Resenha: Uma Patada Com Carinho, de Chiquinha

O Saga começou recheado de quadrinhos este ano, não? Pretendo manter uma certa regularidade de quadrinhos, mas os livros não perderão seu espaço. Quanto aos filmes, conforme os bons forem aparecendo, prometo resenhá-los também. O quadrinho de hoje é fora da ficção científica, mas achei que merecia uma resenha, pois eu ri horrores com ele.





Os quadrinhos
Uma Patada Com Carinho: as histórias pesadas da elefoa cor de rosa!, reúne algumas das tirinhas mais polêmicas e com assuntos para lá engraçados e controversos, por vezes surreais da Elefoa. Chiquinha é cartunista, conhecida também por Fabiane Bento Langona. Seus trabalhos já foram publicados na Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Le Monde Diplomatique Brasil, Revista Gloss, Revista VIP, Mundo Estranho e já ganhou exposição no Salão de Humor de Piracicaba.

Resenha: Uma Patada Com Carinho, de Chiquinha


A Elefoa é uma personagem antiga que ficou por muito tempo na gaveta, mas Chiquinha teve a feliz oportunidade de juntar suas patadas em um único livrinho. São situações cotidianas mostradas com o humor trágico e crítico da Elefoa. Indo de feminismo ao cocô diário (não, você não leu errado), suas análises são de chorar de rir. A ideia é criticar o universo feminino por seus exageros e padrões, mas sem apelar para tirinhas nostálgicas, de menininhas. A ideia é dar patadas mesmo. A Elefoa divide suas dores de cabeça com Gisbelle, a girafa e Janete, a ursa com consciência ambiental.


Seu traço é pouco usual, o que dá uma personalidade toda diferente para a Elefoa, que por si só é uma figura. Achei apenas que alguns dos balões com os diálogos não tinham uma fonte que ajudasse à leitura a fluir, mas de resto, adorei o conteúdo e as patadas carinhosas da Elefoa.

Ficção e realidade
A Chiquinha, em uma entrevista ao UOL, fala que com frequência tem que explicar como é ser mulher e cartunista ao mesmo tempo, como se fossem coisas que não se misturassem. É frequente vermos que as tirinhas, os portais, os blogs tidos como femininos costumam ser todos delicados, em tons de rosa e pastel e falam sempre sobre meninices, moda, beleza, maquiagem. O próprio Saga já foi por muitas vezes atribuído a um homem se passando por mulher (O_o).


Nada contra moda, beleza e maquiagem, porém só isso não é suficiente para caracterizar o universo feminino como um todo e acho ótimo que sátiras e humor ácido como o da Chiquinha com sua Elefoa destoem do comum. Ainda mais se tratando de uma produção nacional, feita por mulher, o que quebra vários paradigmas. Críticas bem humoradas são ótimas para reflexões a respeito da sociedade e do mundo que nos cerca.


Pontos positivos
Ótimas críticas
Sátira do universo feminino
Heroína que foge dos padrões

Pontos negativos
Balões com diálogos um pouco confusos


Título: Uma Patada Com Carinho: as histórias pesadas da elefoa cor de rosa!
Autor: Chiquinha
N.º de páginas: 128
Editora: Leya
Onde comprar: na Amazon!

Gisbelle, a girafa loira natural.



Avaliação do MS?
A Elefoa é imperdível. Mesmo sendo uma crítica ao universo feminino, acredito que é um livrinho válido e ótimo para se ter na prateleira. Super colorido, alta qualidade na impressão e na brochura, traço único e marcante, ela mostra com muito bom humor as mazelas de ser mulher hoje em dia. Cinco aliens para a Chiquinha e sua cria.




Até mais!


Form for Contact Page (Do not remove)