De onde vêm os Geógrafos?

geografia

Esta é mais uma postagem que colhe os "louros" de uma famosa postagem de três semanas atrás chamada Erros geográficos mais comuns. Um determinado indivíduo postou um comentário falando bobagens sobre algo que ele não conhece (e não foi aprovado) e para emendar sua fala super coerente, postou assim no final:

Pelo visto, coerência não é algo que se exija na faculdade de letras.


Já deu para notar o quanto a pessoa em questão domina não só a ciência sobre imagens de satélite, que ela afirmou categoricamente que tira foto, como também a geográfica...



Muita gente já me perguntou o que geógrafo faz além de dar aulas. É lamentável dizer que as pessoas não reconheçam a importância dessa ciência, pois se ela fosse algo que servisse apenas para "pintar mapinha", não existiria o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, também conhecido pelos íntimos como IBGE.

Geografia numa definição bem concisa, pois os geógrafos sabem o quanto é difícil definir o que ela faz, é a ciência que estuda a superfície terrestre e como os fenômenos se distribuem no espaço terrestre. As duas coisas são diferentes, portanto as análises também precisam ser. É buscar entender as relações existentes entre o ser humano(como sociedade) e o seu espaço, seja ele natural ou antrópico.

Dificilmente um outro curso universitário irá oferecer em sua grade disciplinas como Geografia Econômica, Geologia, Climatologia, Psicologia da Educação, Geografia da População, Teoria e Métodos, Geoprocessamento, Hidrologia, Didática, Cartografia, Geografia Urbana, Geografia Agrária, Biogeografia, Geografia do Turismo,  Geografia Regional, Geografia da Saúde, Planejamento urbano e regional, Políticas públicas e territoriais...

Não é porque você é um professor que todos eles se formam no curso de Letras. Cada disciplina tem sua especificidade e sua didática é naturalmente diferente. Eu sou habilitada a dar aulas de Cartografia, mas não me pergunte como se dá uma aula de conjugação de verbos ou sobre equação de 2º grau, pois não são da minha competência.

Tá, mas o geógrafo faz o que? A lei 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina e estabelece a profissão e de acordo com o que consta na lei, é da competência do geógrafo:

1 - reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessárias:
a) na delimitação e caracterização de regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;
b) no equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do País;
c) na interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais;
d) no zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional;
e) na pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;
f) na caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos;
g) na política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento;
h) no estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinados ao planejamento da produção;
i) na estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação;
j) no estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;
l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;
m) no levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais;
n) na divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.

2 - a organização de congressos, comissões, seminários, simpósios e outros tipos de reuniões, destinados ao estudo e à divulgação da Geografia. (Fonte: AGB)

Veja aqui todas as áreas de atuação dos geógrafos e suas aptidões de acordo com a Associação de Geógrafos Brasileiros.

O registro profissional do geógrafo é emitido pelo mesmo órgão que registra agrônomos, arquitetos e engenheiros, que é o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA - nos estados e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA - na esfera federal. Existem cursos universitários para formação de geógrafos em praticamente todas as universidades públicas do país, mas nem todas as particulares formam geógrafos e sim professores de geografia. Para ser bacharel em Geografia (geógrafo) é necessário um curso de quatro anos, como foi o meu caso que também teve o complemento da licenciatura, que me habilita a dar aulas para o ensino fundamental e médio. Ou seja, são dois diplomas, o de geógrafo e o de professor.

O Geógrafo, de Johannes Vermeer

A Geografia como a temos hoje é uma ciência que remonta ao século XVII-XVIII, mas o histórico já puxa desde os gregos e alguns apontam também os antigos egípcios. Ela também foi muito desenvolvida entre os povos do Oriente Médio e chineses. Não vou entrar aqui em toda a história da ciência geográfica para não estender ainda mais este post, mas uma coisa que o ser humano sempre fez foi observar seu espaço e tentar analisá-lo, o que compete à Geografia. Praticamente todas as ciências tidas hoje como naturais - Geologia, Meteorologia, Geofísica, Biologia e etc. - foram desmembradas daquilo que era a Geografia no passado. Ela já foi considerada e é por alguns uma ciência de reis e rainhas, tanto que o Príncipe William, herdeiro do trono da Inglaterra, é Geógrafo.

Portanto, os geógrafos são profissionais que precisam de curso universitário assim como médicos, engenheiros, advogados entre outros, têm uma grande importância para a sociedade e para o meio e não pode ser comparado com outros profissionais, pois cada um têm sua área de atuação e sua formação. A ciência é algo muito grande para tentar formar um generalista, por isso são todas importantes, mas não desmereça áreas que desconhece apenas porque não sabe de onde elas vieram.

É isso!

Links geográficos
IBGE
Só Geografia
Associação Brasileira de Geógrafos
Brasil Escola
GeoSabedoria
Carta Geográfica

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)