Resenha: Jogos Vorazes - A Esperança, Parte 2 (2015)

E finalmente estreou! AEE! A conclusão da saga de Katniss e dos distritos! Será que eles derrubaram o governo? Será que mantiveram o mesmo final do livro? Quem morreu? Quem ficou? Só posso dizer que chorei muito, foram cenas muito intensas, tal como estão no livro. Aliás, já deixo o recado de que eles foram muito fiéis a tudo o que acontece no livro A Esperança. Portanto, pegue seu broche do tordo, beije os três dedinhos e vem ler essa resenha.





O filme
Ele começa basicamente de onde o primeiro parou. Katniss ainda está com escoriações no pescoço por quase ter sido esganada por Peeta e tenta voltar a falar. Prim tenta conversar com Peeta, que ainda acredita que Katniss é uma bestante (uma criatura geneticamente modificada pela Capital) e que ela deve morrer. Este começo é praticamente todo no Distrito 13. Finnick se casa com Annie Cresta e este é, talvez, um dos poucos momentos de alegria no filme inteiro.

Jogos Vorazes

A presidente Coin está muito mais dissimulada aqui do que nos livros. Ela quer usar a imagem de Katniss em sua máquina de propaganda, mas sem envolvê-la nos conflitos. Sua função é meramente midiática, coisa que Katniss não gosta. Presidente Snow tenta difamar a rebelião, tenta difamar Katniss e tenta mostrar ao povo da Capital que o problema todo é inveja, puro recalque dos distritos que estão indo atrás dele porque querem destruir o modo de vida da Capital. Foi quase que uma crítica direta ao American Way of Life, mas versão Panem.

Katniss quer matar Snow pessoalmente, por isso ela foge do Distrito 13 em um aerodeslizador que entregaria suprimentos e inspira as tropas a seguir em frente, mesmo com o custo da vida de civis, que é outra coisa com a qual ela não concorda. Katniss se sente desconfortável com o papel que precisa desempenhar para a máquina de propaganda da rebelião que, em muitos pontos, não é diferente da máquina da Capital. Coin alega que esse era o plano o tempo todo e depois se aproveita desse momento.

Daqui em diante, o filme acontece na Capital. Inicialmente, a equipe tinha que filmar Katniss e Peeta pelas ruas, mas depois de quase serem mortos, eles acabam seguindo com o plano de Katniss de seguir até o palácio presidencial. As cenas de ação são intensas e com efeitos especias muito bem feitos. Especialmente a famigerada horda de bestantes que ataca a equipe de Katniss no subsolo da Capital. Foi uma das cenas mais intensas do longa, as criaturas são grotescas, meio humanas, meio feras, ágeis e humanoides. São feras mesmo.


A única coisa que não vi nesta segunda parte de A Esperança foi o treinamento que Joanna Mason e Katniss precisam passar para integrarem as tropas. Também precisaram adaptar o final, nas conversas de Plutarch com Katniss, devido à morte do ator Philip Seymor Hoffman. E quem estiver esperando uma adaptação do final, esqueça. Eles colocaram praticamente o livro todo neste filme, com essas exceções acima.

- Espero que você encontre, Katniss.
- Encontre o que?
- Uma maneira de levar a vida de uma vitoriosa.

Effie Trinket


Ficção e realidade
Sempre me identifiquei muito com Katniss. Acho que é por isso que amo tanto essa trilogia e porque recomendo a leitura pra todo mundo que cruza meu caminho. Se eu, mulher adulta, pude me sentir assim, o que dirá uma adolescente que se enxerga em Katniss? Desde muito cedo, Katniss assume a casa com a morte do pai, tendo que caçar e catar comida do lixo para poder ter o que comer na mesa e assim alimentar a mãe e a irmã pequena. Ela precisa proteger as duas e está disposta a se sacrificar numa arena para mantê-las bem.


Katniss é teimosa, não é simpática, não é uma menina glamourosa da cidade. A Capital nunca a seduziu. A Capital a torturou, assim como a todos os outros vencedores dos jogos, como vimos bem em Hamich. Sei que o final dela desagradou muita gente. Mas precisamos lembrar de todos os eventos de sua vida antes de questionar sua decisão. O Distrito 12, as matas ao seu redor e a vida simples eram tudo o que ela conhecia, era onde ela sempre se sentiu segura, onde ela pertencia. Viver na Capital ou se envolver no novo governo nunca foi algo do qual ela quis fazer parte.

- Eu nunca quis que nada disso acontecesse.

Katniss Everdeen

Katniss se tortura pelas vidas que precisou tirar para se defender na arena e para defender Peeta. Ambos teriam que carregar essa dor para sempre e somente Peeta e os outros vencedores poderiam entendê-la. Nem a mãe, nem Gale, nem a presidente Coin poderiam saber o que ela passou. É por isso que ela se sente tão confortável com Hamich e com Peeta, isso é tudo o que lhe restou. E outra coisa: foi a escolha dela. Isso para mim já basta.

Pontos positivos
Ótimos efeitos especiais
Capital
Katniss

Pontos negativos
Faltam algumas partes do livro
As mortes polêmicas


Título: Jogos Vorazes - A Esperança Parte 2
Título original: The Hunger Games: Mockingjay - Part 2
Saga Jogos Vorazes
1. Jogos Vorazes, O Filme
2. Jogos Vorazes - Em Chamas
3. Jogos Vorazes - A Esperança, Parte 1
4. Jogos Vorazes - A Esperança, Parte 2
Direção: Francis Lawrence
Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento: 2015
Onde ver? estreou no Brasil em 18 de novembro de 2015.

Avaliação do MS?
O filme é obrigatório para todos os fãs de Jogos Vorazes. Marca uma nova fase de Katniss e dos outros tributos, uma nova fase na luta contra o poder da Capital, um momento mais perigoso do que os anteriores. Os Jogos Vorazes foram feitos para manter a população acomodada, quieta em seu canto, mas os tributos vão mostrar que eles podem se levantar contra o massacre e a favor da liberdade.

Chorei muito em diversas partes, existe muita violência neste universo. A trilogia não é um romancezinho adolescente, tem muito mais aqui do que parece. E fico feliz de ver a garotada tendo este tipo de livro nas mãos. Cinco aliens para o filme e vá ao cinema correndo!


Até mais!



Comentários

  1. Eles conseguem matar o snow? Pois eu não consegui assistir o filme até o final, queria saber se eles finalmente tiveram paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)