Resenha: Uma Visão do Fogo, de Gillian Anderson e Jeff Rovin

Admito. Peguei este livro para ler porque tem o nome de Gillian Anderson na capa, a agente Dana Scully, de Arquivo X. Querendo ou não, é isso que cativa no livro, especialmente para os fãs de Arquivo X. Só então eu descobri que era o primeiro livro de uma trilogia, mas depois desta leitura, não sei se estou com vontade de ler o resto.






O livro
Caitlin O’Hara é psicóloga infantil. Trabalha, especialmente, com casos de crianças com fortes traumas e estresse pós-traumático. Cria sozinha seu filho, que é autista, tem sua clientela, até que um dia é chamada por um amigo que trabalha na ONU, Ben. O embaixador da Índia sofreu um atentado e quase foi morto na frente da filha, Maanik, enquanto a levava para o colégio.

Resenha: Uma Visão do Fogo, de Gillian Anderson e Jeff Rovin

Maanik começou a sofrer vários ataques, começando no colégio e uma das opções é mandar a garota para um hospital psiquiátrico. Caitlin não acredita que essa seja a solução, tampouco permite que ela tome os fortes remédios que outro médico receitara. Maanik começa a falar línguas desconhecidas, quase não dorme, nem come. Pesquisando na internet, Caitlin descobre que uma moça no Haiti e um rapaz no Irã sofreram crises semelhantes e assim ela vai ao extremo para conseguir respostas e ajudar os jovens.

A protagonista é bem construída, o conflito na Caxemira e toda a tensão política sofrida pelo embaixador, que tentava fazer Índia e Paquistão conversarem, a própria pesquisa feita em aspectos culturais e linguísticos apresentados na trama foram muito bem feitos. Temos uma visão bem construída de todo o cenário, os personagens parecem muito verossímeis, o que é ótimo.

Mas toda a explicação que queríamos para o que está acontecendo com os jovens e qual a razão dos ataques, ficou perdido. Os elementos sobrenaturais e a lógica por trás deles não têm nexo, tampouco uma explicação que convença o leitor depois de você ser obrigada a passar por tudo aquilo. Sei que temos que suspender a descrença, mas até para suspendê-la a gente precisa de um bom motivo, o que não foi trabalhado aqui. Os autores simplesmente colocam uns eventos inexplicados e esperam que a gente prossiga a leitura.

O livro se arrasta nos ataques de Maanik, na vida pessoal de Caitlin e do tesão mal resolvido que ela tem com o amigo Ben e você fica esperando a coisa toda se resolver, ou uma revelação que seja, UMA SÓ, que possa te convencer do perigo que se aproxima ou da situação vulnerável em que os jovens estão e ela não vem. Terminei o livro sem saber o que tinha lido. Sem nem entender que ideia era aquela. Sei que é uma trilogia, que a coisa se desenvolve mais nas obras seguintes, mas o livro não se sustenta sozinho, o que é péssimo.


Ficção e realidade
Admiro muito as pessoas que trabalham com a saúde mental de outros, pois é uma área tão interessante, ao mesmo tempo desafiadora, que penso na força que esses profissionais têm para aconselhar pessoas com problemas. Com crianças e jovens acho que é ainda mais complicado, pois crianças nem sempre verbalizam os problemas, e os adolescentes muitas vezes não confiam nos adultos. Achei muito positivo que a psicóloga do livro não quisesse dopar ou internar seus pacientes, senti que ela se preocupava de fato com a permanência dele no ambiente familiar.

Não sei o quanto Gillian Anderson escreveu neste livro, mas não pude deixar de imaginar a dra. Caitlin parecida com Dana Scully. Foi impossível não pensar nas duas e na sua busca pela verdade. Não sei o que será dos outros livros (e sinceramente não tenho vontade nenhuma de ler), mas não dá para dissociar as duas.

Gillian Anderson e Jeff Rovin

Pontos positivos
Protagonista feminina
Visão humana

Pontos negativos
Poucas revelações
Partes mal escritas
Sem pé nem cabeça


Título: Uma Visão do Fogo
Título original: A Vision of Fire: A Novel
Série: Saga do Fim do Mundo
1. Uma Visão do Fogo
2. A Dream of Ice
3. The Sound of Seas
Autor: Gillian Anderson e Jeff Rovin
Tradutor: Heitor Pitombo
Editora: Fantasy/Casa da Palavra
Páginas: 304
Ano de lançamento: 2011
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Se o livro te atraiu por causa do nome de Gillian Anderson, tome cuidado para não se desapontar. Ele começa muito bem, aí você fica esperando pela explicação. E esperando, esperando, e estou esperando até agora. Parece que os autores se perderam do meio para o final, pois as explicações são jogadas aqui e ali, com um tom sobrenatural que não convence e no fim você olha para o livro e se pergunta "POR QUEEEE??". No mais, dois aliens para o livro e olhe lá.



Até mais!


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)