A economia da civilização humana pode não se basear totalmente no espaço agora. No entanto, dependemos de muita coisa aqui na superfície que também necessita da tecnologia acima de nossas cabeças. Essa tecnologia espacial está ao nosso redor, mesmo que de maneira invisível, nas diversas redes entrelaçadas que regem nossa sociedade.
A previsão do tempo e os estudos climáticos, o controle de tráfego aéreo, a telefonia móvel, a observação do espaço exterior, sinais de TV, rádio, defesa, sistema de posicionamento global, a arqueologia em busca de pistas do passado, tudo isso depende da delicada rede de satélites que orbitam o planeta e que garantem que navios cheguem ao seu destino em segurança através da navegação por satélites, que possamos sabemos se vai ou não chover no final de semana, se poderemos assistir nosso filme aos sábados.
Não percebemos as vantagens que essa tecnologia espacial nos oferece e mesmo assim, ainda tem gente que acha que não temos o que fazer lá fora. De fato, o espaço é perigoso, mas os oceanos também eram para o ser humano quando a civilização surgiu, e a raça humana criou maneiras de atravessá-lo em segurança para chegar em novas terras. Mesmo nos dias de hoje, navios afundam, mas não deixamos de navegar por isso.
Previsão do tempo sem satélites? |
O lado ruim dessa tecnologia, como por exemplo o lixo espacial, ou os acidentes com satélites velhos e fora de uso, são a meu ver pequenos diante das facilidades que temos hoje e duvido que alguém queira trocar ou desligar uma rede dessas. Os negócios globais certamente parariam se algo assim ocorresse, diante da nossa dependência do sistema. Além disso, tecnologia espacial emprega muita gente, gera lucro para empresas e pessoas e não pode mais ser parada. Nossa economia não pode mais ficar sem ela, nem você também.
E você, o que acha? Deixe seu comentário, até mais!
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.