Eu sempre fui muito fã da Turma da Mônica. Eu cresci com essa turminha. Usava o troco da padaria que a minha mãe deixava em cima da geladeira para ir à banca comprar os gibis. E Chico Bento é e sempre foi um dos meus personagens prediletos. Sabe aquela coisa de criança da cidade grande, né? Não conhece nada do campo e acho que isso sempre me encantou no Chico. E em Pavor Espaciar, nós temos o melhor de dois mundos: da ficção científica e os deliciosos causos da roça.
A graphic novel
Pavor Espaciar é a terceira da série Graphic MSP, onde artistas diferentes dão novos traços aos personagens mais conhecidos e queridos da Turma da Mônica. O primeiro foi Astronauta Magnetar (que eu, com muita vergonha admito agora, que esqueci de resenhar), Laços (com a turminha clássica) e o quarto, que será em breve lançado, será o Piteco - Ingá. Cada artista imprime nos personagens seus próprios traços, dando uma nova roupagem, porém sem perder a carismática identidade que os tornou tais personagens tão famosos.Chico, seu primo Zé Lelé, Giserda e o Torresmo estão em casa numa noite comum na roça. Os pais de Chico saíram para visitar um parente e quando vai à cozinha pegar água, ele percebe que Torresmo está estático, olhando fixamente para a porta. Quando se vira, Chico dá de cara com um alienígena carrancudo.
Pai do céu, é o demo!
BENTO, Chico
Correndo para avisar o primo sobre os 'coisa ruim', Chico o vê sendo retirado pela janela por braços robóticos. E na cozinha, mais um alien entra. Chico corre com Giserda e Torremo para a plantação, mas o robô alienígena os persegue, até que são todos cercados pelos aliens e, enfim, são 'biduzidos'. A partir daí começa uma aventura hilária na nave, com Chico tentando salvar o primo que passa por experiências nas mãos dos 'lienígina'.
Gustavo Duarte foi de uma simplicidade absurda nos traços e no diálogo. Tudo é tão bem feito, que você tem a impressão de ver os personagens se mexendo nos quadros. O próprio uso das cores transformou os ambientes em personagens no enredo. Você tem plena noção de onde está o tempo inteiro com traços completamente simples e diretos. Não há abuso de cores, tampouco de informações, o leitor não é chocado com o excesso e sim pelo minimalismo.
Além disso, você encontra referências aos clássicos da ficção científica a cada página virada, bem como à cultura pop-alien que se instituiu, com referências ao caso Roswell e até Varginha. Vemos a roupa do Astronauta num canto, além do xadrez espacial jogado em Star Wars 4 - Uma Nova Esperança. Até o doido desvairado do Giorgio A. Tsoukalos, do programa Alienígenas do Passado, faz uma pontinha em Pavor Espaciar.
Tem até um sabre de luz perdido por lá, é só olhar com atenção! Existem muitas referências ao alien do passado, aos personagens da própria Turma da Mônica e à cultura pop atual. É uma delícia de ler e deixa a gente com um gostinho de quero mais, de tão bem feito que ficou. Maurício de Souza, na introdução, fala que o principal ponto de Pavor Espaciar é o de trazer os causo do campo para um formato agradável, mas sem perder o caráter mítico. E o que é mais atual e moderno do que histórias de abdução? É hilariante ver Chico Bento às avessas com alienígenas, quando estamos acostumados a vê-lo às voltas com sacis e lobisomens.
Minha edição é em capa dura, com impressão de alta qualidade e papel especial. Não há problemas de revisão ou diagramação.
Obra e realidade
O que é mais legal no Pavor Espaciar é ver e identificar as referências à cultura pop. São vários easter eggs perdidos entre os quadros que farão qualquer fã de aliens, de ficção científica e de história em quadrinhos ficar doidinho. Vindo desde o Antigo Egito, aos aliens do passado, aos eventos de abdução e aos famosos casos de contatos com 'lieníginas'. Sempre tem um amigo, um conhecido, um primo do vizinho que jura de pé junto que já viu aliens, mas provas mesmo...Gustavo Duarte é um cartunista e quadrinista brasileiro.
PONTOS POSITIVOS
Leitura fácil, amigável
Aventura do Chico Bento
Grandes referências à FC
PONTOS NEGATIVOS
Nenhum!
Leitura fácil, amigável
Aventura do Chico Bento
Grandes referências à FC
PONTOS NEGATIVOS
Nenhum!
Avaliação do MS?
Se eu recomendo? Recomendei para a minha prima, com três filhos, que desse um Pavor Espaciar para eles. Mas você é adulto? Leia também, você vai curtir e vai ficar procurando os easter eggs por lá e vai se divertir muito, mas muito mesmo com este novo clássico dos Estúdios Maurício de Souza. Achei injusto dar só cinco aliens para ele, por isso ele ganhou o selo de Essencial em qualquer estante. Você não vai se arrepender.Inté mais, sô!
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.