Depois que eu publiquei a lista com meus dez livros prediletos de ficção científica (ao menos neste momento) algumas pessoas perguntaram sobre meus outros preferidos como filmes, séries, livros de não-ficção. Aí pensei, bem por que não, neam? Eu ainda não tinha parado para pensar em quais eram os meus queridinhos e vou te contar, foi difícil compor a lista do jeito que está!
Siga a @Sybylla_
Nem todos esses filmes foram agraciados com prêmios da academia, mas foram agraciados com o meu coração. Esta lista é dos meus preferidos neste momento, ela vai mudar em algum ponto do futuro. E não preciso explicar que por serem os meus preferidos, não adianta vir me xingar nos comentários por não ter O SEU filme preferido por aqui, né?
10. O Milagre Veio do Espaço (1987)
Sabe aquele filme da Sessão da Tarde que você não pode deixar de assistir pela trozelhentésima vez? Então, é esse. Ele é simplesmente muito fofo com todas aquelas mininavezinhas espaciais inteligentes que precisam recarregar as pilhas e ainda fabricam bebezinhos fofos de latinha. E tudo isso ajudando os condôminos que estão sendo pressionados a deixar o prédio onde moram pela pressão do capitalismo. Não é fofo?
9. Distrito 9 (2009)
Uma das melhores análises de racismo e segregação racial feita pela ficção científica está neste filme. Não há como não fazer paralelos da situação dos alienígenas encalhados na Terra e escorraçados pela humanidade com outros grupos historicamente desfavorecidos. Se alguém assiste a um filme desses e não percebe as tremendas implicações de sua crítica, está precisando rever seus conceitos seriamente.
8. Matrix (1999)
A saga de Neo pode ter fervido o Kisuco nos outros dois filmes, mas Matrix é um dos grandes clássicos da ficção científica, tendo profundas implicações filosóficas e tecnológicas. O hacker solitário que sabe que tem algo muito errado em seu mundo e então... ele descobre que tem mesmo. Que cabeça ficaria no lugar?
7. O Segredo do Abismo (1989)
Taí um dos filmes mais subestimados e esquecidos de ficção científica. Uma equipe de prospecção de petróleo é recrutada para ajudar em uma missão para resgatar um submarino nuclear. Com efeitos surpreendentes para a época, o filme toca em um ponto muito interessante: sobre o quanto desconhecemos o fundo dos oceanos e o que pode estar escondido por lá.
6. Gravidade (2013)
Não recomendo este filme apenas para quem tenha labirintite, pois de resto ele é fantástico, até nas intensas e rodopiantes cenas de ação. Acredito que seja também um dos novos clássicos, pois é uma estória carregada de tensão e emoção da parte da protagonista que precisa lutar para sobreviver num dos mais hostis ambientes para o ser humano.
5. Blade Runner 2049 (2017)
O que eu mais gosto deste filme é sobre a discussão da humanidade dos androides. As duas obras bebem diretamente da fonte de Frankenstein e acho que foi a que melhor conseguiu adaptar as questões levantadas por Mary Shelley, já que são obras que trabalham com inteligências artificiais orgânicas. Além disso, os efeitos especiais também são fantásticos. É só por isso que prefiro o segundo e não o primeiro.
4. Cargo (2009)
Uma pena que as pessoas conheçam pouco este filme, pois ele é ótimo. Num futuro nem tão distante a Terra se tornou um lugar tóxico e as pessoas vivem em uma estação espacial na órbita do planeta. O sonho de muitas pessoas é ir para Rhea, onde tudo é muito bom e maravilhoso. Mas a nave Kassandra possui uma carga estranha demais. O filme é alemão, mas tem cópias dubladas e legendadas.
3. A Chegada (2016)
Um filme para marcar a história. Não é apenas um filme de ficção científica, é uma maneira de mostrar que sim, é possível aceitar e tolerar o diferente, que é possível conversar e conhecer o outro. Sem contar essa escrita fantástica, os heptapods e a atuação de Amy Adams. Um dos melhores filmes da década.
2. Interestelar (2014)
Eu assisto este filme 500 vezes, choro as 500 vezes. Assisti Interestelar no cinema e aquela sensação de estar diante de algo épico não saiu de mim até agora. Acho que poucos filmes conseguiram o grau de profundidade dada por Nolan neste longa. E que os haters se afundem no veneno, mas eu o comparo a 2001, do Kubrick.
1. Aliens, O Resgate (1986)
Minha heroína favorita de todos os tempos é Ellen Ripley, nunca escondi de ninguém que ela é diva para mim, praticamente perfeita, ainda que sofra o diabo por causa desse alien. Aliens, o Resgate é meu filme favorito da vida inteira. Ripley quebrou muitos estereótipos femininos ao ser aquela que não tem um romance, não morre e sobrevive enquanto todo mundo morre.
Até mais! 📽
Ótima lista. Só colocaria aí Exterminador do Futuro 2 (ainda não vi um filme de ação melhor na minha vida) e meus divos Clockwork Orange e 2001. Blade Runner eu assisto exaustivamente, várias vezes por ano.
ResponderExcluirVocê pode montar a sua lista pessoal e comentar aqui, não tem problema. =)
Excluir