Dez cientistas da ficção científica

Os cientistas são figurinhas presentes na ficção científica! Super inteligentes, trabalhando para o bem ou para o mal, brilhantes ou completamente doidos, eles são os responsáveis por grande parte da parafernália tecnológica que temos nos enredos, por mais irreais que elas pareçam. Resolvi listar dez deles, por puro gosto pessoal, mas se você tiver mais algum para indicar, não deixe de comentar.

10. Dra. Pamela Lillian Isley - Batman

Ou se preferir, chame de Hera Venenosa! Ainda que ela não tenha sido aproveitada corretamente nos enredos de Batman, adoro a atuação de Uma Thurman, suas cores e sua excentricidade. Botânica brilhante de Gotham (sua origem foi contada por Neil Gaiman) com doutorado em bioquímica, ela defende a natureza e persegue executivos que destroem o meio ambiente. Além é claro de enfeitiçar Batman e Robin.

9. Zefram Cochrane (Star Trek)
Zefram Cochrane

Zefram Cochrane não pensou no bem da humanidade e na pacificação do planeta Terra quando inventou o motor de dobra. Mas foi sua invenção que atraiu a atenção dos vulcanos, que passavam pela nossa freguesia e os fez mudar sua rota e descer para dar um oi. Depois disso, Zefram entrou pra história e até ganhou estátua.

8. Tony Stark (Homem de Ferro)
Tony Stark

O bilionário cientista e empresário é formado em física e engenharia de automação pelo MIT, com doutorado na mesma área. Com muito dinheiro para seus projetos pessoais e para a sua ácida personalidade, ele se transforma no Homem de Ferro após um acidente que despedaça seu coração e para sobreviver, precisava usar uma armadura com a qual derrota seus inimigos.

7. Professor Hubert Farnsworth (Futurama)
Professor Hubert Farnsworth (Futurama)

O incrivelmente idoso e estranho professor de Futurama é louco em vários sentidos. Vive esquecendo o que vai falar, já clonou a si mesmo, encaixotou o universo em todos os universos conhecidos e é trinta vezes o sobrinho-neto e único parente vivo de Philip J. Fry, um dos protagonistas da série. Seu principal bordão é "Boas novas, pessoal". Um cientista louco muito simpático, eu diria.

6. Dr. William Weir (O Enigma do Horizonte)
Dr. William Weir

O Dr. William Weir é aquele tipo de cientista brilhante que enlouquece no meio do caminho, sabe? Ele inventou uma maneira de fazer uma nave chegar à Alfa Centauro de maneira praticamente instantânea: usando um gerador de singularidade, ou seja criando um buraco negro. Só que a nave não foi "exatamente" para Alfa Centauro.

5. Gaius Baltar (Battlestar Galactica)
Gaius Baltar

Interesseiro, falso, traíra, mulherengo, porém um cientista genial. Apesar de genial, é descuidado, pois deixa segredos militares e de defesa vazarem para uma agente infiltrada cylon (Caprica 6) e dá à ela acesso ao banco de dados militar, o que abre as portas para o massacre da raça humana e sua quase extinção. Não é uma figura muito confiável.

4. Victor Frankenstein (Frankenstein)
Victor Frankenstein

O cientista ítalo suíço era fascinado pelos mistérios da vida, da morte e da natureza. Isso o levou a buscar na ciência uma resposta sobre suas inquietações e ele mergulhou fundo em tratados e compêndios científicos para criar algo que o aterrorizaria para o resto da vida.

3. Seth Brundle (A Mosca)
Seth Brundle

Ainda que seja um sujeito bem excêntrico, ninguém pode dizer que ele não é genial. Ele inventou nada menos que os telepods, aparatos que permitem o teletransporte de um lado a outro. Tudo bem que deu um probleminha ali pelo meio, referente a um certo inseto, mas que o cara é genial, isso é, vai?

2. Coronel Samantha Carter (Stargate SG-1)
Coronel Samantha Carter

O programa Stargate não seria o mesmo sem o trabalho da doutora Carter, com doutorado em astrofísica, além de uma soldado valente, tendo estado em território inimigo e realizado proezas que deixariam seus colegas homens com inveja. Tirou a equipe de enrascadas mais vezes que pode contar. Além de uma cientista brilhante, é uma pessoa amável, preocupada com os colegas e que alimenta um amor secreto pelo oficial superior.

1. Dr. Emmett Brown (De Volta para o Futuro - trilogia)
Dr. Emmett Brown

O grande doutor Brown finalmente fez um invento seu funcionar! E qual não é sua surpresa quando funciona tão bem a ponto de bagunçar a linha do tempo e quase detonar com a família de Marty McFly e com a cidade de Hillvalley. Um escorregão no banheiro o leva a criar o capacitor de fluxo, que leva à máquina do tempo que causa tudo isso. Idas e vindas no futuro e no passado para arrumar tudo.


Mais algum? Deixe nos comentários.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)