Trinta planetas, uma só casa

Os mapas são figurinhas carimbadas na escola, nos livros e na previsão do tempo do jornal. Porém pouca gente sabe que todos os mapas do mundo estão errados, pois eles são fruto de uma convenção, um padrão elaborado pelas nações europeias, uma visão já tão cristalizada na cabeça das pessoas que, qualquer visão diferente deste mundo parece uma aberração.



Mas a Terra está em constante mutação. O que acontece é que a deriva dos continentes é um processo lento demais para nos darmos conta. A imagem abaixo é uma coletânea de imagens do projeto Visible Paleo-Earth, que reconstituiu a distribuição dos continentes no passado geológico do planeta. Essa reconstrução é interessante para pensarmos também no futuro da Terra, pois os continentes continuarão mudando de lugar e mudanças ambientais significativas acontecerão.

A imagem pode ser usada para fins educacionais, sendo impressa em papel A2. Ela começa com o planeta como ele é hoje e volta até 750 milhões de anos, quando plantas e animais complexos ainda não existiam (por isso não há áreas verdes nos mapas mais antigos). São apenas imagens inferidas de acordo com a velocidade e a direção dos deslocamentos dos continentes, por isso, elas obviamente não são perfeitas e nem temos como saber como eram de fato.


Até mais!

Form for Contact Page (Do not remove)