O presente das cidades

É complicado tentar traçar a origem das cidades. Há muitas questões em jogo: segurança, o sagrado, a produção de alimentos. Mas podemos falar de como as cidades estão neste momento. A postagem de hoje é sobre as cidades no presente, o agora.

cidade



Viver nas cidades se tornou o padrão nas últimas décadas e elas estão inchando e crescendo. A nossa rotina urbana é tão automática que não percebemos suas formas e sequer pensamos em viver sem as facilidades dela. A gente já conhece seus ritmos, sua rotina, seus problemas, suas virtudes.

As cidades hoje são evoluções de formas passadas. Tomando a cidade de São Paulo como exemplo, um assentamento de jesuítas na beira do rio Tamanduateí se tornou um imenso assentamento com mais de mil quilômetros quadrados. Temos municípios conurbados com a mancha urbana, um vai e vem frenético de gente, mercadorias, capital e veículos.

O fato de as cidades serem um padrão de povoamento nos dias atuais tem causado o inchaço que muitas regiões metropolitanas vêm sentindo. Se até o início dos anos 2000 nós tínhamos Nova York, Tóquio e Cidade do México como expressivas aglomerações populacionais, hoje temos Mumbai, São Paulo, Lagos, todas sem preparo para absorver população e com problemas de expansão, criminalidade e miséria.

Mega cidades, inchadas e sem planejamento se tornarão ainda mais comuns. Mesmo aquelas que possuem um certo planejamento como Belo Horizonte, Brasília e Curitiba hoje sofrem com a descontinuidade destes processos. Elas agem como polos concentradores de serviços o que também atrai novos moradores que na maioria das vezes não têm onde morar e incham as periferias pobres. Os dados mostram que São Paulo, por exemplo, possui mais moradias vazias do que famílias sem casa para morar. É a especulação imobiliária que vende a paisagem do lugar ao invés do imóvel e que deixa áreas da cidade quase desabitadas, como é o caso do centro. Basta ver os apartamentos com vista para o mar e os que não têm. Qual tem o maior valor?

Além de todas as questões sociais, a questão ambiental é ainda mais preocupante. A poluição do ar causada pelos automóveis e a retirada da cobertura vegetal tornam as metrópoles lugares insalubres. Retificação de rios como o Tietê e o Pinheiros e seus córregos, a impermeabilização das ruas, a ausência de mata nativa são responsáveis pelas enchentes de todos os anos na grande São Paulo, cuja resolução envolve muito investimento e vontade política.

Duas coisas caracterizam as cidades de hoje:

  • acentuado processo de verticalização - construção acelerada de prédios e condomínios.
  • aceleração do tempo - quem sai de uma cidade grande e vai para uma cidade pequena percebe a desaceleração, nota como tudo parece andar devagar.

Ambas são consequência do processo globalizante, que ao diminuir as distâncias e trazer as pessoas perto das outras, acarreta numa maior ocupação do espaço e na consequente compactação do tempo. Cidades pequenas não sofrem tanto com isso pois elas perdem mais habitantes que recebem, e acabam não sendo totalmente integradas a este ritmo frenético.

Seja grande ou pequena, a cidade é hoje o padrão de ocupação e de evolução da civilização. Onde você estiver, ela é um marco da sociedade e da raça humana. Temos apenas que encontrar o equilíbrio e uma maneira de sanar os problemas.

E você? Onde você mora? Você sente essa aceleração do tempo na vida cotidiana? Não deixe de comentar, até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)