5 dicas para achar bons livros de ficção científica

Não é todo mundo que se aventura a ler, muito menos ler ficção científica, que é em geral consumida na forma de filmes e séries de televisão. É uma pena ver o quanto os leitores perdem por terem preconceito com o gênero. Sim, para mim isso é preconceito, pois muitos sequer tentaram ler FC ou não sabem o que ela é.





5. Busque resenhas
Blogs e sites que se especializaram em livros volta e meia apresentam boas resenhas de livros do gênero. Mas não são todos, pois mesmo neles existe preconceito. Em geral, as resenhas são de livros cujos temas se repetem, como romances, romances sobrenaturais e etc.. O jeito é buscar sites e blogs que realmente tratem do assunto e não apenas de vez em quando. Procurar sites de editoras também ajuda bastante.

4. Deixe o preconceito de lado
Ficção científica, "nunca vi, nem ouvi, eu só ouço falar..." Assim fica difícil. A FC é um gênero marginal. Ela até teve o seu glamour nos anos 50-60, mas no Brasil ela continua sendo consumida por um nicho muito específico. Para que ela se popularize, a melhor maneira é aumentar o número de leitores, então o jeito é ler.

3. Vá nas grandes livrarias
Infelizmente, as livrarias menores não possuem ficção científica, a menos que seja alguma distopia da moda. Para procurar livros de editoras menores - que são as que mais investem em FC - o jeito é mesmo ir às grandes redes que possuem contratos melhores e maior acervo disponível nas prateleiras. Certas coleções e selos só nessas lojas grandes mesmo. Bem como seus sites.


2. Descubra os clássicos
Para formar leitores, precisamos de obras. É mais seguro que comecemos pelos leitores clássicos - Asimov, Bradbury, Clarke, Heinlein, para citar alguns - do que partir logo de cara para um autor desconhecido. Eu era grande consumidora de FC na televisão e no cinemas até ler O Homem Bicentenário, de Isaac Asimov. Isso me mostrou que existia FC na forma de livros e a partir daí aumentei meu acervo.

1. Leia o que te agrada
Se você está de mau humor, chateado com a vida, dando patada a torto e a direito, não leia distopias, por exemplo. Busque obras que não mostrem uma visão negativa da raça humana, como Encontro com Rama. Revire os acervos, busque autores que não se dedicaram a detonar a raça humana em seus enredos.


Tem mais alguma dica para um leitor iniciante? Deixe nos comentários.

Até mais!


Leia também:

Ficção científica obrigatória - livros

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)