Meus 10 filmes preferidos de ficção científica

Depois que eu publiquei a lista com meus dez livros prediletos de ficção científica (ao menos neste momento) algumas pessoas perguntaram sobre meus outros preferidos como filmes, séries, livros de não-ficção. Aí pensei, bem por que não, neam? Eu ainda não tinha parado para pensar em quais eram os meus queridinhos e vou te contar, foi difícil compor a lista do jeito que está!




Meus 10 filmes preferidos de ficção científica


Nem todos esses filmes foram agraciados com prêmios da academia, mas foram agraciados com o meu coração. Esta lista é dos meus preferidos neste momento, ela vai mudar em algum ponto do futuro. E não preciso explicar que por serem os meus preferidos, não adianta vir me xingar nos comentários por não ter O SEU filme preferido por aqui, né?


10. O Milagre Veio do Espaço (1987)

Sabe aquele filme da Sessão da Tarde que você não pode deixar de assistir pela trozelhentésima vez? Então, é esse. Ele é simplesmente muito fofo com todas aquelas mininavezinhas espaciais inteligentes que precisam recarregar as pilhas e ainda fabricam bebezinhos fofos de latinha. E tudo isso ajudando os condôminos que estão sendo pressionados a deixar o prédio onde moram pela pressão do capitalismo. Não é fofo?


9. Distrito 9 (2009)

Uma das melhores análises de racismo e segregação racial feita pela ficção científica está neste filme. Não há como não fazer paralelos da situação dos alienígenas encalhados na Terra e escorraçados pela humanidade com outros grupos historicamente desfavorecidos. Se alguém assiste a um filme desses e não percebe as tremendas implicações de sua crítica, está precisando rever seus conceitos seriamente.


8. Matrix (1999)

A saga de Neo pode ter fervido o Kisuco nos outros dois filmes, mas Matrix é um dos grandes clássicos da ficção científica, tendo profundas implicações filosóficas e tecnológicas. O hacker solitário que sabe que tem algo muito errado em seu mundo e então... ele descobre que tem mesmo. Que cabeça ficaria no lugar?


7. O Segredo do Abismo (1989)
O Segredo do Abismo

Taí um dos filmes mais subestimados e esquecidos de ficção científica. Uma equipe de prospecção de petróleo é recrutada para ajudar em uma missão para resgatar um submarino nuclear. Com efeitos surpreendentes para a época, o filme toca em um ponto muito interessante: sobre o quanto desconhecemos o fundo dos oceanos e o que pode estar escondido por lá.


6. Gravidade (2013)

Não recomendo este filme apenas para quem tenha labirintite, pois de resto ele é fantástico, até nas intensas e rodopiantes cenas de ação. Acredito que seja também um dos novos clássicos, pois é uma estória carregada de tensão e emoção da parte da protagonista que precisa lutar para sobreviver num dos mais hostis ambientes para o ser humano.


5. Blade Runner 2049 (2017)
Blade Runner 2049

O que eu mais gosto deste filme é sobre a discussão da humanidade dos androides. As duas obras bebem diretamente da fonte de Frankenstein e acho que foi a que melhor conseguiu adaptar as questões levantadas por Mary Shelley, já que são obras que trabalham com inteligências artificiais orgânicas. Além disso, os efeitos especiais também são fantásticos. É só por isso que prefiro o segundo e não o primeiro.


4. Cargo (2009)

Uma pena que as pessoas conheçam pouco este filme, pois ele é ótimo. Num futuro nem tão distante a Terra se tornou um lugar tóxico e as pessoas vivem em uma estação espacial na órbita do planeta. O sonho de muitas pessoas é ir para Rhea, onde tudo é muito bom e maravilhoso. Mas a nave Kassandra possui uma carga estranha demais. O filme é alemão, mas tem cópias dubladas e legendadas.


3. A Chegada (2016)
Heptapods alfabeto

Um filme para marcar a história. Não é apenas um filme de ficção científica, é uma maneira de mostrar que sim, é possível aceitar e tolerar o diferente, que é possível conversar e conhecer o outro. Sem contar essa escrita fantástica, os heptapods e a atuação de Amy Adams. Um dos melhores filmes da década.


2. Interestelar (2014)
Interstellar

Eu assisto este filme 500 vezes, choro as 500 vezes. Assisti Interestelar no cinema e aquela sensação de estar diante de algo épico não saiu de mim até agora. Acho que poucos filmes conseguiram o grau de profundidade dada por Nolan neste longa. E que os haters se afundem no veneno, mas eu o comparo a 2001, do Kubrick.


1. Aliens, O Resgate (1986)
Aliens, O Resgate

Minha heroína favorita de todos os tempos é Ellen Ripley, nunca escondi de ninguém que ela é diva para mim, praticamente perfeita, ainda que sofra o diabo por causa desse alien. Aliens, o Resgate é meu filme favorito da vida inteira. Ripley quebrou muitos estereótipos femininos ao ser aquela que não tem um romance, não morre e sobrevive enquanto todo mundo morre.

Até mais! 📽


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Ótima lista. Só colocaria aí Exterminador do Futuro 2 (ainda não vi um filme de ação melhor na minha vida) e meus divos Clockwork Orange e 2001. Blade Runner eu assisto exaustivamente, várias vezes por ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode montar a sua lista pessoal e comentar aqui, não tem problema. =)

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)