realidade, pois Marte tem pressão atmosférica suficiente para impedir que o corpo humano infle feito um balão.

2. Os três seios
A personagem do filme que tem três seios na verdade foi escrita para ter quatro, mas os produtores não gostaram da ideia. Lycia Naff, a atriz, disse que a experiência foi humilhante, que ela chorou durante toda a gravação e depois se recusou a participar de qualquer publicidade do longa e pedidos de entrevista. Lycia Naff participou do episódio "Q Who", de Star Trek A Nova Geração.

1. Sonho ou realidade?
O longa termina com um quadro branco esvanecendo, deixado lá de propósito por Verhoeven para passar um ar de ambiguidade. Quaid sonhou tudo aquilo? O próprio diretor afirma que foi tudo um sonho, apesar de reconhecer que o contrário também possa ser verdade.


Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Taí, eu sempre tive curiosidade em saber o ano que se passava a história. Será que em 2084 teremos uma colônia humana em Marte? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não, neam? Não é um futuro tão distante assim, eu terei só 104 anos. 🤣

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)